Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva
Deputado estadual Neilton Diógenes diz que irá deixar PL junto com João Maia. Foto: Eduardo Maia
A matéria foi proposição do deputado Neilton Diógenes

A psicofobia, que se coloca como o medo exagerado e irracional da mente, ganhou mais uma ação de enfrentamento no Rio Grande do Norte.

Por proposição do deputado Neilton Diógenes, foi aprovado na Assembleia Legislativa requerimento criando o Dia Estadual de Enfrentamento a Psicofobia, que será a data de 15 de setembro.

“As doenças da mente estão com índices assustadores, assolando e devastando vidas. Precisamos de um olhar muito atento para que os serviços públicos ofereçam tratamento. Em outra frente, necessário acabarmos com o preconceito e enfrentarmos esse problema conscientizando as pessoas e alertando sobre como prevenir e os riscos se não tratado”, destaca o deputado Neilton.

O que é psicofobia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 720 milhões de pessoas sofrem com doenças mentais em todo o mundo – aproximadamente 10% de toda a população mundial.

No Brasil, entre as dez maiores causas de afastamento do trabalho, cinco são por conta de transtornos mentais, como depressão e ansiedade, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Se somados todos os transtornos mentais, incluindo os relacionados com álcool e drogas, pelo menos 30% da população brasileira apresentou alguma condição no último ano.

O estigma com as pessoas que sofrem de doenças mentais atrapalha a busca por informações e dificulta mais ainda o tratamento. Por isso, a ABP idealizou a data de enfrentamento à psicofobia, e o Ministério da Saúde colabora na orientação da população sobre o que são e como tratar os transtornos mentais.

AgoraRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp