Em solo natal novamente!
Aterrissoou em Brasília o primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros repatriados que estavam em Israel pousou em Brasília nesta quarta-feira (11), por volta das 4h08.
O pouso ocorreu na Base Aérea de Brasília (BABR), como parte da “Operação Voltando em Paz”, promovida pelo Governo Federal focada nos repatriados.
Foram trazidos 211 brasileiros resgatados da guerra de Israel, considerados repatriados, que estavam enfrentando o conflito iniciado na madrugada do último sábado (7), após ataque do grupo extremista Hamas.
O veículo chamado KC-30, um airbus A330-200, decolou de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) da terça-feira (10), tendo feito cerca de 14 horas de voo.
O que acontece agora
Após resolução de questões alfandegárias, os repatriados com destino final em Brasília serão direcionados à área doméstica do Aeroporto Internacional do Distrito Federal.
Já os passageiros com destino ao Rio de Janeiro serão transportados em duas aeronaves da FAB, um KC-390 Millennium e C-99, até a base aérea do Galeão.
Outras aeronaves
Além da aeronave que chegou nesta madrugada ao Brasil, outros quatro aviões da FAB trarão brasileiros que pediram para ser repatriadas de volta de Israel.
Em formulário digital disponibilizado pelo Itamaraty, 2.500 pessoas, sendo a maioria turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém, sinalizaram que queriam deixar Israel em resgates da FAB.
Dentre eles, 25 brasileiros estariam em Gaza, segundo fontes do Ministério das Relações Exteriores. Com fronteiras fechadas, o governo brasileiro faz contato com a embaixada no Cairo, capital do Egito, para tentar a retirada dessas pessoas pelo país.
Interlocutores afirmam que, como a Faixa de Gaza é controlada pela Irmandade Muçulmana, o Itamaraty tenta contato com o grupo islâmico para negociar a repatriação.
Processo de repatriação de brasileiros
A repatriação segue critérios de prioridade. Aqueles que moram no Brasil e estão sem passagem aérea de volta são os primeiros.
O Itamaraty recomenda que todos que possuam passagens aéreas ou que possam comprá-las embarquem em voos comerciais do Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, o maior terminal de Israel, para liberarem assentos nas aeronaves da FAB.
Cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel, e 6 mil na Palestina, segundo estimativas do Itamaraty, sendo que a maioria está fora da área de conflito.
A segunda aeronave KC-30 decolou de Brasília na segunda-feira (9) às 16h20 (horário de Brasília) – levando também cinco médicos, dois enfermeiros e um psicólogo – para auxiliar no resgate, em ação batizada de Operação Voltando em Paz.
O terceiro avião da FAB decolou para resgatar brasileiros na tarde da terça-feira (10). O modelo KC-390 tem capacidade para 60 passageiros e deve sair de Tel Aviv, às 12h de quinta-feira (12). A previsão é de chegada da aeronave no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 11h de sexta-feira (13).
Com informações da CNN
AgoraRN