Em entrevista ao jornal A Tarde, da Bahia, o presidente da Petrobras Jean Paul Prates afirmou que a transição energética será liderada pela própria Petrobras.
“A Petrobras tem tudo para liderar a transição energética e aproveitar a oportunidade única do Brasil ser o maior centro de energia renovável do mundo”, destacou.
Jean Paul acredita que o Brasil será o centro das energias renováveis, mas essa será uma transformação gradual. “A Petrobras tem tudo para liderar a transição energética e aproveitar a oportunidade única do Brasil ser o maior centro de energia renovável do mundo. Vamos fazer isso de forma gradual e responsável, investindo em novas energias e sem abrir mão, de uma hora para outra, da produção de petróleo, pois ainda precisamos dessa energia para abastecer o País com segurança e para gerar recursos para novos investimentos, inclusive em energias renováveis. E vamos produzir petróleo com as menores taxas de emissão de gases do efeito estufa”, analisou.
O presidente da Petrobras chamou atenção que já há uma proecupação da empresa com as questões sustentáveis. ” Nossa produção já está entre as mais descarbonizadas do mundo. Ao mesmo tempo, vamos buscar o desenvolvimento de novos produtos, para usos mais nobres em um mundo com menor demanda por combustíveis para transporte. A Petrobras fará essa transição justamente aproveitando a excelência técnica do seu quadro de trabalhadores e a capacidade de escala e de inovação que a companhia já desenvolveu ao longo dos seus 70 anos. Por exemplo, nossa experiência em produção de petróleo em alto-mar nos habilita a desenvolver a geração eólica offshore e a captura e armazenamento geológico de carbono. Nosso parque de refino se transformará num parque industrial que concilia a produção de derivados de petróleo e a produção de combustíveis com conteúdo renovável. E vamos entrar também na produção de hidrogênio verde, que poderá usar a mesma logística do gás natural”.
AgoraRN