O corpo do comerciante, Ronaldo Lucinda, ou Ronaldo do Trailer como era conhecido, foi encontrado em adiantado estado de decomposição na sala de sua casa no Bairro Paulo VI, na noite desta quinta-feira (03).
Policiais militares foram acionados por vizinhos que passaram a sentir um mal-cheiro vindo da direção da residência de Ronaldo e também porque faziam três dias que não o viam no lugar. Quando os PMs entraram, o encontraram sentado no sofá da sala, de braços e pernas abertas.
A Polícia Civil foi acionada juntamente com o Instituto Técnico-Cientifico de Perícia para analisar o local e colher supostas evidências do fato.
Ronaldo Lucinda, tinha um trailer localizado na Praça da Alimentação, no centro da cidade e seus tira-gostos eram famosos, principalmente a galinha que era bem preparada.
O Ministério Público Federal (MPF) obteve liminar que determina à Faculdade Integrada do Brasil – Faibra (mantida pela Associação Educacional Cristã do Brasil) – a suspensão dos cursos de “extensão universitária”, “livres” ou “de aperfeiçoamento” que vinha realizando em todo o Rio Grande do Norte, promovidos sob a alegação de que serviriam para obtenção do diploma de graduação em Pedagogia. A instituição, localizada em Teresina no Piauí, não tem autorização para ministrar esses cursos fora de sua sede, mas captava os alunos por meio de publicidade enganosa.
A Faibra já havia sido impedida de manter tais cursos especificamente no Município de Tenente Laurentino, em outra ação do MPF que já obteve, inclusive, sentença determinando o pagamento de danos materiais e morais aos estudantes. A nova liminar agora amplia a suspensão dos cursos a todo o estado e é fruto de uma ação civil pública de autoria da procuradora regional dos Direitos do Cidadão Caroline Maciel. A faculdade conta com, pelo menos, 1.200 alunos no RN, em municípios como Umarizal, João Câmara, Ipanguaçu, Mossoró, Bodó, Japi, Alexandria, Rio do Fogo e Ceará-Mirim, entre outros.
Na liminar, o juiz federal Magnus Delgado determina, além da paralisação dos cursos, a suspensão da expedição de diplomas de graduação baseados nesses cursos, bem como da cobrança de mensalidades ou outras taxas aos estudantes. O magistrado acatou, ainda, o pedido do MPF para bloquear R$ 1 milhão das contas bancárias ou dos bens da faculdade e da associação que a mantém, para o caso de uma decisão futura vir a exigir a reparação dos danos.
Fraude – A Faibra vem ofertando irregularmente curso de Graduação em Pedagogia, em diversos municípios potiguares, por meio de publicidade enganosa a respeito de cursos livres, de extensão ou aperfeiçoamento que seriam, ao final, “validados” e “aproveitados” como carga horária do curso de nível superior em Pedagogia. Isso sem que os alunos precisassem passar por qualquer processo seletivo e sem que a faculdade tivesse autorização do Ministério da Educação (MEC) para promover essas atividades fora de sua sede.
Por Sidney Silva – Morreu na noite desta quinta-feira (03), no Hospital Regional do Seridó, Rita Amália Gomes, de 75 anos, a mãe do jornalista de saudosa memória F. Gomes. Ela sofreu infarto. Estava em casa quando no final da tarde se sentiu mal. O filho, Ilmo Gomes, a levou de carro para o Hospital, mas, ela não resistiu.
Dona Rita Amália lutou para sobreviver e dar vida aos seus filhos. Em dado momento de sua história, eu (Sidney Silva) estive na cozinha de sua casa e sentados à mesa, conversamos muito. Ela chorou muito a perda do seu filho, F. Gomes, assassinado diante de seus olhos. Ela também me abraçou muitas vezes em meio aquela dor e eu pude sentir um fio de sua profunda dor.
Dona Rita abraçava os amigos de F. Gomes com aconchego tentando encontrá-lo, era a leitura que eu fazia muitas vezes.
Seus filhos, eram seus maiores valores. Foi por eles que viveu e depois também pelos netos e a bisneta.
Entenda o caso:
Em 2 de novembro de 2016, o Ministério Público Federal ingressou com petição em desfavor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), solicitando “que todas as provas sejam realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro”, em razão das ocupações de locais de provas por estudantes em manifestação.
