Os Policiais Civis do Rio Grande do Norte farão um grande protesto, nesta sexta-feira, 25, a partir das 8h, em resposta a uma proposta apresentada pelo Governo do Estado que implica em redução salarial da categoria. Além disso, os Agentes e Escrivães farão uma entrega simbólica dos distintivos em protesto.
Nesta quinta-feira, 24, o SINPOL-RN teve uma reunião com o Gabinete Civil na qual estava programada a apresentação de uma contraproposta aos pleitos de reestruturação da carreira dos Policiais Civis.
O caicoense, ALISSON MATEUS DA SILVA OLIVEIRA, conhecido como ALISSON CD’s, de 30 anos de idade, que foi preso nesta semana por crime de contrabando e porte ilegal de arma de fogo, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal, na tarde desta quinta-feira (24).
O advogado, Ariolan Fernandes, disse em entrevista no programa Cidade Alerta, da Rádio Rural AM de Caicó, que pretende ingressar com um pedido de habeas corpus.
Os outros dois presos, MATHEUS EDUARDO LIMA, de 24 anos e SAMEK ESROM COELHO DA SILVA, de 21 anos, que foram presos com os cigarros pertencentes a Alisson, já foram postos em liberdade. Eles pagaram fiança arbitrada na audiência de custódia.
O auto de prisão em flagrante dos três, foi concluído na Delegacia de Polícia Civil e encaminhado para a Polícia Federal, em Natal. Os federais concluirão o inquérito e remeterão para Justiça Federal em Caicó, aonde o processo será julgado.
As Policiais Rodoviária Federal, Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba realizaram na manhã desta quinta-feira (24), a Operação Ladinos, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos de pertencer a organização criminosa que age na região nordeste do país em ocorrências de assaltos a bancos e carros fortes.
Foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão e 23 de prisão. Ao todo foram presas dezesseis pessoas, onze armas de fogo sendo elas quatro revolveres, uma pistola, duas espingardas calibre 12 mm, duas espingardas calibre 36 mm e dois fuzis calibre 7,62 mm. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Catolé do Rocha, Lagoa, Jericó, Santa Cruz e Pombal no Sertão paraibano, e ainda na região metropolitana de João Pessoa. Ao todo, 180 policiais de todas as instituições envolvidas e bombeiros militares foram empregados na operação.
Segundo as investigações, a quadrilha desarticulada na Operação foi responsável por um estouro a carro forte em Jericó em julho deste ano, assaltos aos bancos Bradesco do Brejo Santo, São João do Rio do Peixe, Bom Sucesso e uma tentativa de assalto também ao banco Bradesco de Jericó. Uma das características do grupo é o uso de extrema violência nas ocorrências e o elevado poder de fogo.
A ação integrada faz parte das estratégias adotadas para intensificar as ações de enfrentamento ao crime organizado no estado da Paraíba e impedir a expansão de organizações criminosas que atuam em vários Estados do país.
O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), através do Decreto Nº 713 informa que fica declarado Ponto Facultativo, nos Órgãos da Administração Pública Municipal, no dia 28 de outubro do corrente ano, segunda-feira, em decorrência do feriado do dia do Servidor Público.
Os efeitos deste Decreto não se aplicam às atividades consideradas essenciais à população.
O Supremo Tribunal Federal (STF) deu prosseguimento, nesta quinta-feira (24), ao julgamento das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADC) 43, 44 e 54, nas quais se discute a possibilidade de início do cumprimento da pena antes de serem esgotadas todas as possibilidades de recurso (trânsito em julgado). Até o momento, quatro ministros – Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Roberto Barroso e Luiz Fux – consideram que a possibilidade é constitucional. Outros três, o ministro Marco Aurélio (relator), a ministra Rosa Weber e o ministro Ricardo Lewandowski, entendem que a medida ofende o princípio constitucional da presunção de inocência. O julgamento prosseguirá no início de novembro.