Ao chegar à Esplanada dos Ministérios para abrir o desfile de Sete de Setembro, a presidente da República enfrentou vaias e gritos de “fora, Dilma” vindos das arquibancadas localizadas próximas ao palanque das autoridades. Ela chegou ao desfile em carro aberto.
Cerca de 25 mil pessoas participaram das comemorações, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Duas, vestidas com roupas militares, foram detidas ao tentar invadir a área reservada para o desfile para criticar a Força Nacional, e liberadas em seguida.
O desfile Cívico do 7 de Setembro em Caicó, teve a participação de escolas públicas, estaduais e municipais, além das particulares, além dos militares do Exército, Polícia Militar e Bombeiros. Todos desfilaram pela Avenida Coronel Martiniano durante toda a manhã.
Em meio aos desfiles, ocorreram os protestos, um deles foi na passagem dos alunos da Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim – EECCAM. O tema era: ACEITAR É OPÇÃO! RESPEITAR É OBRIGAÇÃO!
Um dos organizadores do protesto, o estudante Klewysonn Linhares, disse que a ideia era marcar, chamar a atenção. “Temos que acabar com todo o preconceito, com magro, com gordo, com alto, com baixo, O MACHISMO (não poderia esquecer), com o deficiente, com quem tem cabelo colorido, mas o que mais acontece e é mais visível que é o LGBTFOBIA, RACIAL e com os PORTADORES DE DEFICIÊNCIA. Temos que agradecer cada aplauso, cada grito de apoio“.
As autoridades, eclesiásticas, civis e militares, se reuniram em um palco que foi armado no cruzamento das Avenidas Seridó com a Coronel Martiniano. Grande quantidade de pessoas assistiram o desfile. Desde o cruzamento Coronel Martiniano com a Avenida Celso Dantas até o cruzamento com a Pires Ferreira, as calçadas ficaram lotadas de pessoas.
A nova direção do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, Sandra Kelly, tem pretensões de melhorar as condições de funcionamento dos dois Campi da UFRN na região. Em seu discurso de posse, ela disse que, “A Universidade deve ser o reduto da esperança, de mudança, de desejo, de aspirações e de sonhos. O CERES é uma construção contínua, iniciada desde 1973. Uma síntese do povo do seridó”, declarou. Disse ainda que, “Mais de 50% dos nossos alunos se deslocam de municípios da Região Seridó. Temos um corpo docente jovem, que cresce a cada ano, e um corpo técnico com elevado nível de formação profissional. Mas sonhamos em melhorar as condições de funcionamento do ensino, da pesquisa, da extensão e apoiar a cultura. Queremos um CERES melhor”, complementou.
Estiveram presentes ao evento o prefeito de Caicó, Roberto Medeiros Germano, três ex-diretores do CERES, representantes da Câmara Municipal e da Diocese do município, como também a direção do Instituto Federal do Rio Grande do Norte caicoense.
A solenidade foi prestigiada, também, pelo representante do Sintest, Ricardo Lago; dos docentes do CERES, Grinaura Medeiros; dos técnicos do Campus Caicó, José Dutra de Medeiros e dos discentes, Danielle Cássia Pereira Gonçalves, além de servidores da ativa e aposentados.
O CERES
A Polícia Civil de Caraúbas, com apoio da Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) e do Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar da cidade de Parelhas, prendeu em flagrante delito quatro integrantes de um grupo que realizava assaltos a caixas eletrônicos, neste sábado (05), na cidade de Campo Grande.
Mais quatros jogos foram realizados pela 23ª rodada do Brasileirão neste domingo (6). Em uma tarde de muitos gols, Palmeiras e Corinthians empataram em 3 a 3, no Allianz Parque, enquanto o Flamengo venceu o clássico carioca com o Fluminense por 3 a 1, no Maracanã. Em casa, o Grêmio derrotou o Goiás, enquanto o Coritiba bateu o Avaí, na Ressacada, e saiu do Z4.
No Rio de Janeiro, mais um clássico, com vitória rubro-negra. No Maracanã, Emerson Sheik abriu o placar para o Flamengo aos nove minutos, após cobrança de escanteio de Alan Patrick. Aos 14, Kayke recebeu um bolão de Pará e tocou de primeira para ampliar o placar. O Fluminense descontou no segundo tempo, com gol de pênalti de Jean. Aos 23, Paulinho recebeu cruzamento e marcou o terceiro do Flamengo. A derrota fez o Fluminense perder a posição para a equipe da Gávea, que subiu para o sexto lugar, com 35 pontos. O time das Laranjeiras agora é o nono, com 33.
No clássico paulista entre Palmeiras e Corinthians, no Allianz Parque, empate em 3 a 3. Em um jogo eletrizante, cinco gols saíram só no primeiro tempo da partida. Aos 18, Lucas abriu o placar para o Verdão. Minutos depois, Malcom achou Guilherme Arana por trás da zaga, e o lateral empatou para o Timão. Aos 26, Lucas cruzou e Robinho deixou o Palmeiras na frente novamente. Em falta a favor do Corinthians, a bola acabou desviando em Amaral, que marcou contra. Dudu colocou o time da casa na frente novamente aos 41, após escanteio de Zé Roberto. O gol do segundo tempo foi do líder. Após cobrança de falta, Vagner Love cabeceou e deixou tudo igual. Com o resultado, o Palmeiras caiu para o sétimo lugar, com 35 pontos. O Corinthians, com 50, segue na liderança.
Jogando em casa, o Grêmio derrotou o Goiás por 2 a 1, de virada. O time goiano, 17º colocado, com 25 pontos, saiu na frente com gol de Bruno Henrique. No segundo tempo, o time gaúcho virou com Douglas e Everton. O Grêmio segue na terceira posição, agora com 44 pontos.
Representante potiguar na Série D do Campeonato Brasileiro, o Globo acabou sendo eliminado ainda na fase de grupos da competição nacional. Na noite de sábado (5), a equipe de Ceará-Mirim foi derrotada pelo Coruripe-AL por 3 a 0, em confronto realizado no Estádio Gerson Amaral, em Coruripe-AL.
Foi a primeira vitória do Coruripe em casa na competição. Com o resultado conquistado neste sábado, a equipe alagoana garantiu sua vaga para a próxima fase da Série D.
O Coruripe abriu o placar aos cinco minutos do primeiro tempo com o atacante Naoh. O segundo gol da equipe alagoana foi marcado em cobrança de falta de Paulo Vitor, aos 15 ainda da primeira etapa. Djalma, aos 14 minutos do segundo tempo definiu o placar do confronto.
Com a derrota, a equipe potiguar permanece na última colocação do Grupo 3, com cinco pontos ganhos. A despedida do Globo da competição nacional será no próximo dia 13, quando enfrentará o Campinense-PB, no Barretão, em Ceará-Mirim, às 16 horas. Já o Coruripe encerrou sua participação na fase de grupos.