A Netflix registrou seu melhor início de ano desde 2020, atraindo mais novos assinantes do que o esperado pelo mercado graças a uma grande estreia de programas originais da plataforma de streaming e a restrição no compartilhamento de senhas.
No primeiro trimestre de 2024, a empresa faturou US$ 9,33 bilhões em vendas, acima da estimativa de $9,26 bilhões do mercado. O lucro líquido cresceu para US$ 2,33 bilhões, ou US$ 5,28 por ação, também acima das projeções dos investidores.
A plataforma de streaming atraiu 9,33 milhões de novos assinantes no primeiro trimestre de 2024, de acordo com um comunicado divulgado nesta quinta-feira, quase dobrando a média de 4,84 milhões das estimativas dos analistas. A empresa ganhou novos assinantes em todo o mundo, especialmente nos EUA e no Canadá. Esses novos assinantes ajudaram a Netflix a superar as projeções de vendas e lucros também.
As expectativas do mercado para o primeiro trimestre da Netflix dispararam nos últimos dias, à medida que um analista após outro publicava previsões otimistas. A empresa correspondeu às expectativas e sinalizou que o crescimento deve continuar. Segundo a companhia, as vendas devem crescer cerca de 16% no segundo trimestre — um leve aumento em relação ao primeiro. Novos assinantes serão menores neste período do que no primeiro, disse a empresa, citando sazonalidade como a principal causa.
A Netflix se recuperou de uma desaceleração em 2021 e 2022 para crescer em seu ritmo mais rápido desde os primeiros dias da pandemia de coronavírus. Isso se deve em grande parte à sua repressão às pessoas que estavam usando uma conta de outra pessoa. A empresa estimou que mais de 100 milhões de pessoas estavam usando uma conta pela qual não pagavam. Embora executivos da Netflix temessem uma reação negativa dos clientes, a empresa conseguiu convencer milhões de aproveitadores a pagar pelo acesso.
Os novos clientes tiveram muito o que assistir. A Netflix entregou um novo sucesso a cada duas semanas até agora neste ano, incluindo minisséries como “A Grande Ilusão” e “Griselda”, os dramas “The Gentleman” e “O Problema dos 3 Corpos” e o reality show “Casamento às Cegas”. O serviço de streaming representa cerca de 8% da visualização de TV nos EUA e é uma das principais redes na maioria dos principais mercados de mídia do mundo.
“Com mais de duas pessoas por domicílio em média, temos uma audiência de mais de meio bilhão de pessoas”, disse a empresa na carta aos acionistas. “Nenhuma empresa de entretenimento já operou nesta escala e com essa ambição antes.”
O recente crescimento elevou o preço das ações da Netflix de volta às máximas históricos. Elas estavam sendo negociadas a mais de US$ 608 no fechamento de quinta-feira, dando à empresa um valor de mercado de mais de US$ 260 bilhões, o que ainda está cerca de 12% abaixo do seu pico de fechamento de US$ 691,69 em novembro de 2021.
A empresa deixará de informar a assinatura paga trimestralmente e a receita por assinante, a partir do primeiro trimestre de 2025. Essas métricas têm sido há muito tempo a principal maneira pela qual os investidores em Wall Street avaliam o desempenho da empresa, mas a Netflix tenta mudar o foco para métricas tradicionais como vendas e lucro. A administração continuará a relatar grandes marcos de assinantes, no entanto.
Alguns analistas estão preocupados que a Netflix esteja novamente negociando com uma avaliação que excede em muito os fundamentos do negócio. Os resultados divulgados estão abaixo das empresas com valor de mercado menor, o impulso da repressão ao compartilhamento de contas é temporário e os executivos da Netflix têm relutado em estabelecer um cronograma firme para quando esse crescimento irá parar.
No entanto, mesmo os analistas céticos têm ficado impressionados com o desempenho recente da empresa, elevando seus preços-alvo para os investidores. Para sustentar seu crescimento no futuro, a Netflix também introduziu uma versão mais barata e com anúncios. A companhia também começou a investir em programação ao vivo, incluindo especiais de stand-up, lutas livres e uma próxima luta de boxe.
Aproximadamente 40% dos novos clientes da Netflix estão selecionando a opção de anúncios nos mercados onde está disponível, de acordo com a empresa. O nível de publicidade é ainda minúsculo em relação a gigantes do vídeo em linha como o YouTube.
Com informações do jornal O Globo
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