O setor de telecomunicações defende que o próximo governo crie um programa para conectar famílias de baixa renda à internet. Chamado de “Internet Cidadã”, ele seria uma espécie de subsídio dado diretamente para auxiliar o acesso da população de baixa renda à internet e, também, a dispositivos como smartphones e tablets.
A proposta faz parte da “Carta aos presidenciáveis para um Brasil + Digital” e será apresentada pela Conexis Brasil Digital às campanhas dos candidatos à Presidência da República. O documento tem sugestões para ampliar a conectividade e a inclusão digital no Brasil, permitindo assim o aumento da produtividade e o desenvolvimento econômico e social do país.
Na carta, o setor defende, entre outros pontos, a necessidade de uma tributação mais justa; a isenção de PIS/COFINS de toda cadeia de infraestrutura e serviços do 5G; a simplificação regulatória com o incentivo à autorregulação do setor; e, também, a criação de uma Secretaria Especial de Transformação Digital, vinculada à Presidência da República, para trabalhar na implantação de um ecossistema competitivo e justo para a criação e promoção de novas tecnologias.