O Santos sofreu com a altitude e estreou com derrota na Copa Libertadores na noite desta quinta-feira (01). O clube visitou o Real Garcilaso, do Peru, no estádio Garcilaso de La Veja, em Cusco, e perdeu pelo placar de 2 a 0.
O jogo foi válido pelo Grupo 6, que também conta com Nacional-URU e Estudiantes-ARG, que se enfrentaram na última quarta e empataram por 0 a 0. Com a derrota, o Santos larga na última posição da chave, com o Real Garcilaso terminando a primeira rodada como líder.
O Real Garcilaso entrou ligado em campo e abriu o placar logo aos 7 minutos de jogo, quando Vidales recebeu cruzamento sozinho na área e só empurrou para o fundo do gol. O Santos tentou uma reação rápida e chegou a levar perigo ao time peruano, mas a organização coletiva do time mandante fez com que a vantagem permanecesse até o intervalo.
O Santos voltou para a etapa final assustando em chute de Vecchio, mas não manteve a frequência ofensiva no decorrer do confronto. Enquanto o time brasileiro chegava pouco ao campo de ataque, os mandantes conseguiram administrar a vantagem. Já na reta final, aos 43 minutos, Ramúa arriscou um chute de fora da área e fez 2 a 0 para o Real Garcilaso, decretando a vitória.
O Santos voltará a campo já no próximo domingo para fazer clássico contra o Corinthians, às 17h, no estádio Pacaembu, pela 10ª rodada do Paulistão Itaipava. A estreia do clube paulista em casa acontecerá na quinta-feira, dia 15 de março, contra o Nacional, também no Pacaembu.