Com 48 pontos, na nona posição, o Palmeiras perdeu por 2 a 0 para o Vasco, no Allianz Parque. Lutando contra o rebaixamento, o time carioca marcou com Rafael Silva e Nenê, chegando aos 33 pontos, a dois do Avaí, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.
Precisando da vitória fora de casa, o Vasco abriu o placar em jogada de bola parada. Após cruzamento na área, Rafael Silva testou contra o gol de Fernando Prass, que nada pôde fazer para evitar o gol dos cariocas.
Minutos depois, o meia Nenê aproveitou a falha da zaga do Palmeiras para ficar sozinho contra o goleiro alviverde. Com tranquilidade, o camisa 10 vascaíno deu um leve toque sobre o arqueiro e ampliou a vantagem.
Na próxima rodada, o Vasco recebe o líder Corinthians em São Januário, no Rio de Janeiro. Já o Palmeiras visita o Atlético-PR, em Curitiba.
Durante a visita do Governador Robinson Faria, à cidade de Caicó, neste domingo (08), o diretor-presidente da Caern, Marcelo Toscano, contou detalhes sobre a adutora que vai beneficiar Caicó com água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.
No sistema adutor da Serra de Sant’Ana que capta água em Assu, será puxado um ramal para Caicó. O ponto de acesso será na central localizada em São Vicente/RN.
A obra está orçada em R$ 48 milhões. O governador destacou a relevância da obra, sobretudo se levado em consideração o longo período de estiagem no RN que já dura quase cinco anos. “Vou levar o projeto ao Ministério da Integração para tentar destravar essa obra importante para nosso estado. Já solicitei, inclusive, uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff para tratar exclusivamente da questão hídrica do RN”, disse.
O diretor Marcelo Toscano, confirmou que esta semana em Brasília, o governador vai tentar conseguir os recurso para a obra. “O nosso governador vai à Brasília esta semana e tentar viabilizar os recursos para a obra. A previsão de conclusão é de 6 meses. Nós temos convicção que essa adutora vai trazer uma resolução do definitiva do problema de falta de água aqui para Caicó”, comentou.
Reitora da UFRN e presidente da EBSERH visitam Hospital Regional de Caicó esta semana
O Secretário de Saúde do Estado, Ricardo Lagreca, esteve em Caicó, neste domingo (08), acompanhado do governador Robinson Faria. Na oportunidade, ele anunciou que o Hospital Regional, vai ser federalizado passando a ser Universitário. Inclusive, disse que o presidente de EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Ângela Paiva, fazem visita às instalações do Hospital no próximo da 12 de novembro, para ver de perto as instalações da unidade.
“Com o curso de medicina da UFRN, a formação dos profissionais da área de saúde, é interiorizada e isso faz com que eles se adequem e fiquem na região. A área da saúde, ela precisa de um hospital, de um apoio para que a formação do curso seja adequada. Esse Hospital Regional é muito bom e a EBSERH tem demonstrado interesse em adquiri-lo”, afirmou.
Essa possibilidade, de acordo com Lagreca, vai trazer vantagens do ponto de vista administrativo e de pessoal, além de oferecer assistência de qualidade à população.
Há alguns dias, uma ala do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte, anunciou o rompimento político com o Governo de Robinson Faria, inclusive, Rodrigo Bico, que ocupava a presidência da Fundação José Augusto, entregou o cargo.
Em Caicó, neste domingo, (08), o governador tentou amenizar a situação. “Olhe, esse afastamento, não existe. Ocorreu um problema interno no PT, que foi um partido correto comigo e, está, até hoje, somos parceiros. O líder do meu governo na Assembleia é do PT, que tem feito um papel importante de articulação, de relação, espetacular. É solidário ao Governo. Preocupado em ajudar”, comentou.
Falando mais sobre a questão, Robinson Faria, contou que houve uma votação dentro do PT, no início do seu mandato para a indicação dos cargos e o grupo da senadora Fátima, perdeu. “Então, ficou uma coisa mal resolvida dentro do partido. O grupo de Fátima se sentiu preterido dentro da indicação dos cargos, mas não, por Robinson Faria, porque, o espaço eu dei a legenda, eu não dei especificamente a Fátima ou a Mineiro. Então, ela já vinha insatisfeita com essa questão”, disse.
Parece que a insatisfação do grupo da senadora aumentou quando o presidente da CBTU no Rio Grande do Norte, teve que deixar o cargo. O deputado Fábio Faria, articulou a entrada de um aliado no cargo. Até então quem ocupava o cargo, era João Maria Cavalcante, que é do PT. “Houve agora um episódio, com um cargo do Ministério das Cidades, que era na CBTU, que o Deputado Fábio Faria, ligou, mas, ele alega que tem três mandatos e não tem nenhum cargo indicado pelo PSD em todo o Rio Grande do Norte. Aqui devem ter uns 20 cargos federais e a maioria é indicado pela senadora Fátima Bezerra e pelo PMDB. O nosso partido, o PSD, que é aliado da Presidente Dilma, que tem um governador de Estado, não tinha nenhum cargo em Natal e reivindicamos apenas um cargo, mas, mesmo assim, a senadora Fátima, achava que esse cargo deveria ser indicação do PT”.
