Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva
fachada sede crea 930x524 1
Sede do Crea-RN em Natal. Foto: Reprodução

fachada sede crea 930x524 1
Sede do Crea-RN em Natal. Foto: Reprodução

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN) está em ano eleitoral para eleger representantes para diversos cargos, entre eles a presidência do conselho. As eleições estão marcadas para o dia 17 de novembro e possuem 3 candidatos à presidência.

Para participar das votações, é preciso estar com os dados atualizados no portal do CREA e solicitar a senha para votar. Além disso, também é necessário que o profissional não esteja inadimplente até o dia 18 de outubro para que seja considerado apto a votar. Pela primeira vez, as eleições serão realizadas no formato online. 

Os candidatos à presidência do Conselho Regional são: Luiz Claúdio dos Santos Lima (Engenheiro Civil), Roberto Wagner Costa Fernandes (Engenheiro Eletricista) e Alessandro Ricardo Costa de Araújo Câmara (Engenheiro Civil). 

No momento, a presidência do CREA-RN está sob o mandato de Ana Adalgisa Dias, que cumpre seu segundo mandato. Ela é a terceira mulher a presidir o conselho do RN.

Além da escolha do presidente, outros cargos também serão votados, sendo eles: conselheiro federal, diretor geral da Mútua, diretor administrativo da Mútua e diretor financeiro da Mútua. A Mútua é a entidade assistencial do Sistema Confea/Crea, que auxilia na prestação de serviços e benefícios aos profissionais com registros no Crea.

CREA RN

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Norte (CREA – RN) foi criado em 1969 com sede em Natal e possui Inspetorias Regionais em Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Assu, Macau e Currais Novos. O Conselho é responsável pela fiscalização do exercício profissional e atua na realização de vistorias e/ou visitas técnicas em obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências. 

O CREA-RN é subordinado diretamente ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), eles atuam diretamente em defesa da sociedade no que diz respeito à acessibilidade, qualidade, ética, valorização profissional e, principalmente, coibindo a prática do exercício ilegal das profissões. 

O Crea-RN é dirigido por um presidente eleito através do voto direto de todos os profissionais registrados e em dia com suas obrigações junto ao Conselho. O mandato do Presidente tem duração de três anos. Além disso, a Diretoria é composta por cinco Conselheiros designados para as seguintes posições: Vice-Presidente, Diretor Administrativo, Diretor Financeiro, Diretor Institucional e Diretor de Marketing, todos com mandatos de um ano, sendo possível a reeleição por mais um período equivalente.

O Conselho tem também como função, homologar os Atos e Instruções emanadas das Câmaras Especializadas que são órgãos incumbidos de julgar e decidir, em primeira instância, sobre assuntos de fiscalização pertinentes às respectivas profissões e infrações ao Código de Ética Profissional.

Atualmente o CREA-RN possui sete Câmaras Especializadas, sendo elas: Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO), Câmara Especializada de Engenharia Civil, (CEEC), Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE), Câmara Especializada de Geologia, Minas e Agrimensura (CEGMA), Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM), Câmara Especializada de Engenharia e Segurança do Trabalho (CEEST) e Câmara Especializada de Engenharia Química (CEEQ).

AgoraRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube