A transferência da administração das operações do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, para o grupo suíço Zurich Airport Brasil marca, para o setor de turismo potiguar, um momento de altas expectativas. Enquanto o aeroporto potiguar foi indicado como o terceiro pior do país na avaliação realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as entidades do turismo afirmam ter perspectivas de melhoria no aeroporto com a administração da Zurich.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), Abdon Gosson, a mudança do gerenciamento do aeroporto para o grupo suíço traz grandes expectativas de melhoria no local, bem como de uma administração que busque as entidades do turismo. “Há uma expectativa muito grande. A Zurich já fez várias reuniões com o Governo, com a Prefeitura, com as entidades do turismo e com a ABIH. A Inframérica nunca fez absolutamente nada disso”, afirmou.
Gosson relembra a gestão do aeroporto pela Inframerica e destaca que o terminal aeroportuário ter sido classificado como um dos piores do Brasil reflete em um abandono do equipamento após a Inframerica anunciar a devolução do aeroporto. “É lógico que essa avaliação é reflexo do completo e total abandono desse equipamento desde 2020, quando a Inframérica disse que não queria mais. Porém, antes disso, desde 2018 a gente vem percebendo claramente a péssima administração do nosso maior equipamento de turismo”, completou.
“A Zurich tem dito que precisa conhecer o turismo, conhecer as peculiaridades da região. Querem se juntar ao turismo para promover o aeroporto, para trazer novos voos e para, quem sabe, trazer um hub para cá e muitas outras oportunidades que possam surgir em benefício do turismo do estado RN. A expectativa é grande e o nosso otimismo é maior ainda”, pontuou.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do RN (Abrasel-RN), Paolo Passariello, também acredita que o aeroporto poderá ter melhorias. Ele argumenta que o equipamento “se encontra praticamente vazio” e que outros destinos são concorrentes mais fortes em termos de turismo. “Isso, na nossa opinião, é fruto de uma gestão talvez errada que chegou a ter essa troca de administração do equipamento”, defendeu.
“Na entrega oficial da nova gestão, teremos a possibilidade de entender melhor o que será melhorado para sair dessa classificação negativa”, completou.
Aeroporto do RN foi terceiro pior no ranking da Anac
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou um ranking que mostra o Aeroporto Internacional de Natal como o terceiro pior do Brasil na qualidade de serviços. A avaliação abrange aspectos como tempo de espera em filas de inspeção, limpeza, entrega de bagagens, restaurantes, acesso à informação e aos terminais, entre outros.
A nota recebida pelo equipamento foi de 1,46%, enquanto o índice máximo de qualidade estabelecido pela Anac é de 2% e o mínimo é de -7,5%. Os operadores que não estiverem no padrão determinado pela Agência podem receber multas conforme as cláusulas contratuais.
A secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela, afirmou que a avaliação da Anac não chega a afetar diretamente o turismo, mas pode deixar uma impressão negativa para os turistas que visitam o Estado. “Não chega a afetar de uma maneira direta, uma vez que desconhecemos dados que um turista, ao procurar um destino, ele procure pela avaliação do aeroporto na Anac. Entretanto, sabemos que isso pode ser uma impressão negativa que ele levará do destino”, disse.
Solange argumentou que considera a nota dada ao terminal aeroportuário como “não tão baixa”. “A nota do RN foi 1.46% e a nota máxima é 2% na avaliação da Anac. Quando olhamos para o primeiro colocado a nota dele foi 0,47% e a nossa está 1,46%. É ruim ser o terceiro pior, mas quando a gente avalia a pontuação da Anac nós não estaríamos tão distantes de alcançar o ponto máximo”, ressaltou.
“Entendemos que isso é pelo momento em que o aeroporto vivenciou esses últimos anos nessa fase de transição”, enfatizou. A secretária também mencionou que tem boas expectativas para a gestão da Zurich e espera um cenário que poderá ser alterado e melhorado no futuro.
AgoraRN