Categorias
Pesquisar
Banner B Card Seridó
ribeira kleber
Ribeira precisa de uma legislação moderna, que preserve a história, mas que também dê viabilidade aos novos negócios - Foto: José Aldenir/Agora RN

O vereador de Natal Kleber Fernandes (PSDB) avalia que o bairro da Ribeira precisa de uma legislação urbanística específica para que a revitalização consiga avançar na prática. “Entendo que precisa ser feita uma legislação urbanística específica para a Ribeira. Hoje muitos daqueles prédios são tombados. Ali, temos dificuldade com estacionamento, porque as ruas são estreitas. Então a legislação precisa permitir que o empreendedor abra o negócio sem precisar ter vagas na frente. Porém, sendo construídos edifícios-garagens, para que as pessoas possam circular a pé. A questão da acessibilidade é outro problema: as calçadas são estreitas e as ruas irregulares. Se houver a obrigatoriedade de cumprimento da legislação de acessibilidade, não sabemos se na prática haverá aplicabilidade”, explicou o parlamentar.

De acordo com Kleber Fernandes, é necessário ter uma legislação moderna, que preserve a história, as fachadas e o patrimônio da Ribeira, mas que também dê viabilidade aos negócios. “Lá pode ter polo gastronômico, teatro, cinema popular, lojas de artesanato, museus, galerias de arte, há uma vocação gigantesca que hoje não é explorada, inclusive com startups e coworkings, que é uma tendência para movimentar o fluxo de pessoas”, disse.

Kleber Fernandes destacou que o bairro tem potencial para ser um novo roteiro turístico de Natal. “Inclusive explorando a história da capital potiguar com a Segunda Guerra Mundial, já existe até um estudo feito via Sebrae exatamente para identificar entre os bairros onde cabe um oceanário, um museu de cera contando a história de Natal, apresentando figuras como Câmara Cascudo, casa de espetáculo que possa também falar da cultura, da história da cidade, potencializar o Rio Potengi com passeios e assim por diante”, pontuou.

kleber
Kleber Fernandes: Ribeira apresenta potencial para ser novo roteiro turístico – Foto: José Aldenir/Agora RN

Para ele, é preciso fazer uma identificação dessas vocações e apresentar isso em um road show para investidores nacionais e internacionais que queiram abrir negócios na área de empreendimentos turísticos na cidade de Natal.

Parcerias público-privadas serão fundamentais para resgatar o bairro da Ribeira, conforme o vereador. “É um bairro drenado, saneado, calçado, com boa parte das avenidas asfaltadas, com bancos, órgãos públicos e linhas de ônibus disponíveis. É potencializar isso para que o bairro se torne um espaço de economia criativa com geração de oportunidade”.

Nesta terça-feira 19, uma comissão formada por vereadores e representantes da Prefeitura do Natal, além de pessoas da sociedade civil organizada, visitará o bairro para discutir a revitalização da região. A inspeção tem como objetivo analisar quais medidas podem ser tomadas de imediato sob o ponto de vista de limpeza, iluminação, segurança, de trânsito, transporte público e infraestrutura do bairro.
A formação do grupo é um desdobramento de uma audiência pública realizada dentro da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, da CMN, ocorrida no último dia 4 de dezembro, sobre o bairro da Ribeira, onde se discutiu a necessidade do desenvolvimento econômico, social, turístico do local, como também, usá-lo como uma estrutura de lazer, de entretenimento e cultura.

Cidade Alta e Alecrim

A preocupação de Kleber Fernandes é que a decadência que atinge a Ribeira comece a subir para a Cidade Alta. “Hoje se passarmos pela Avenida Rio Branco, uma das principais da capital, a quantidade de imóveis fechados é gigantesca. As lojas âncoras, como a C&A, foram para os shoppings pela comodidade, porque hoje para o consumidor ir ao shopping é muito mais prático do que ir ao centro, frisou.

Já o comércio do Alecrim é extremamente “pujante” com uma quantidade gigantesca de empreendimentos. “Porém, o crescimento se deu de forma desordenada e hoje há uma necessidade de intervenção do poder público para uma reforma do camelódromo. Seria interessante a construção de áreas para acomodar comerciantes que estão nas calçadas, mantendo os empregos”, pontuou.

Plano Diretor

O vereador teve uma participação efetiva na discussão do Plano Diretor, já que foi o relator geral da lei, tendo participado de 11 audiências públicas com a sociedade civil organizada. “Apresentei 23 emendas que contribuíram diretamente para que nós tivéssemos uma legislação urbanística mais moderna e avançada para fazer com que a cidade pudesse ganhar competitividade frente aos estados vizinhos”, afirmou.

Segundo Kleber Fernandes, Natal virou uma cidade dormitório para o turista nos últimos anos. “O turista se hospeda na Via Costeira, em Ponta Negra, mas não desfruta da infraestrutura urbana turística local exatamente por ela ser muito falha”.

Porém, com a revisão do Plano Diretor, o parlamentar já consegue perceber os avanços. “A gente já consegue perceber na região de Tirol, Petrópolis, por exemplo, inúmeros novos empreendimentos sendo erguidos. Isso faz com que sejam geradas oportunidades, pois surgirão novos negócios no entorno dessas moradias. É a lavanderia, o pet shop, a farmácia, a padaria, então você abre um leque de oportunidade para desenvolvimento econômico da cidade e geração de emprego de renda”.

O Plano Diretor, através de uma emenda da autoria do vereador, possibilitou a implementação de uma marina na cidade. “No passado, já se pensou nisso, mas não existia regulamentação das zonas de proteção ambiental e havia um impedimento legal para tanto. Então, com essa nossa emenda, a implementação de uma marina vai trazer um outro perfil de turista para a cidade e também a valorização de esportes náuticos”.

Com as obras que estão sendo executadas em Natal, Kleber Fernandes acredita que o turista permanecerá mais tempo na cidade. “Uma vez que teremos a engorda da praia de Ponta Negra, o Terminal Turístico da Redinha com um espaço mais qualificado, onde a rota turística natalense passará a acontecer na região Norte. E teremos a requalificação da orla urbana. Com o novo Plano Diretor, poderá haver novos empreendimentos na Praia do Meio, dos Artistas, explorando o potencial”, disse.

AgoraRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp