Um marco para o município de Currais Novos. No sábado (15), o prefeito Odon Junior, acompanhado da governadora Fátima Bezerra, inaugurou o pórtico localizado na entrada da cidade. O evento marcou o início da programação da Festa de Sant’Ana, que promete ser uma das maiores já realizadas. Os eventos sociais e culturais, que acontecerão ao longo de todo o mês, têm a expectativa de atrair um grande público.
“É uma imensa alegria estar aqui mais uma vez, especialmente porque estamos celebrando mais uma Festa de Santana. Hoje, dentro do calendário festivo, é o dia da tradicional e querida feirinha de Santana. Este momento é muito emblemático, pois representa um encontro e reencontro. Além disso, é um momento em que entregamos benefícios significativos para Currais Novos, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal”, celebrou a chefe do executivo estadual, ao destacar a assinatura que fará logo mais da ordem de serviço para obras de reforma e ampliação do Hospital Regional Doutor Mariano Coelho.
O pórtico foi viabilizado com recursos de emenda parlamentar de quando Fátima Bezerra ainda era senadora. O projeto foi assinado pela arquiteta Marina Nóbrega e as esculturas foram produzidas pelo artista Ezequiel Quinino, sendo viabilizadas com a verba da Lei Aldir Blanc.
“Hoje é um dia de celebração em Currais Novos, pois estamos inaugurando o pórtico da cidade e dando início à Festa de Santana. A presença da governadora é motivo de alegria, pois ao longo dos últimos vinte anos ela tem deixado sua marca na história do município, destinando recursos parlamentares e realizando obras diretamente aqui. O pórtico é um símbolo importante, valorizando a entrada da cidade”, ressaltou o prefeito da cidade, Odon Júnior.
A obra traz elementos simbólicos, como a imagem da padroeira da cidade, Sant’Ana, e representa também os elementos que compõem o território do Geoparque Seridó. O carrinho e a mineração representam a história da cidade, bem como a forte cultura de vaquejada. Já o cacto simboliza o semiárido, característico da região.