Assim, pede o MPF a concessão da tutela de urgência, liminarmente, com o objetivo de:
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) encaminhou pedido adicional à Justiça Federal como alternativa à suspensão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) marcadas para os próximos dias 5 e 6 de novembro. No aditamento à ação civil pública inicial, o procurador da República Oscar Costa Filho propõe que a validade da nota de redação do exame seja suspensa até que o pedido de cancelamento do Enem seja julgado.
A emenda à petição inicial não interfere nos demais pedidos feitos à Justiça Federal. De acordo com o procurador, o aditamento é apenas uma alternativa a mais, sendo mantidos os pedidos de suspensão das provas do exame marcadas para os próximos dias 5 e 6 de novembro.
Entenda – A ação civil pública com pedido de liminar foi ajuizada nesta quarta-feira, 2 de novembro, e se baseia no adiamento das provas para mais de 191 mil candidatos em razão de ocupações de locais onde a avaliação seria aplicada.
Para o MPF, fere a isonomia a decisão do Ministério da Educação (MEC) de manter o calendário de provas em prejuízo ou em benefício de 191.494 estudantes que terão de se submeter a outras provas em dezembro. Na ação, o procurador da República pede que todas as provas sejam realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro ou em data que compatibilize a aplicação de forma conjunta e isonômica para todos os estudantes.
Mais de cinco pessoas são estupradas por hora no Brasil, mostra o 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado hoje (3). O país registrou, em 2015, 45.460 casos de estupro, sendo 24% deles nas capitais e no Distrito Federal. Apesar de o número representar uma retração de 4.978 casos em relação ao ano anterior, com queda de 9,9%, o FBSP mostrou que não é possível afirmar que realmente houve redução do número de estupros no Brasil, já que a subnotificação desse tipo de crime é extremamente alta.
O deputado Vivaldo Costa (PROS) fez pronunciamento na manhã desta quinta-feira (3) defendendo a abertura de um debate a fim de encontrar soluções para minimizar a crise financeira pela qual passa o Rio Grande do Norte. A fala do parlamentar foi motivada pela declaração feita, no início da semana, pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, sugerindo a privatização da UERN como medida de contenção de despesas no Estado.
“Cláudio Santos abriu a discussão. Minha sugestão é que façamos dessa Casa um fórum de debates. A UERN é orgulho do povo Norte-riograndense, mas nos deparamos com uma situação de greve e os alunos são sempre os mais prejudicados. O desembargador demonstrou uma solução que poderia ser tentada, era uma maneira que desse condições de funcionar. Precisamos analisar as possibilidades com frieza, analisar a situação da UERN, mas isso não quer dizer que é obrigada ser privatizada”, disse Vivaldo. (mais…)
Os ex-deputados Henrique Alves, João Maia, Lavoisier Maia, Sandra Rosado e Betinho Rosado estão entre 443 ex-parlamentares denunciados na farra das passagens.
Caberá ao TRF-1 decidir se aceita ou não a denúncia apresentada pela Procuradoria da República sobre os acusados de utilizar indevidamente cota de passagens aéreas da Câmara.
Veja lista completa abaixo:
G1 – Dois homens morreram na manhã desta quarta-feira (2) em um acidente na RN-023, estrada que liga as cidade de Santa Cruz e Coronel Ezequiel, na região Agreste do Rio Grande do Norte. Uma das vítimas tem 27 anos e a outra ainda não foi identificada. Ambas estavam em uma motocicicleta quando colidiram frontalmente com um micro-ônibus da empresa Jardinense, disse a Polícia Militar.
Ainda de acordo com a PM, a moto trafegava na contramão, mas só as investigações apontarão a causa do acidente. Já o micro-ônibus, saiu do município de Jaçanã pela madrugada e tinha destino a Natal. O motorista não se machucou.
O deputado estadual Vivaldo Costa (PROS), disse em seu programa na Rádio Caicó que nesta sexta-feira (04), vai, juntamente com os prefeitos eleitos e atuais da região (Batata, Roberto Germano, Amazan, Jocimar, entre outros), além dos deputados estaduais Álvaro Dias e Nélter Queiroz.