Pelo menos três pessoas morreram em confronto com a Polícia Militar na cidade de Jucurutu, na noite desta quarta-feira (24).
As informações que chegam dão conta que os policiais realizaram abordagem em uma residência no Bairro Freitas, quando foram efetuados disparos em direção da guarnição. Os policiais revidaram e teve início intenso confronto.
As pessoas baleadas, sendo uma mulher, que está com RG que mostra naturalidade de Jardim de Piranhas, e dois homens, sendo um identificado até agora por Maciel e outro por Gato, foram conduzidas para o Hospital local, mas, todos deram entrada já sem vida.
Na casa aonde ocorreu a troca de tiros, estavam cinco pessoas e dois deles fugiram. Eles estavam em posse de uma escopeta de calibre 12 e uma pistola. Ainda não se sabe de outras armas. O grupo era investigado por assaltos na região.
Está sendo tratado entre a Prefeitura de Caicó e a Polícia Rodoviária Federal, a possibilidade de durante o carnaval, entre os dias 08 e 13 de fevereiro, a fiscalização do trecho urbano da BR 427, que é usado por foliões, seja feita pela gestão municipal e não pela PRF. O período seria entre às 15hs e meia noite. Antes e depois disso, o polícia atuaria normalmente.
Nos próximos dias, o assunto que já foi discutido em reunião, voltará a ser tratado.
Em contato com o Inspetor PRF, Marcos Freire, o Blog Sidney Silva, recebeu a confirmação da tratativa. “Nós estamos realmente discutindo o assunto com a prefeitura, mas, falta ajustar alguns detalhes, Nossa fiscalização ocorreria antes e depois da realização dos festejos carnavalescos. Nesse período, a responsabilidade total era da Prefeitura”, disse.
Na tarde desta terça-feira (23), policiais militares do 6º BPM cumpriram mandando de busca e apreensão em uma residência na Rua Dr. Aladim, Bairro João XXIII, na cidade de Caicó. No local, foi apreendido um revólver de calibre 38, 12 munições, 01 bainha, 01 capuz, 01 balança de precisão, 64 gramas de cocaína e um celular.
A proprietária da casa foi conduza para a Delegacia de Polícia Civil e foi atuada em flagrante.
Policiais militares de Caicó, recuperam na manhã desta quarta-feira (24), um veículo Ford Fiesta de cor prata e placas OEV0347, que foi furtado na cidade de Jardim de Piranhas, na madrugada do último sábado (20).
O carro foi localizado no mato às margens da rodovia estadual RN118, por um policial de folga. O local é no trecho que liga Caicó a cidade de Jucurutu. O policial acionou o Copom que enviou uma viatura para o registro da ocorrência.
O veículo estava parcialmente depenado.
A caicoense, Ilma Alves do Nascimento que foi baleada na noite desta quarta-feira (24), pelo seu ex-companheiro Adriano Jorge, está internada no Hospital Regional. Ela foi atingida por dois tiros de raspão, sendo um no tórax e outro em uma das orelhas.
A Polícia segue em diligências para tentar prender o acusado que empreendeu fuga de moto depois do atentado.
Eles estão se separando e tinha participado de uma audiência de divórcio na Justiça.
Uma das traficantes mais procuradas do Rio Grande do Norte foi presa na tarde desta quarta-feira (24), após uma informação enviada ao Disque Denúncia 127 do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRN. Andreza Cristina Lima Leitão, a Andreza Patroa, foi presa por uma equipe das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), da Polícia Militar, no bairro de Ponta Negra, zona Sul de Natal. Andreza Patroa responde a processos por tráfico de drogas e por integrar organização criminosa e é condenada a mais de 10 anos de detenção. Ela vai cumprir pena em uma unidade do sistema prisional potiguar.
Andreza Patroa era uma das chefes do tráfico de drogas na comunidade dos Coqueiros, área dominada por uma facção criminosa no bairro de Lagoa Nova. Segundo investigações do MPRN, anteriormente o tráfico de drogas na comunidade era comandado por Elinaldo César da Silva, o Sardinha, morto em 10 de setembro de 2016. No momento do crime, Andreza chegou a ser atingida por disparos na perna, foi socorrida para o hospital, mas deixou o local antes de ser atendida.
Segundo informações apuradas pelo Gaeco, Andreza Patroa era a companheira de Sardinha, com quem teve filhos. Depois da morte do traficante, Andreza e o irmão dela, José Alexandre Lima Leitão, conhecido como Espiga, “herdaram” os pontos de comercialização de drogas de fumo de Sardinha na comunidade de Coqueiros. A criminosa é considerada uma das maiores traficantes femininas do Rio Grande do Norte. Ela estava foragida e acumula três processos em andamento na Justiça potiguar, sendo dois por tráfico de drogas e um por integrar organizar criminosa.
Os desembargadores da 1ª Turma de Julgamento do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) mantiveram a demissão por justa causa de um trabalhador da Parelhas Gás LTDA que se envolveu em briga durante o expediente, após apalpar as nádegas de um colega de trabalho.
