Direção do CERES emite nota à comunidade acadêmica sobre impedimento ao acesso do campus de Caicó feito pelo movimento “ocupa Ceres”.
À comunidade acadêmica do CERES:
No final da noite de ontem, os acessos ao portão principal do campus de Caicó, aos blocos de Aulas A, B e D foram bloqueados pelo movimento de estudantes OcupaCERES.
Procuramos o movimento hoje pela manhã e, em reunião, fomos informados que a ocupação será mantida até amanhã, ocasião em que um item da pauta de reivindicação atual do movimento – a suspensão do calendário acadêmico 2016 – será analisado em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRN.
A partir da próxima quarta-feira (23), a população da cidade de Caicó, vai receber água através de 10 caminhões-pipa pertencentes da Defesa Civil Estadual, que são mantidos com recursos do Ministério da Integração Nacional. A informação foi confirmada ao Blog Sidney Silva, pelo prefeito Roberto Germano.
O gestor convocou uma reunião para esta noite de segunda-feira (21), depois do anúncio da paralisação do abastecimento da cidade por parte da Caern. Estiveram presentes, a Defesa Civil Municipal e Estadual, Caern, Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado.
Os veículos de transporte de água (carros-pipa), são da Defesa Civil e mantidos pelo Ministério da Integração Nacional. Entre os carros, está uma carreta que transporta 32 mil litros de água.
“Nesta terça-feira (22), muito cedo, nós vamos identificar os pontos que possam receber essa água para ser distribuída com a população, que podem ser, escolas, postos de saúde, creches, ou seja, pontos estratégicos. Também vamos instalar caixas de água num segundo momento junto com a Caern, para que possamos repassar aos moradores de Caicó“, disse.
Caicó, Jardim de Piranhas e São Fernando estão com o abastecimento suspenso em função da baixa do rio Piancó/Piranhas/Açu. Este manancial traz água do complexo de barragens Curema/Mãe D’Água, localizado na Paraíba, e atende a adutora Manoel Torres que leva água para estas cidades. O fornecimento de água através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) parou no sábado (19).
A captação no rio ocorria na cidade de Jardim de Piranhas e, atualmente, não tem volume suficiente para bombear. A cidade de Caicó contava com outra fonte de abastecimento, que era o Açude Itans, mas, que agora se encontra seco. A Caern e o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) estão em entendimento com a Agência Nacional de Águas (ANA) para solicitar apoio no aumento da vazão da água vinda da Paraíba.
No momento, não existem outras fontes de abastecimento para se manter o fornecimento regular de água. Em situações em que não existem mananciais, as cidades são inseridas na lista de colapso e o fornecimento de água passa a ser através das defesas civis municipais e estadual.
ALTERNATIVAS
O Grupo Vila se destaca no segmento em que atua pelos serviços prestados nos momentos mais difíceis da vida dos nossos clientes. Quem trabalha conosco precisa ter essa compreensão e disponibilidade para acolher e servir as pessoas em situações de perdas e sofrimento.
Estamos com vagas abertas para Vendas Externas. Buscamos por pessoas dinâmicas, extrovertidas, com habilidade de relacionamento, boa comunicação interpessoal, facilidade para trabalhar em equipe e disponibilidade para viajar.
Oferecemos treinamento, fardamento, carro, vale alimentação e salário bem atrativo para região.
Deixe seu currículo em uma de nossas unidades ou no site: https://www.grupovila.com.br/trabalhe-conosco/entrar e boa sorte.
Os olhares de quem produz audiovisual no Rio Grande do Norte estarão voltados para a sétima edição do Festival Internacional de Baía Formosa, que acontece no próximo final de semana, dias 25 e 26 de novembro.
E a cidade de Caicó terá representante na Mostra competitiva Um Minuto que esse ano tem como tema “Sou Brasileiro”. O micro documentário “Domerina” será lançado oficialmente no festival.
O micro doc, de 1 minuto, é um relato sobre uma senhora bastante conhecida em Caicó. Portadora de deficiência visual, ela é facilmente encontrada na rodoviária da cidade. Apesar das dificuldades enfrentadas durante toda a sua vida, dona Domerina não se deixa abater e, no filme, revela um sonho que um dia pretende tornar realidade.
“Domerina” tem como diretor o jornalista Raildon Lucena, com imagens e edição de Jefferson Dutra. O roteiro e a produção são assinados por Odilon Lima e Nicácia Driele. A realização do micro documentário é da agência Referência Comunicação.
Marcos Dantas informa em seu Blog que o Movimento de estudantes que ocupa o Ceres de Caicó” há quase um mês, fez na noite deste domingo (20), barricadas usando as cadeiras das próprias salas de aulas, para impedir que alunos, professores e funcionários tenham acesso ao Campus Universitário nesta segunda-feira (21).
Como mostram as fotos registradas hoje logo cedo, as cadeiras foram colocadas no portão principal de acesso ao Campus, e em corredores de acesso as salas de aulas.
Segundo informações da direção do Ceres, o impedimento do acesso ao local jamais pode acontecer.
Ainda não se sabe se o movimento prejudicará o funcionamento normal das aulas desta segunda.
Policiais de Rádio Patrulha do 6ºBPM/CPR-II estavam em patrulhamento na Zona Norte de Caicó, na manhã de sábado, (19), mais precisamente no bairro Alto da Boa Vista, quando se depararam com uma atitude suspeita. Uma jovem chegou de Van e ao avistar os policiais demonstrou nervosismo.
A mulher foi identificada como Euvânia Deise de Souza, de 26 anos, e ao ser abordada disse aos policiais ser mossoroense, e que estava a caminho do presídio “O Pereirão”, para encontrar uma pessoa. Na bolsa, a jovem carregava maços de cigarros e quatro tabletes de droga, análoga à maconha. Ela foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil aonde foi feito o flagrante.
Na noite de sábado, (20), por volta das 20hs20min foi executado em via pública na cidade de Jucurutu, Thiago Lopes.
A Polícia foi informada por testemunhas do crime que cerca de 4 homens chegaram ao churrasquinho em frente ao supermercado de Floraci Cassiano no Bairro Santa Izabel aonde estava a vítima e se identificaram como Policiais Civis, inclusive, estavam vestidos com trajes parecidos com os da Polícia. Todos estavam armados, então um deles gritou: “Polícia, todo mundo pro chão!” Em seguida, um dos assassinos teria perguntado: “Quem é Thiago?”, tendo este respondido: “Sou eu”. Então, o homem se aproximou e efetuou um único disparo de espingarda calibre 12 em sua cabeça. Outros disparos teriam sido efetuados para o alto.
Os homens chegaram ao local em um veículo tipo Saveiro de cor branca com cabine estendida.
Thiago Lopes teve passagem pela Polícia, mas não se sabe se sua morte tem haver com o crime.
A Polícia da cidade de Lagoa Nova/RN, registrou homicídio neste domingo (20), com o emprego de arma de fogo (uma cartucheira de calibre 20) no sítio Baixa Verde na Zona Rural. A vítima, foi o taxista, José Rodrigues de Medeiros, de 32 anos.
O Blog da PM de Currais Novos informa que a PM foi acionada com a informação de que a vítima tinha arrombada a casa do acusado que já foi identificado, mas, permanece foragido. O taxista foi atingido por disparo no pescoço e morreu ainda no local. A arma usada no crime foi encontrada ao lado do corpo.
O ITEP foi acionado para fazer a remoção do corpo e levá-lo à Caicó para passar por necropsia.
A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o crime.