O governador Robinson Faria (PSD), esteve em Caicó, neste domingo (08). Ele visitou a adutora do Distrito da Palma e o Hospital Regional. Na unidade hospitalar, foi entregue uma ambulância para o uso de transporte de pacientes e feito o anúncio que o Regional vai ser um Hospital Universitário. Ainda anunciou a instalação de uma adutora de captação das águas da Barragem Armando Ribeiro para Caicó.
Ainda no aeródromo Ruy Mariz, o chefe do Poder Executivo Estadual, falou com a imprensa.
Recurso hídricos
O governador disse que manterá contato com o governo da Paraíba para que seja feita a limpeza do Rio Piranhas, especificamente na parte paraibana. A parte que compete ao Rio Grande do Norte, já foi feito. “Nós vamos ter uma reunião com o Exército, Petrobras e outras instituições nesta segunda-feira (09), para discutir o caso específico de Caicó. Existe uma questão específica do Governo da Paraíba. Nós vamos fazer gestão junto ao governador Ricardo Coutinho, para que seja feito desassorear o leito do Rio Piranhas, na parte paraibana”, disse.
Muito perto de conquistar o título do Campeonato Brasileiro de 2015, o Corinthians recebeu o Coritiba neste sábado (7), e venceu por 2 a 1. O Timão pode garantir a taça no domingo, no caso de derrota ou empate do segundo colocado Atlético-MG com o Figueirense, no Orlando Scarpelli.
Na Arena Corinthians, Jadson abriu o placar para o time da casa, de pênalti, aos 15 minutos do primeiro tempo. No início da etapa complementar, Negueba deixou tudo igual para o Coritiba. Aos 42, Lucca voltou a deixar o Corinthians na frente: 2 a 1. Com 76 pontos, o Timão está muito próximo de garantir o título da competição. O Coxa, com 34 pontos, ocupa o 18º lugar na tabela de classificação.
A rodada termina neste domingo (8), com seis jogos: Cruzeiro x São Paulo, Palmeiras x Vasco, Figueirense x Atlético-MG, Flamengo x Goiás, Joinville x Santos, Sport x Grêmio.
A torcida do Botafogo vivia a expectativa de comemorar neste sábado o retorno para a elite do futebol brasileiro, mas terá de esperar um pouco mais para fazer festa. A visita ao Criciúma terminou com derrota pelo placar de 1 a 0.
O time carioca até criou chances de gol no primeiro tempo, mas viu suas duas melhores oportunidades terminarem com bola na trave. Os desperdícios custaram caro, já que a equipe da casa melhorou após o intervalo e conseguiu balançar as redes com Maurinho, aproveitando rebote de uma defesa de Jefferson.
Com a derrota, o Botafogo permanece nos 65 pontos e ainda lidera a competição, agora com cinco pontos de folga para América-MG e Vitória, seus perseguidores mais próximos. Já o Criciúma sobe para 42 pontos e vê a zona de rebaixamento um pouco mais distante.
Os dois times voltam a campo pela Série B na terça-feira. O Botafogo tentará assegurar o retorno à primeira divisão diante do Luverdense, fora de casa. Já o Criciúma vai encarar o Boa Esporte, novamente no Heriberto Hulse.
O açude Itans em Caicó, poderá entrar em colapso ainda neste ano de 2015, caso a perda da sua água continue no ritmo em que está. De acordo com informações repassadas ao site Sidney Silva, pelo diretor do escritório regional do Dnocs, Eduardo Farias, “a média de perda diária do reservatório é de 2 centímetros, o que representa 30 mil metros cúbicos”.
Para se ter uma ideia da dimensão do problema, é só ver a quantidade total de água armazenada atualmente no Itans. Segundo os dados, o açude está com 1 milhão, 488 mil metros cúbicos de água, o que representa, 1,82% de sua capacidade que é de 81.750.000.
Nos últimos dois meses, o reservatório aumentou a perda em decorrência de dois fatores, que foram, o abastecimento da cidade de Caicó, acentuado pela falta de água no Rio Piranhas, e o outro, por causa da evaporação, também acentuada por causa das temperaturas elevadas e dos ventos.
No ano de 2002, o Itans atingiu um dos níveis mais baixos de sua história, chegando a 1 milhão e 50 mil metros cúbicos de água. Para os técnicos do Dnocs, se a parda diária continuar sendo a mesma, ou seja, 2 centímetros, o reservatório chegará no final do mês de novembro com menos de 1 milhão de metros cúbicos.