O frentista conseguiu reverter a justa causa de sua demissão por decisão da 2ª Vara do Trabalho de Natal, que não considerou suficientemente grave a falta cometida pelo empregado.
Inconformada com a decisão, a empresa recorreu ao TRT-RN, alegando que a conduta do ex-empregado feriu a letra J do artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O texto legal citado pela empresa em seu recurso trata de “ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem”.
Do G1 – Por unanimidade, os três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) votaram nesta quarta-feira (24) em favor de manter a condenação e ampliar a pena de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP).
Votaram no julgamento, que durou 8 horas e 15 minutos (além de uma hora de intervalo) o relator do processo, João Pedro Gebran Neto, o revisor, Leandro Paulsen e o desembargador Victor dos Santos Laus.
A Polícia Militar está em diligência pra prender o homem identificado como Adriano Jorge Alves de Medeiros, que efetuou três de disparos de arma de fogo contra sua ex-esposa, Ilma Alves do Nascimento, de 41 anos. O fato aconteceu na Rua Eustáquio José Nogueira, no Bairro Barra Nova, zona oeste de Caicó, na início da noite desta quarta-feira (24), por volta das 18hs30min.
De acordo com relatos da filha de Ilma, Ana Clara, com quem o Blog Sidney Silva conversou, o homem participou junto com sua mãe, nesta quarta, de uma audiência de divórcio e lá teria dito que “não dava a separação e que iria fazer de tudo para atrapalhar”. O acusado residente atualmente na Rua Gerina Vale, no centro da cidade. Ele trabalha em uma casa de vídeo game, também no centro.
A filha disse que ouviu pelo menos dois tiros, mas, constatou-se que ela foi atingida três vezes, sendo dois disparos no tórax e um na cabeça. “Ela foi atingida com três disparos. Eles estavam separados e minha tenta o divórcio. Inclusive, já existe uma medida protetiva que o proíbe de ir na casa de minha avó”, disse.
Foi pedido o socorro e Ilma foi levada para o Hospital Regional aonde passa por atendimento médico.
Choveu no Rio Grande do Norte, entre às 07hs da manhã de terça-feira (23) e esta quarta-feira (24). A Emparn registrou chuva em 41 cidades.
Confira:
Região Oeste
REGIÃO CENTRAL
Anteriormente, marcados para os dias 12 e 13 de abril, os depoimentos finais das pessoas arroladas pelo Ministério Público Federal serão nos dias 2 e 6 de fevereiro. Estarão prestando depoimento por videoconferência Alexandre José Barradas, Hilberto Mascarenhas Alves da Silva Filho, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, Ricardo Pernambuco Júnior, Marcelo Bahia Odrebrecht, Claudio Melo Filho e Otávio Marques Azevedo.
Após a oitiva desses, serão marcados os depoimentos das testemunhas de defesa no processo que tem como réus Eduardo Cosentino da Cunha, Henrique Eduardo Lyra Alves, José Adelmário Pinheiro Filho, Fernando Luiz Ayres da Cunha Santos Reis, Carlos Frederico Queiroz Batista da Silva e Arturo Silveira Dias de Arruda Câmara.
Nesse processo já foram ouvidas 14 testemunhas de acusação.
Com gol de Erick aos 25 minutos do 1o tempo, o Globo venceu o Força e Luz, por 1 a 0, na Arena das Dunas, e assumiu a vice-liderança da Copa Cidade do Natal. A partida realizada na segunda-feira (23), foi válida pelo complemento da segunda rodada do 1oturno do Campeonato Potiguar 2018.
A próxima rodada da competição acontece nesta quarta-feira com América x Potiguar de Mossoró, na Arena das Dunas, e Baraúnas x ABC, no Nogueirão, ambos às 20h. Já na quinta-feira, o Globo recebe o Santa Cruz de Natal e o ASSU joga em casa com Força e Luz, jogos às 20h.
Nesta terça-feira (23), o outro finalista da Copa São Paulo de Futebol Júnior foi conhecido. Em jogo remarcado por conta de raios e forte chuva, o São Paulo conseguiu a classificação em cima do Internacional nos pênaltis. Agora o Tricolor Paulista vai enfrentar o Flamengo na final, que acontece nesta quinta (25), data do aniversário da cidade de São Paulo.
Estaduais
A bola rola na noite desta quarta-feira (24) pelos campeonatos estaduais espalhados pelo país. No Paulista, o Corinthians enfrenta a Ferroviária no Pacaembu. O Mirassol recebe o São Paulo em casa.
Pelo Carioca, três dos quatro grandes entram em campo. O Flamengo joga contra o Bangu. A Cabofriense vai ter o Vasco pela frente e o Fluminense tem a Portuguesa da Ilha do Governador como adversário nesta terceira rodada.
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou a unanimidade, nesta terça-feira (23), a inclusão de mais duas mensagens governamentais para serem avaliadas durante a atual convocação extraordinária: a apreciação de um abono salarial para os servidores públicos, ativos e inativos e pensionistas, para compensar o atraso do 13º salário, que não foi pago em dezembro do ano passado e as extinções da Emgern e Emprotur, Empresa de Gestores de Ativos e Empresa de Promoção Turística do Rio Grande do Norte, respectivamente.
Os deputados estaduais também aprovaram com a maioria de votos, após discussão nas comissões e no plenário, a mensagem 176 proposta pelo governo, que transfere ao setor privado responsabilidade pela cobrança de dívidas emitidas até 25 anos atrás. A chamada securitização da dívida.
Em votação sequente, também a maioria de votos (17 a 4), a criação do Fundo Especial de Créditos Inadimplidos e Dívida Ativa (FECIDAT-RN). O objetivo é recuperar algo em torno de R$ 1,5 bilhão de créditos que o governo não consegue obter através do sistema de cobrança convencional.
O Fundo quer deter os créditos lançados, tributários ou não. A securitização é o ato de transformar uma dívida qualquer com determinado credor em dívida com compradores de títulos no mesmo valor. Com isso, o governo quer repassar a uma empresa privada a responsabilidade pela cobrança de créditos a que tem direito e que ao longo dos anos foram se acumulando.
Os organizadores de festas carnavalescas no Rio Grande do Norte precisam estar atentos aos prazos para apresentarem a documentação exigida pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), sob o risco de interdição do evento em caso de não-cumprimento das exigências estabelecidas. A Corporação alerta que os organizadores de eventos devem cumprir o que diz a Nota Técnica nº 01/17 que estabelece as condições mínimas necessárias à realização de eventos de reunião pública, eventos temporários, como o Carnaval, bem como outras providências a serem tomadas indispensáveis à segurança do público.
Os trabalhadores que tem mais de 60 anos poderão sacar o PIS/ Pasep a partir desta quarta-feira (24). Na última segunda (22), os idosos que possuem conta-corrente na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil já receberam o crédito em conta automaticamente. Agora é a vez dos correntistas de outros bancos receberem o benefício.
Os recursos serão pagos para aqueles que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988. A previsão é de que 4,5 milhões pessoas sejam beneficiadas.
Quem tem até R$ 1,5 mil para receber vai poder fazer o saque nas unidades de autoatendimento da Caixa, usando apenas a senha do Cartão do Cidadão. Quem tiver direito a receber valores entre R$ 1,5 mil e R$ 3 mil deve ir até um autoatendimento, nas lotéricas ou no Caixa Aqui, e apresentar um documento de identificação oficial com foto. Valores acima de R$ 3 mil poderão ser retirados apenas nas agências da Caixa, também com um documento de identificação com foto. Já o saque das cotas do Pasep deverão ser feitos nas agências do Banco do Brasil.
A retirada do dinheiro pode ser feita por outra pessoa que não seja o beneficiário, com a condição de que seja apresentada uma procuração particular, com firma reconhecida. No caso de falecimento do cotista, os herdeiros também podem fazer o saque. Basta levar um documento oficial de identificação e um documento que comprove sua condição legal de herdeiro.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) determinou o bloqueio dos recursos referentes ao Fundo Financeiro do RN (FUNFIRN) e negou a aplicação da Lei Complementar Estadual nº 620/2018, que permitia o uso das aplicações financeiras mantidas com recursos da previdência estadual pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte. O Executivo também terá 30 dias devolver valores porventura sacados em razão da Lei Complementar 620/2018.
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, afirmou nesta terça-feira (23) que a bandeira tarifária verde deve continuar em vigor em fevereiro. Isso significa que não haverá cobrança adicional nas contas de luz.
Segundo Rufino, o volume de chuvas nos meses de dezembro e janeiro, considerado dentro do normal, permitiu a redução na cobrança da conta e a expectativa é de manutenção desse cenário. A bandeira tarifária que será cobrada em fevereiro será divulgada oficialmente pela Aneel na próxima sexta-feira (26).
No início de janeiro, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, já havia dito que a expectativa é de que a tarifa de energia elétrica permaneça na bandeira verde até o fim do primeiro trimestre de 2018.
Nos últimos três meses de 2017, em razão do fraco volume de chuvas e da baixa nos reservatórios das usinas hidrelétricas, a Aneel autorizou a cobrança da tarifa vermelha, a mais alta prevista pela agência. Em outubro e novembro, vigorou inclusive a bandeira vermelha no patamar 2, com a cobrança extra mais alta, de R$ 5 para cada 100 kilowatt/hora (kWh) consumidos.
Condenado, em primeira instância, a nove anos e seis meses de prisão na Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá sua apelação contra a sentença imposta por Sérgio Moro julgada nesta quarta-feira (24). No entanto, este é apenas um dos sete processos em que o ex-presidente é réu na Justiça brasileira. Ao todo, o petista é suspeito de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e obstrução de Justiça. As investigações tem sido uma pedra no caminho do ex-presidente, que tem como meta voltar ao Palácio do Planalto em 2018.