O Município de Caicó publicou o decreto N.º 692, de 28 de junho de 2019 em relação a necessidade de instituir preços públicos específicos para os eventos realizados no Complexo Turístico Santa Costa – Ilha de Sant’Ana; considerando, que os preços públicos constituem modalidade especial de remuneração do Serviço Público.
De acordo com o decreto, as receitas municipais, provenientes de preços públicos, relativas a ocupação e a exploração comercial, no Complexo Turístico Santa Costa – Ilha de Santana, durante o período de 17 a 28 de julho de 2019, destinados a Parque de Diversões, Bares, Lanches, Trailers e outras atividades diversas, obedecerão a Tabela de Preços I, conforme Anexo I, do presente Decreto.
As áreas reservadas para ocupação e exploração comercial, de acordo com as normas estabelecidas neste artigo, estão divididas em lotes numerados de 01 a 73, conforme Anexo I, do presente Decreto.
As receitas municipais, provenientes de preços públicos, relativas à exploração comercial de mídia, no Complexo Turístico Santa Costa – Ilha de Santana, durante o período de 17 a 28 de julho de 2019, obedecerão a Tabela de Preços II, conforme Anexo II, do presente Decreto.
Do G1 – Irmã Dulce, a primeira mulher nascida no Brasil que se tornará santa, será canonizada no dia 13 de outubro de 2019, em uma celebração presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano, em Roma.
A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (1º), em coletivas de imprensa que ocorreram em Roma, no Vaticano, e no Santuário Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, em Salvador.
Além de Irmã Dulce, no mesmo dia, durante o Sínodo da Amazônia, serão canonizados outros quatro santos, segundo o Vaticano. Entre eles, está o cardeal inglês John Henry Newman, um dos principais intelectuais cristãos do século 19.
Nascido em 1801, em Londres, Newman foi pastor anglicano, mas, ao longo de seus estudos, acabou se convertendo ao catolicismo. Tornou-se padre e um teólogo reconhecido internacionalmente. Sua obra foi amplamente citada no Concílio Vaticano II. Entre as principais estão “Ensaio sobre o Desenvolvimento da Doutrina Cristã”. Ele foi beatificado em setembro de 2010, pelo Papa Bento XVI.
A prefeitura municipal de Caicó e a Paróquia de Sant’Ana realizaram o lançamento da Festa de Sant’Ana, neste domingo (30).
O evento reuniu um grande público no pátio da Catedral e também contou com a presença dos promotores de eventos e outros parceiros que participam da programação da festa de Sant’Ana.
O novo formato de apresentação da festa de Sant’Ana contou com shows de Rodolfo Lopes e a participação de Evan, Guilherme & Pedrinho e Hugo & Heitor.
Confira a programação de shows na Ilha de Sant’Ana, sendo uma realização da prefeitura municipal de Caicó:
Filarmônicas, orquestras, DJ’s, repentistas, bandas locais, regionais e nacionais estarão se apresentando durante a Festa de Sant’Ana de Caicó 2019. A programação de eventos públicos e provados foi conhecida na noite desse domingo, 30 de junho, durante lançamento promovido pela Paróquia de Sant’Ana e Município de Caicó.
A Festa de Sant’Ana de Caicó é considerada Patrimônio Cultural do Brasil, sendo o único do Rio Grande do Norte registrado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e uma das quatro celebrações do Nordeste reconhecidas pelo mesmo Instituto como Patrimônio Nacional.
O município de Caicó apresentou a programação de shows da Ilha de Sant’Ana, que contará com as atrações: Tropykalia, Líbanos, Circuito Musical, Samyra Show, Pedrinho e Guilherme, Evan, Aduílio Mendes, Vicente Nery, Capim com Mel, Waldonys, Rodolfo Lopes e Flávio José.
Diversas atrações estarão presentes em shows privados, entre elas Xandy Avião, Avine Vinny, Calcinha Preta, Bonde do Brasil, Edson Lima, Batista Lima, Thullio Milionário, Orquestra Super Oara, Bloco do Magão e José Orlando.
Com senhas limitadas, a Festa dos Ex-alunos do Colégio Diocesano Seridoense acontecerá no próximo dia 20 de julho, primeiro sábado de Festa de Sant’Ana. As senhas antecipadas começaram a ser comercializadas na Toli Caicó, ao lado da Caixa Econômica Federal.
A senha individual custa R$ 100,00 e 65% do valor é revertido para o patrocínio de bolsas de estudos no Colégio Diocesano para jovens de baixa renda, que participam de uma seleção no final do ano. “Nosso evento é beneficente. Com o lucro da Festa e a contribuição dos ex-alunos associados, mantemos nove bolsistas no ensino médio, pagando 100% das mensalidades destes jovens”, destacou Diego Vale, presidente da Associação dos Ex-alunos do CDS.
A programação iniciará as 9 horas, com missa na Igreja de São José, seguida de aula da saudade das turmas homenageadas. O churrasco de confraternização começa ao meio dia, no próprio colégio. Esse ano, entre as inovações, a festa contará com ilha de churrasco do BBQ Seridó e dois palcos. As atrações confirmadas são: Isac Queiroz, Hugo & Heitor, Solange Silva e Parcélio e Paulinho.
O Pavilhão Cultural é um dos destaques da programação da Festa de Sant’Ana de Caicó-RN. O espaço localizado ao lado da Catedral contará com palco para apresentações musicais e terá atrações no período de 17 a 28 de julho.
É o mesmo espaço onde também acontecem eventos importantes como a Festa dos Doces, o Jantar de Sant’Ana, a chegada da Cavalgada, Leilão da Festa e Feirinha de Sant’Ana. A programação conta com apoio do projeto Letra e Música do SESC Seridó e do Município de Caicó.
Na noite desse domingo (30), o pároco de Sant’Ana de Caicó, padre Alcivan Tadeus, apresentou a programação musical do Pavilhão Cultural:
O III Festival de Quadrilhas Estilizadas foi encerrado no domingo (30), no ginásio Nonozão, na Ilha de Sant’Ana, em Caicó e reuniu quadrilhas estilizadas representando os Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. As arquibancadas ficaram lotadas com a presença de um grande público.
No final, a Companhia Junina Lume da Fogueira foi a grande campeã com o primeiro lugar e recebeu a premiação de cinco mil reais. Em segundo lugar, a quadrilha Chamego Medonho (Esperança-PB) com um prêmio de três mil reais. O terceiro lugar ficou com a quadrilha estilizada Na Pisada do Sertão (Triunfo Potiguar) com um prêmio de dois mil reais e em quarto lugar, a Junina Caiacós (Caicó). Cada quadrilha que participou do Festival também recebeu uma comenda do Município.
A apresentação da Lume da Fogueira apostou num tema que mostrou elementos cênicos das tradicionais festas do boi de Parintins e também com referência aos santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro).
O III Festival de Quadrilhas Estilizadas foi realizado nos dias 29 e 30 de junho, sendo uma realização da prefeitura municipal de Caicó, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes.