O Bordado de Caicó, tradicional das peças de cama, mesa e banho, e também presentes nos enxovais de recém nascidos, roupas de crianças e vestidos de noivas, começam a ganhar maior destaque na modelagem de roupas e em lançamento de coleções de moda. As peças artesanais seridoenses se transformaram em coleções bordadas e chegaram à passarela do São Paulo Fashion Week.
Esse movimento tem sido impulsionado por diversas ações articuladas com a participação do CRACAS, Casa das Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, Instituto Riachuelo e do Sebrae-RN, como por exemplo a exposição Bonito Pra Chover, que chegou a ser exposta no CRAB/Sebrae – Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro. A conquista do selo de indicação de procedência dos Bordados de Caicó, em 2020, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, também fortalecem a produção original da região, especificamente em 12 municípios, impactando mais de 2500 artesãos.
Com apoio do Edital de Economia Criativa 2022 do Sebrae-RN, a marca potiguar de moda feminina Gueorguia, da estilista caicoense Georgia Dantas, decidiu apresentar ao público uma retrospectiva dos Bordados de Caicó com o foco na moda potiguar e brasileira, nos últimos anos, por meio de levantamento iconográfico e pesquisas de campo, percorrendo momentos históricos e importantes para os bordados.
A exposição “Bordam-se histórias: o caminho contado pela moda” foi inaugurada na noite dessa quarta-feira (14), na Casa do Artesão do Seridó, em Caicó-RN. Segundo sua idealizadora Georgia Dantas, a exposição serve para que todos os seridoenses possam reconhecer e se orgulhar do talento da região.
“O meu desejo é que possamos levar o nosso bordado cada vez mais longe, movimentando a cultura local, os profissionais de moda, de audiovisual, criando de fato uma rede de economia criativa que se aquece”, diz Georgia Dantas.
A exposição interativa traz algumas experiências afetivas e possibilita, de forma lúdica e didática, que o público entenda mais de perto sobre esta cadeia produtiva tão importante para o Seridó potiguar. “E mais que isso, conhecer quem são essas protagonistas, essas bordadeiras, riscadeiras, mulheres que vão às feiras, que estão nas associações, nas cooperativas, e que levam esta tradição adiante deixando seus legados para as próximas gerações. Na exposição, por exemplo, os visitantes irão conhecer detalhes sobre quem bordou o vestido de noiva da primeira dama do presidente eleito”, explica Georgia.
A marca gueorguia foi fundada e é representada pela estilista caicoense Georgia Dantas, que desde de 2018 atua no segmento de economia criativa através da moda autoral, que valoriza e reconhece as raízes, os artistas e a cultura do Seridó, em especial através do artesanato e dos Bordados de Caicó. A gueorguia já tinha lançado em 2018, também com apoio do Edital de Economia Criativa do Sebrae, a coleção “No Sertão não temos Guerra, nós temos moda”. Em 2019, desenvolveu projeto com o Impacta RN, em 2021 com o SebraeLab, e anuncia para 2023 um novo projeto com patrocínio do Edital de Moda e Turismo do Sebrae e FAPERN, também em parceria com a Casa do Artesão do Seridó.
Para o analista do Sebrae-RN, José Rangel de Araújo, “a economia criativa é um nicho forte para o Seridó na geração de trabalho. A quantidade de projetos do Seridó aprovados no Edital de Economia Criativa do Sebrae comprovam a evolução dos trabalhos e dos projetos dos artistas locais”.