Categorias
Pesquisar
VIGGO BANNER
GO!RN começou nesta sexta-feira 3. Foto: José Aldenir / Agora RN
GO!RN começou nesta sexta-feira 3. Foto: José Aldenir / Agora RN

O Sebrae do Rio Grande do Norte sedia, desde sexta-feira 3, o GO!RN 2023 – considerado o maior encontro de empreendedorismo, inovação, startups, tecnologia e transformação digital do estado. O evento segue neste sábado 4 no Centro de Convenções de Natal, e deve reunir um público estimado entre 8 e 12 mil pessoas. A edição deste ano dobrou de tamanho e conta com uma programação diversificada, abrangendo ainda temas como sustentabilidade e negócios de impacto socioambiental. Quem deseja participar, as inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas pelo site gorn.com.br, onde é possível conferir a programação completa.

A ideia do GO!RN é difundir e estimular a inovação e a criatividade, gerando conexões com todos os atores do ecossistema de inovação tanto local quanto nacional. O evento conta com dezenas de palestrantes convidados, empreendedores expoentes no cenário digital do Brasil, entre 14 palcos e espaços temáticos. No eixo de exposição são 43 empresas inovadoras no coworking space e outras 10 empresas e instituições na área de estandes de instituições e patrocinadores, assim como oito aceleradoras no Hub de Aceleradoras.

A governadora do Estado Fátima Bezerra (PT) esteve na abertura do GO!RN e destacou a importância do debate acerca da inovação. “O RN tem pioneirismo nesse contexto, pois fomos o primeiro estado onde nasceu o marco regulatório voltado para esse tema. Em 2019, através da Lei 10.483, nós instituímos a Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social, criamos o Comitê Estadual para promover esses negócios, e recentemente nós adotamos, através de novo decreto, a questão da certificação, tudo isso em parceria com o Sebrae, assim como tivemos a alegria de aprovar a Lei Estadual de Apoio à Micro e Pequena Empresa”.

Fátima Bezerra participou da abertura do GO!RN. Foto: José Aldenir / Agora RN
Fátima Bezerra participou da abertura do GO!RN. Foto: José Aldenir / Agora RN

Além de tecnologia e inovação, o GO!RN 2023 também aborda a questão da sustentabilidade ao sediar o Fórum de Negócios de Impacto Social do Nordeste. Para a governadora, esse momento é um marco histórico. “É o futuro que já chegou. Temos desafio de nos preparar para o mundo das novas economias, é importante não perder de vista os desafios que o Nordeste tem do ponto de vista da sustentabilidade, para avançar na garantia da infraestrutura e segurança hídrica. O Novo PAC, por exemplo, é importante para essa área com a transposição das águas do Rio São Francisco. Aliás, o Nordeste tem um protagonismo extraordinário em matéria de energia renovável. Hoje no Brasil temos 937 parques eólicos, desses 827 estão no Nordeste. Dos quais 247 estão no Rio Grande do Norte. É preciso que o RN continue liderando como maior produtor de energia eólica do País”, ressaltou Fátima Bezerra.

Jaime Calado, secretário de Desenvolvimento do RN, disse que está entusiasmado com o evento. “O Nordeste está aqui e as propostas serão levadas para o Fórum Nacional em breve. O RN está muito bem na área de inovação, o melhor que está acontecendo é a aproximação de todos, das universidades públicas e privadas, Sebrae, FIERN, entre outros agentes de inovação”.

Carlos Von Sohsten, coordenador do evento, apontou que o objetivo do GO!RN é levar ideias para pessoas que estão pensando em criar um negócio. “O setor de inovação do RN está aquecido, o desenvolvimento está acelerado. Espero que a gente continue avançando, atraindo negócios para o estado e melhorando o ambiente para as nossas empresas”, frisou.

Do Sebrae Rio Grande do Sul, Tim Diaz contou que o evento é atraente para os jovens. “Nós fomos convidados e fiz questão de conhecer. Estou vendo que o contexto do evento está bem atrativo, voltado para o público jovem. Percebo diferenças dos nossos eventos em Porto Alegre, porque somos mais formais e não estamos tão voltados para startups. Estou levando daqui vários ‘insights’ do que a gente pode fazer para conectar esse público, que está saindo do Ensino Médio, com a área da inovação”, afirmou ele.

E continuou: “Entendo que o Sebrae é um agente promotor da inovação. Quanto mais a gente conseguir acompanhar as escolas, por exemplo, conseguiremos preparar os jovens para essa carreira tecnológica. Acho que é desafio do RN, assim como é desafio do RS, ser case de sucesso para além do eixo Rio-SP, que é onde estão as maiores startups do País”.

Startups de destaque

Entre os estandes do GO!RN estão novas empresas do setor tecnológico, como a With No Code.io, comandada pelos jovens Danilo Nascimento e Tales Salomão, de 23 e 24 anos. A empresa desenvolve aplicativos de forma rápida utilizando um método de trabalho ágil e ferramentas Low-Code. “Já entregamos mais de 30 aplicativos personalizados, agora estamos construindo um que faz entrega de convites. Temos clientes de fora. No RN, por enquanto, não. Acredito que precisamos de mais investimentos, analisando o alto nível do eixo Rio-SP. Acho que o poder público pode fomentar mais o empreendedorismo, abordar isso em universidade, em escolas, para fazer o jovem ter vontade de empreender”, apontou Danilo.

Já a Exercitium é uma plataforma criada pelo educador físico José Carlos, de 43 anos, pelo engenheiro de computação Vinicius Menezes, 24, e pelo engenheiro mecatrônico Leandro Rodrigues, 25. Com auxílio financeiro do Sebrae, o trio decidiu aliar tecnologia e bem-estar. “A proposta de Exercitium é ser uma plataforma que consegue, através de modelos matemáticos, fazer correções durante o exercício em tempo real, buscando informações de profissionais que já tenham cadastrado aquele exercício na plataforma. Estamos funcionando com o site e o aplicativo deve sair no ano que vem”, apontou José Carlos.

retranca startups
Vinicius Menezes e José Carlos são responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma Exercitium. Foto: José Aldenir / Agora RN

AgoraRN

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube