Categorias
Pesquisar
Banner FCST
Ex-presidente Donald Trump durante discurso / Foto: divulgação
Ex-presidente Donald Trump durante discurso / Foto: divulgação

O ex-presidente Donald Trump está inelegível para ocupar o cargo novamente, decidiu a Suprema Corte do Colorado nesta terça-feira (19), aceitando o argumento de que a 14ª Emenda o desqualifica em uma decisão explosiva que pode virar a eleição de 2024.

Em uma longa decisão ordenando ao secretário de Estado do Colorado que excluísse Trump da votação primária republicana do estado, os juízes reverteram a conclusão de um juiz distrital de Denver no mês passado de que a Seção 3 da 14ª Emenda —que desqualifica as pessoas que se envolveram em insurreições contra o Constituição depois de ter prestado juramento para apoiá-lo no exercício do cargo— não se aplicava à Presidência.

Espera-se que Trump apele para a Suprema Corte dos EUA, no que deve ser um novo teste para a maioria conservadora que ele conseguiu formar na mais alta instância da Justiça americana.

A decisão desta terça-feira aplica-se apenas ao Colorado, mas se a Suprema Corte a confirmar, ele poderá ser desqualificado de forma mais ampla. A decisão estadual fica mantida até pelo menos 4 de janeiro de 2024, para dar tempo para recursos.

Com informações da Folha de São Paulo

AgoraRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp