CBF – A Série B do Campeonato Brasileiro levou emoção ao torcedor até a última rodada. Com sete jogos realizados no mesmo horário, a competição chegou ao fim neste sábado (26) definindo os acessos de Atlético-GO, Avaí, Vasco e Bahia e os rebaixamentos de Joinville, Tupi-MG, Bragantino e Sampaio Corrêa-MA.
De volta à elite
Atlético-GO e Avaí chegaram à última rodada já confirmados na Série A de 2017. O Dragão, inclusive, foi o campeão deste ano e recebeu a taça no Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia, onde venceu o Bahia por 2 a 1 neste sábado. O time baiano saiu na frente com gol de Edigar Junio, mas Júnior Viçosa e Jorginho viraram para o time campeão, que terminou a Série B com 76 pontos. O Esquadrão de Aço, com 63, ficou na quarta posição e também garantiu o retorno à elite do futebol nacional.
Na Ressacada, o Avaí empatou em 1 a 1 com o Brasil de Pelotas-RS, com gol de Rômulo. Ramon marcou para o time do Sul. Com 66 pontos, a equipe catarinense encerrou sua participação na Série B em segundo lugar. O Brasil, com 54, ficou na 11ª posição. (mais…)
Faleceu por volta das 11 horas da manhã deste sábado (26), no Hospital do Coração em Natal, Francisco de Assis Medeiros, o “Chiquinho Burra Cega”, como ficou conhecido desde à época que foi prefeito da cidade de Caicó, no período de 1969-1973.
Ele foi internado com Chikungunya desde o dia 14 de agosto deste ano no Hospital do Coração em Natal. O quadro se agravou por causa da idade. Ele iria fazer 82 anos no mês de fevereiro de 2017.
Durante o período de internação, ele foi infectado por uma bactéria que foi combatida e depois teve leve infecção no pulmão e de ontem para hoje e não resistiu.
O corpo ficará no Centro Velório São José, na capital do estado. A chegada está prevista para às 16 horas deste sábado. O sepultamento ocorre às 10hs deste domingo, no Cemitério de Nova Descoberta em Natal logo após missa de corpo presente que está prevista para às 08hs.
Do G1 – O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu à 1h29 (hora de Brasília) deste sábado (26), aos 90 anos, na capital Havana. A informação foi divulgada pelo seu irmão Raúl Castro em pronunciamento na TV estatal cubana.
“Com profunda dor compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro do 2016, às 22h29, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz”, disse Raúl Castro.
Raúl disse disse que o corpo de Fidel Castro será cremado. Informações sobre o funeral serão divulgadas em breve.
Últimas imagens
CBF – Com o campeão já definido, a emoção na parte de cima da tabela da Série B fica por conta da disputa de três times pelas últimas duas vagas na Série A do Campeonato Brasileiro em 2017. Na corrida pelo acesso, estão Bahia, Vasco da Gama e Náutico. Se Bahia e Vasco só dependem de si para garantir a Série A no ano que vem, o Náutico acompanhará os resultados dos dois para tentar terminar o campeonato entre os quatro primeiros colocados. Saiba o que cada um precisa fazer na rodada deste sábado para estar na elite do futebol brasileiro em 2017:
Bahia – 3º colocado, 63 pontos
O Bahia é quem tem a situação mais encaminhada entre os três. Na terceira colocação, com 63 pontos, o Bahia precisa de apenas um empate diante do Atlético-GO, no estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia, para estar na Série A no ano que vem. O Tricolor tem três pontos a mais do que o Náutico, e teria que ter uma combinação de três resultados para não conquistar o acesso: uma derrota do Bahia contra o Atlético, e vitórias de Vasco e Náutico contra Ceará e Oeste, respectivamente.
Vasco da Gama – 4º colocado, 62 pontos
Oeste ou Joinville. Um desses dois times acabará a 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro dentro da zona de rebaixamento. Apenas um ponto à frente do Joinville na tabela, com 39, o Oeste visita o Náutico e só depende de si para garantir sua permanência na Série B. A bola rola às 17h30 na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).
No mesmo horário, o Joinville recebe o Vila Nova de olho na partida em Pernambuco. Para ter chance de continuar na Série B, o JEC precisa de pelo menos um empate entre Náutico e Oeste. Se isso acontecer, uma vitória do Joinville em Santa Catarina basta para que o time termine a rodada fora da zona de rebaixamento. Por outro lado, em caso de derrota do Oeste para o Náutico, qualquer empate entre Joinville e Vila Nova garante os catarinenses na Série B em 2017.
Três dos quatro clubes rebaixados já foram definidos: Bragantino, Tupi e Sampaio Correa.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, vai receber R$ 23 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para aplicar as ações estratégicas de enfrentamento à Zika, dengue e chikungunya. Os recursos do BNDES serão destinados ao desenvolvimento de kits de diagnóstico e ações de combate aos vetores de transmissão dos vírus, no âmbito da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) do Ministério da Saúde. A participação do BNDES viabiliza a imediata realização de diversos projetos, antecipando resultados para a saúde pública e evitando maiores prejuízos à população, principalmente àquela em situação de maior vulnerabilidade social.
Entre esses projetos, estão ações que visam o desenvolvimento de novos testes rápidos de diagnósticos, com características diferentes daqueles já disponíveis no mercado. Um destes produtos é um moderno teste de diagnóstico molecular que utiliza a tecnologia point of care (P.O.C) e destaca-se por sua capacidade de identificar simultaneamente os vírus da Zika, dengue e chikungunya com maior segurança. O modelo dispensa análise laboratorial para realização de ensaios, podendo ser utilizado em unidades de saúde e em ações de campo. O teste deverá ser desenvolvido, validado e produzido em larga escala.
Outra categoria que receberá recursos é a de testes sorológicos, que se baseiam na reação do organismo à presença dos vírus e podem ser utilizados muito tempo após a transmissão dos vírus pelos mosquitos. Essa categoria de testes é importante para pacientes assintomáticos, possibilitando aferir se já foram infectados anteriormente.