O Sinpol está convocando todos os Policiais Civis (ativos e aposentados) para participarem de assembleia geral prevista para acontecer em sua sede às 15h, desta segunda-feira, (15).
A Diretoria do Sindicato ressalta que os pagamentos dos aposentados e pensionistas não têm data para serem efetivados. O 13º salário também não tem mais data certa para ser viabilizado. Além disso, existe um termo de acordo assinado pelo Governo (com 11 pautas) e há uma tendência de descumprimento de todas.
“Vamos mostrar a força e a importância dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte“, declara Nilton Arruda, presidente do SINPOL-RN.
Sidney Silva (Tribuna do Norte) – A espera do homem do campo pela chuva no semi-árido, é grande. Muitos queriam que o inverno começasse logo por causa da quantidade de anos de seca que castigou a região Nordeste. No Distrito Palma, distante 27 quilômetros da cidade de Caicó, o agricultor, Francisco Elpídeo de Medeiros, de 67 anos, um dos chamados “profetas do tempo”, conta as experiências que indicam se teremos chuvas volumosas ou se serão fracas. É na natureza onde ele encontra os sinais e avisa: “Vai ser um inverno médio”.
“Algumas plantas que dizem que o inverno está chegando, não estão se manifestando e outras começaram, mas, de maneira muito lenta. Os animais, por exemplo, o Gavião Vermelho, a Siriema, ainda não deram sinais. Os pássaros que ficam em bando, começam a se acasalar e ainda não aconteceu. Quer dizer… Eu não acredito em um inverno, amanhã (falando da pré-estação chuvosa). Eu credito que teremos inverno, mas, um pouco mais tarde. Eu não acredito no inverno que estão dizendo (se refere aos meteorologistas) que vai ser acima da média. Mas, chove“, disse.
O caicoense, Chico Elpídeo, ainda citou as abelhas entre outros insetos como sendo partes da natureza que dão indícios de bom inverno ou de seca. “As abelhas, não tem “fiação” (não estão procriando). As formigas ainda não se manifestaram“, disse.
Mesmo com falta de sinais por parte dos animais, Elpídeo viu nas plantas indicativos para as chuvas que aliviarão um pouco o sofrimento do homem do campo. “O xiquexique tem dado sinais positivos. O xiquexique é uma das maiores experiências do homem do campo. Ele já deu um alerta. Mais ainda é pouco. O que acontece com ele é que a ponta da galha, ela fica amarelinha. Ela enche o espinho de água. No tronco, o espinho fica mole e aquela ponta cresce um pouco mais, com isso, pode esperar que vem chuva. O xiquexique também prepara uma lã e por trás dela dá um broto que é a sua flor. Se chover hoje, amanhã ele amanhece todo florado“, relata.
Pelo menos sete pessoas da cidade de Catolé do Rocha, no sertão da Paraíba, morreram em um acidente de trânsito registrado na BR 251 em Grão Mogol, no estado de Minas Gerais. A tragédia ocorrida por volta das 5hs da manhã deste sábado (13), que envolveu vários carros, contabilizou 39 feridos e 13 pessoas mortas.
Os paraibanos que morreram: Luzia da Silva Mendonça, de 76 anos; Elizângela de Oliveira Fernandes, Luzinara Fernandes, Sandemar Filho; Kaliandro da Silva de Oliveira (motorista da Van); Diomira Rita de Lima, de 55 anos, e o seu sobrinho, Jaislan de Lima Nogueira, de 21 anos, este dois últimos naturais de Riacho dos Cavalos (PB). Todos viajavam de São Paulo para Catolé do Rocha (PB), quando foram atingidos pelo motorista de caminhão que perdeu o controle e invadiu a contramão.
O portal G1 informou que a Polícia Rodoviária Federal detalhou como o acidente ocorreu: