A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou hoje (13), por unanimidade, denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o senador Romero Jucá (MDB-RR) pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, em um desdobramento da Operação Lava Jato.
Com isso, o senador passa, pela primeira vez, a figurar como réu no STF, na primeira ação penal aberta no Supremo em decorrência da delação premiada da empresa Odebrecht. Esta é uma das 13 investigações contra Jucá que tramitam na Corte.
Jucá foi delatado pelo ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Claudio Mello Filho. Segundo o executivo, a Odebrecht fez, em 2014, uma doação eleitoral oficial de R$ 150 mil ao diretório regional do MDB em Roraima, ao mesmo tempo em que discutia com o senador a aprovação, no Congresso Nacional, de duas medidas provisórias (MPs) em benefício da empresa.
No mesmo dia da doação, o diretório regional do MDB repassou a quantia a Rodrigo Jucá, filho do senador, que na ocasião era candidato a vice-governador de Roraima.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, disse hoje (13), em São Paulo, que “não se submete a pressões”, ao ser questionada sobre a ação de políticos em relação à tramitação de processos em segunda instância.
Ela deu a declaração ao participar do encontro Mulheres no Poder: A Questão do Gênero na Justiça Brasileira, promovido pelo jornal Folha de São Paulo. Enquanto era aplaudida, uma mulher da plateia gritou “Lula na cadeia”.
Em relação à crítica da presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, de que STF está inerte em relação ao debate da prisão após condenação em segunda instância, a ministra reagiu dizendo que sempre lutou pela democracia e que todos têm o direito de se manifestar, porque, caso não pensasse dessa maneira, estaria contrariando o que sempre defendeu: a liberdade de expressão.
“Lutei a minha vida inteira pela liberdade de expressão e pela democracia; não é agora que, quando sou o sujeito que recebe a crítica, que eu iria mudar”, disse. Segundo a presidente do STF, “as críticas às vezes mais contundentes, às vezes mais ácidas” resultam dessa luta democrática.
A mulher autora do pedido anexou ao processo um laudo médico apontando que é portadora de Doença de Parkinson e uma declaração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre a possibilidade de uso de seus laboratórios para parametrização do medicamento com fins de tratamento.
O Juiz Federal ressaltou, em sua decisão, que vários países reconhecem a eficiência do uso terapêutico da Cannabis Sativa. Inclusive, com suporte em diversos estudos científicos e experiências internacionais, países como Canadá, Alemanha, Holanda e Itália, a fim de assegurar o acesso e qualidade do tratamento à base de substância entorpecente, regulamentaram o seu uso para fins medicinais.
O Rally RN 1500, que completa sua 20ª edição neste ano, já tem seu percurso definido. Sempre com a filosofia de proporcionar uma prova completa, com a característica de diversidade de terrenos, a organização preparou uma prova com 838 quilômetros pelo estado do Rio Grande do Norte, com 568 quilômetros de especiais (trechos cronometrados). As cidades de São Miguel do Gostoso, Assu, Currais Novos e Bom Jesus serão bases da prova deste ano.
O 20º Rally RN 1500 será válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally Off-Road para carros, motos, quadriciclos e UTVs, com organização da KTC Produções e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
O histórico de expansão e o retrato atual da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foram apresentados à comunidade universitária durante o Seminário de Interiorização, promovido na manhã desta segunda-feira, 12, na Facisa. O evento alusivo aos dez anos do campus, localizado no município de Santa Cruz, contou com a presença de gestores, técnico-administrativos, professores e estudantes da UFRN.
Na próxima quarta-feira (14), o centro histórico de Natal será palco do Dia Nacional da Poesia. No mesmo dia, a Estação do Cordel completa um ano de existência e será uma data para celebrar duas datas importantes para a cultura potiguar e do cordel em Natal.
No ano de 2018 completa-se 40 anos da primeira comemoração do dia da poesia ocorrida em Natal. Os movimentos poéticos da cidade preparam uma grande comemoração.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgará nesta terça-feira (13) a pesquisa inédita Retratos da Sociedade Brasileira – Perspectivas para as eleições de 2018, feita em parceria com o Ibope com 2 mil pessoas em 127 municípios. A pesquisa aponta o que o brasileiro defende que seja o foco do próximo presidente da República, as características pessoais e profissionais que buscam nos candidatos, quais partidos políticos têm mais simpatia dos eleitores, entre outras informações. O resultado da pesquisa tem recortes por região do país.
A rodada do final de semana pelos estaduais teve definição de classificados para as fases de mata-mata. No Paulistão, o Palmeiras venceu a segunda seguida e a vítima da vez foi o Ituano fora de casa, e terminou como líder da classificação geral. Com dois gols de Gustavo Scarpa e um de Fernando, o Verdão derrotou a equipe do interior paulista por três a zero e agora vai jogar contra o Novorizontino nas quartas de final.
Recuperação tricolor. O São Paulo recebeu o RB Brasil no Morumbi e venceu de virada, três a um. Com o resultado e a classificação, o Tricolor enfrentará o São Caetano na próxima fase. Quem também venceu e já sabe quem será o próximo adversário é o Corinthians, que derrotou o Botafogo de Ribeirão Preto, fora de casa, por dois a zero. Líder do grupo A, o Alvinegro vai encarar o Bragantino pelas quartas. Quem não terminou muito bem a última rodada da fase de grupos foi o Santos, que perdeu em casa para o São Bento por três a um. Na próxima fase, o Peixe vai ter que enfrentar o Botafogo de Ribeirão Preto.
Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (12), o secretário municipal de Tributação e Finanças, Francisco Oliveira, anunciou que em breve, o Município de Caicó vai efetuar o pagamento das rescisões dos servidores que foram exonerados nos meses de outubro e dezembro de 2017.
“A gente tinha falado que iria pagar após o dia 10 de março, mas infelizmente o nosso setor de Recursos Humanos está cheio agora com o informe da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) que é até o dia 23 de março. Assim que passar essa fase do PASEP e a folha de pagamento de março, nós começamos a pagar as rescisões de outubro e dezembro por secretaria”, explicou Francisco.
Os preparativos para a Meia Maratona do Sol seguem a todo vapor. A corrida chega à quinta edição trazendo na bagagem infraestrutura de nível internacional, com novidades no percurso e no número de inscritos, reunindo atletas de todo o Brasil, sagrando-se uma das provas mais importantes do país. As inscrições começam no dia 17 de março e deverão ser efetuadas exclusivamente no site www.meiamaratonadosol.com.br
Este ano, a competição foi antecipada para 15 de setembro, com partida e chegada na Arena das Dunas, em Natal, e distâncias de 21km, 10km e 5km.
Nesta edição, a Meia do Sol espera atingir a marca de oito mil participantes – dois mil a mais que nas últimas provas. Metade desse número é formado por maraturistas, atletas que viajam o mundo para participar de corridas de rua. “A ampliação no número de inscritos se dá pelas mudanças ao longo do trajeto que será percorrido pelos participantes, garantindo ainda mais segurança e conforto aos esportistas”, afirma Gabriel Negreiros, um dos organizadores.
Uma audiência pública na próxima quinta-feira (15), vai tratar a situação do trânsito de Caicó. O evento será realizado no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 18h, com a presença de vários setores ligados ao assunto.
Proposto pelos vereadores Erinaldo Lino (PP) e Lobão Filho (MDB), um dos pontos que será tratado na audiência pública será a viabilização de um local fixo para os transportes alternativos que fazem a linha para outros municípios.
De acordo com Lobão o assunto é de suma importância, visto a desorganização em que se encontra hoje o trânsito no município, sem qualquer tipo de fiscalização. “A situação precisa ser resolvida imediatamente, já que a cidade é polo, por onde passam pessoas de diversos municípios, aquecendo a economia local”, disse Lobão.
Na luta pelos direitos da mulher caicoense, a vereadora Ivonete Dantas solicitou que seja enviado oficio ao governador Robsinson Faria, afim de pedir a reabertura da Delegacia da Mulher em Caicó.
As unidades são imprescindíveis para o atendimento e acolhimento de mulheres vítimas de violência. A especialização é necessária porque este tipo de crime, além de ser comum – 1 mulher é estuprada a cada 1 minuto e 13 são mortas por dia no Brasil –, requer um tipo de atendimento e orientação especial visto a vulnerabilidade das vítimas.
As delegacias da mulher devem contar com profissionais preparados para acolher mulheres em situação de vulnerabilidade fornecendo, além de informações corretas sobre seus direitos e medidas protetivas, encaminhamentos para suporte jurídico, médico e psicológico e para redes de apoio e tratamento digno que não coloque a conduta da vítima em xeque ou deslegitime sua denúncia, reclamações constantes de mulheres que precisam recorrer a unidades comuns.
A Câmara de Vereadores de Caicó aprovou na sessão desta segunda-feira (12), por treze votos a dois, o projeto que altera o regimento interno e permite a antecipação da eleição da mesa diretora. De autoria da maioria dos vereadores da Casa Legislativa o projeto permite que ainda neste período legislativo possa ocorrer a eleição para a mesa diretora no período 2019/2020.
Ainda nessa sessão foi aprovado 12 votos a 3 a emenda do projeto de resolução que permite a reeleição da mesa diretora. Já com 11 votos a 4, foi rejeitado a emenda proposta pelo vereador José Rangel (PDT), a qual delimitava o período para ocorrer a referida eleição.
Os projetos aprovados seguirão para a redação final e em seguida a plenário para ser votada pelos edis. Após os trâmites, a Casa Legislativa estará pronta para realizar a eleição da próxima mesa diretora.
O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinaram nesta segunda-feira (12), o termo de adesão ao programa Internet para Todos. O evento, em Brasília, também contou com a participação de governadores e prefeitos. O objetivo é levar conexão banda larga de alta velocidade a todos os municípios brasileiros. Segundo o governo, o programa vai beneficiar cerca de 40 mil localidades em todo o país.
Mais dois grandes do futebol europeu entram em campo nesta terça-feira (13) em busca da vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões. Na Itália, a Roma, do goleiro brasileiro Alisson, precisa de uma vitória simples (um a zero) contra o Shakhtar Donestk, da Ucrânia, para avançar. Qualquer empate classifica os ucranianos, que venceram o jogo de ida por dois a um. No caso desse placar se repetir em favor dos italianos, haverá prorrogação.
Na Inglaterra, o Manchester United recebe o Sevilla, da Espanha. O confronto entre as equipes é o mais equilibrado dessa fase de oitavas. Na ida, empate por 0 a 0. Se o placar sem gols se repetir, o duelo será decidido na prorrogação. Empate com gols, classifica os espanhóis. Quem vencer, garante vaga na próxima fase. Os jogos começam às quinze para as cinco da tarde, horário de Brasília.
Duas das maiores bandas de forró juntas em um projeto diferenciado em Natal. Assim nasce o Grandes Sucessos, que dia 14 de abril leva ao palco do Boulevard Mastruz com Leite e Brasas do Forró. Além deles, Messias Paraguai traz os sucessos do forró brega para fechar uma noite “das antigas”.
Idealizado pelo Blog do BG e B! Shows, o evento vai reunir o melhor do forró nas décadas de 90 e 2000. A banda Mastruz com Leite surgiu em 1990 e traz em seu repertório sucessos como “A Praia”, “Noite Fria”, “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, “A Saga de um vaqueiro”, “Tatuagem”, dentre outros.
Já Brasas do Forró é praticamente da mesma época que Mastruz com Leite e ambas têm sua origem em Fortaleza, no Ceará. A banda ficou marcada por misturar o forró com ritmos do Sul do país como o fandango e o vaneirão com sucessos como “Pra recomeçar”, “Pergunta sem Resposta”, “Todo tempo é pouco pra te amar”, “Irreverência” e “Tão pedindo um vaneirão”.
Mais informações e venda de mesas pelo telefone: (84) 99103-6341.