Categorias
Pesquisar
Banner Arleide Ótica
TRANSPARENCIA
Imprensa foi reunida no Palácio da Resistência e pode questionar prefeito - Foto: Wilson Moreno / PMM

A Prefeitura de Mossoró realizou nesta semana dois eventos prestar contas acerca das ações do ano de 2023. O primeiro evento foi no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, na segunda-feira 18, aberto a toda a sociedade. Depois, na terça 19, no Palácio da Resistência, foi a vez de a imprensa receber as informações em um evento exclusivo.

No Palácio da Resistência, o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) e a secretária municipal de Comunicação Social, Valéria Persali, ofertaram um café da manhã para representantes da imprensa local. Na ocasião, os profissionais da comunicação tiveram a oportunidade de realizar questionamentos à gestão em diálogo aberto com perguntas, sugestões e opiniões.

“Desde o início, a gente buscou receber, conversar, dialogar com a imprensa numa gestão sempre aberta e sem barreiras. Fazemos questão do contato direto com cada um de vocês, profissionais da comunicação, buscando melhorar a nossa cidade. Nós estamos abertos a ouvir ideias, sugestões para melhorar cada vez mais a cidade. O objetivo final é melhorar a cidade que a gente vive”, destacou o prefeito.

A prestação de contas à imprensa destaca a política de transparência da gestão municipal, fortalecendo a relação com comunicadores que informam à população no cotidiano sobre as ações da Prefeitura de Mossoró.

“Como tem ocorrido regularmente, desde o início da gestão Allysson Bezerra a gente realiza um encontro com vocês. O principal propósito é prestar contas. Mais uma vez o prefeito se coloca à disposição para mostrar o que a gestão tem realizado. Esse café da manhã é, também, uma confraternização entre governo e a imprensa que tem papel importante na divulgação das atividades da Prefeitura. Sinto-me honrada e feliz por poder participar de momentos como esse”, pontuou Valéria Persali, titular da Secom.

DETALHES

Durante os eventos, o prefeito Allyson Bezerra e secretários municipais destacaram as ações realizadas em 2023 e ao longo dos últimos três anos, reforçando a transparência e diálogo.

Além de mais de R$ 155 milhões em caixa assegurados no Previ, a prestação de contas apontou, entre outros pontos: gestão moderna; transparência de 99,92% em avaliação do Ministério Público do Rio Grande do Norte; valorização do servidor público com salário em dia, novo plano de cargos, carreiras e remuneração e reajustes salariais; programas e incentivos voltados aos servidores e ainda anúncio de concurso público com bancas definidas para mais de 520 vagas.

Importantes avanços em saúde foram conquistados com reformas e construções de unidades básicas; modernização de equipamentos e renovação da frota do Samu; mutirão de cirurgias eletivas, totalizando mais de 17 mil procedimentos de 2021 a 2023; mais de 60 mil atendimentos realizados no Centro Especializado em Reabilitação (CER).

Na educação, investimentos foram realizados com o maior programa educacional da história do município – “Mossoró Cidade Educação”, beneficiando alunos com novas mobílias, equipamentos, kit escolar e fardamento. Ademais, contemplando manutenção, reforma e construção de novas escolas e creches. Mais de 2.200 aparelhos de ar-condicionados instalados nas unidades de ensino da rede.

INFRAESTRUTURA

Ao todo, 80 quilômetros de asfalto novo chegaram às ruas e avenidas da cidade; Mais de 40 quilômetros de ruas foram pavimentadas em paralelepípedo; 4 km de ruas em piso intertravado; além da reforma de 8 praças, construção de duas novas praças e construção de 3 academias da saúde. E ainda, dezenas de obras em andamento nos quatro cantos da cidade através do programa “Mossoró Realiza”.

Neste ano, a Prefeitura, por meio do programa “Mossoró Realiza”, anunciou 65 obras. Muitas delas estão em andamento, como a construção de 3 novos CAPS, UBS da Nova Mossoró, Alto do Sumaré e Parque Universitário e outras. Também há dezenas de obras em licitação como a duplicação das pontes do Alto de São Manoel, construção do Anel Viário ligando a BR-110 a 304, construção de seis adutoras, escolas e creches e outras obras.

ASSISTÊNCIA E EMPREGO

Na assistência social, a ampliação do Cadastro Único levou o serviço para 16 locais, descentralizando os atendimentos. O programa “Jovem do Futuro” promoveu formação e capacitação para mil jovens mossoroenses, ofertando apoio financeiro com bolsa de R$ 300,00 durante 4 meses.

Mossoró também se destacou como líder absoluto na geração de empregos no RN. Foram mais de 16 mil empregos formais gerados desde 2021.

ZONA RUAL E ESPORTE

Na zona rural, aspectos importantes foram pontuados no evento como ações dos programas “Mossoró Rural” e “Semear”, valorizando as famílias do campo. E ainda: a conquista do selo do Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI), atestando a qualidade dos produtos de origem vegetal, tornando Mossoró o primeiro município do Brasil a conquistar esse reconhecimento.

O incentivo ao esporte e lazer avançaram com os programas e eventos “Viva Rio Branco”, “Vida na Praça”, “Prova Ciclística”, bem como reformas e construções de praças e complexos esportivos.

Eventos e premiação

A realização e consolidação dos grandes eventos também foram destaques neste ano. Entre eles: “Mossoró Cidade Junina” com criação de novos polos; “Mossoró Sal & Luz”, maior evento gospel do Rio Grande do Norte; “Festa do Bode”, maior caprifeira do RN; “Festa das Crianças” e “Estação Natal”.

Em 2023, Mossoró ganhou reconhecimento com o 1º lugar geral no “Prêmio Band Cidades Excelentes”, pela 3ª vez consecutiva. A cidade conquistou a 1ª colocação geral e em quatro categorias. l

AgoraRN

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp