O prefeito Álvaro Dias faz os últimos ajustes para o megaevento do Republicanos marcado para o próximo domingo 25 em Natal. O evento será realizado no Versailles Recepções, no bairro de Capim Macio.
O evento será uma demonstração de força do Republicanos no Estado. E também será uma forma de o prefeito dizer que tem prestígio junto à direção nacional da legenda, em meio às especulações de que o comando da sigla no RN poderia passar para as mãos do deputado Robinson Faria, que está de saída do PL.
O presidente nacional, Marcos Pereira, viria a Natal para o evento, mas contraiu dengue e está de repouso. Por outro lado, o líder do partido na Câmara, Hugo Mota, é presença confirmada.
Na oportunidade, o partido vai consolidar a filiação de novos membros e lideranças, não apenas de Natal, mas de todo o Estado. Muitos dos novos membros do partido estão se preparando para disputar cargos em prefeituras e câmaras municipais, nas eleições deste ano.
Uma das estrelas do evento deverá ser a secretária de Planejamento, Joanna Guerra, nome preferido pelo prefeito para a sua sucessão.
ACENO
Coube ao senador Rogério Marinho o discurso mais favorável a Paulinho Freire na inauguração da nova sede do PL. “Se o prefeito Álvaro Dias chegar nessa coligação, será bem-vindo, sem dúvida nenhuma, porque, para ganharmos as eleições, precisamos somar e multiplicar, não dividir”, discursou Rogério.
MAS…
O próprio Rogério Marinho deixou a senha para a chegada do prefeito Álvaro Dias no palanque de Paulinho: não indicará a vaga de vice. O senador, que em 2023 rompeu com o prefeito de Natal, confirmou que existe o compromisso de o PL indicar o vice na chapa. “Vai ter um processo natural de conversas internas, com aqueles que compõem o nosso partido”.
SEM FOTO
Adepto a atualizações com fotos em seu Instagram, o ex-senador José Agripino Maia até foi para a inuaguração da sede do PL. Discursou rápido e em seguida justificou que sairia do evento para ir a outro compromisso. Até o fechamento desta coluna ontem, evitou publicar fotos. Agripino vai muito a Brasília em ministérios comandados pelo União Brasil pedir liberação de recursos do Governo Lula.
AUSENTE
O deputado federal Sargento Gonçalves não foi à inauguração da sede do PL. Ele embarcou de Brasília direto para São Paulo, onde vai abraçar seu mito Jair Bolsonaro em ato na Avenida Paulista neste domingo 25, em manifestação convocada pelo ex-presidente da República. Bolsonaro promete se defender sem agredir autoridades e instituições.
APARENTE
O senador Styvenson Valentim (Podemos) posa de direita e é crítico do Governo Fátima Bezerra (PT). Mas, no Senado, quando precisa de votos em projetos polêmicos, o Governo Lula sempre conta com o potiguar. Ele mesmo admite que mudou sua estratégia e passou a fazer política tradicional. Negocia emendas com prefeitos de olho em 2026 e já adiantou que vai usar fundo partidário e o horário eleitoral, duas coisas que antes se gabava de não fazer. Quando viaja para o RN, a história é outra. Ele tem arranjado recursos extras com essas posições.
POSTURA
A iniciativa do deputado Paulinho Freire (União Brasil) em assinar o pedido de impeachment contra o presidente Lula é somente uma resposta ao bolsonarismo raiz. Ele quer o apoio do PL. Torce para radicais como Girão e Gonçalves entrem em sua campanha. Do RN, apenas três parlamentares assinaram a lista: General Girão, Sargento Gonçalves e o próprio Paulinho. Nem Robinson Faria, que foi eleito pelo PL e é pai do ex-ministro Fábio Faria, assinou.
IMBECIS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu ontem à população do Rio de Janeiro para que não vote mais em candidatos a prefeito que sejam “imbecis”. “Tem muita gente mentindo nesse país. Precisamos aprender a lição”, disse o presidente. O PT de Lula negocia a vaga de vice na chapa do atual prefeito, Eduardo Paes (PSD), para as eleições municipais deste ano.
AgoraRN