A partir de 11 de dezembro, o Rio Grande do Norte iniciará a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substituirá o modelo atual de identidade. A nova CIN utilizará exclusivamente o CPF como número de registro nacional para cada cidadão.
Nesta segunda-feira (27), o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) forneceu detalhes sobre o processo de transição. Para a implementação do novo modelo, o agendamento para emissão de RG será interrompido de 2 a 10 de dezembro. Durante esse período, nas Centrais do Cidadão, apenas a entrega do documento será realizada para aqueles que já foram atendidos.
“A CIN agora unifica a base de dados, que passa a ser nacional. Antes, cada cidadão poderia obter um RG diferente em cada Estado. Agora isso não será mais possível, o que também proporciona maior segurança”, enfatizou o diretor-geral do Itep, Marcos Brandão.
O processo de agendamento permanece o mesmo, por meio do site https://www3.itep.rn.gov.br/agendamento.
A emissão da (CIN) propõe uma unificação dos dados em todo o Brasil. Atualmente, é possível que um cidadão tenha mais de um número de RG, além do CPF. Com a CIN, o cidadão passará a ter um número de identificação só.
Apesar do início da emissão da nova CIN, os documentos de identidade nos modelos antigos não perderão a validade e continuarão válidos até 28 de fevereiro de 2032.
AgoraRN