Um mês após a instalação do tomógrafo no Centro de Imagens do Hospital Regional Telecila Freitas de Fontes (HRTFF), em Caicó, já foram contabilizados 250 exames de tomografia computadorizada. O número atesta a importância do equipamento para os pacientes do setor de traumatologia, os que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e os que testaram positivo para a Covid-19.
“Somente da Ala Covid foram realizados exames em 137 pacientes dos 251 que estiveram ou estão internados. Desses, 38 estavam entubados e não seria possível a realização do exame se não tivéssemos o equipamento, já que eles não tinham condições de realização em outra unidade. Trata-se de um suporte de imagem de qualidade que vem balizando as decisões clínicas acerca de condutas terapêuticas, reduzindo transferências para a capital e otimizando a assistência na região”, disse a diretora do Hospital, Maura Vanessa Sobreira.
O tomógrafo integra o Plano de Contingência da doença para o Seridó e funciona em regime de 24 horas, promovendo melhorias no tempo de resposta do tratamento clínico e cirúrgico dos pacientes.
Os dados epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte, sobre a pandemia da Covid-19, registrados nesta quinta-feira, 09, revelam a redução da fila de regulação e na ocupação de leitos de UTI.
Durante a entrevista coletiva diária concedida por membros do Governo do RN para atualização de dados e prestação de contas das ações do Governo, no início da tarde, havia na fila de regulação, 7 pacientes aguardando transferência e 21 leitos disponíveis. O secretário adjunto de saúde do Estado, Petrônio Spinelli disse que o trabalho para abrir mais leitos críticos continua e tem o objetivo de, nos próximos dias, alcançar 80% de ocupação dos leitos críticos. Hoje, apesar da redução na fila, a ocupação ainda é de 92%.
“Para chegarmos a 80% é preciso a população fazer o isolamento social e respeitar as medidas de proteção. Esta questão ainda é muito preocupante. Em Natal, por exemplo, o bairro do Alecrim está como na situação pré-pandemia. A localidade recebe fluxo de pessoas de todos os bairros e de muitos municípios do interior. Assim, é um pólo aglutinador de pessoas e difusor do vírus”, afirmou Petrônio.
Neste dia 9, há 726 pessoas internadas para tratamento da infecção pelo novo coronavírus, em todo o estado. Deste total, 372 estão em leitos críticos. A ocupação de leitos na região Oeste é de 100% (apesar do acréscimo de 5 novos leitos de UTI), 92% na região Metropolitana de Natal, 70% Pau dos Ferros, 100% no Mato Grande e 83% no Seridó. Dos 7 pacientes na fila de regulação, 6 são residentes nos municípios da região metropolitana de Natal.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o Ministério Público Federal no RN (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT/RN) ingressaram com uma ação civil pública (ACP) contrária à retomada das atividades econômicas adotada pela Prefeitura do Natal no último dia 30 de junho e ampliada em 7 de julho. Na capital potiguar, já foi permitida a reabertura de vários setores não essenciais, mesmo com sistema de saúde lotado e sem perspectivas quanto ao fim da pandemia.
A ação inclui um pedido liminar e cobra que se retomem as medidas de isolamento social vigentes até 29 de junho, só devendo a prefeitura adotar o chamado Plano de Retomada Gradual da Atividade Econômica quando forem observados os seguintes critérios: ocupação abaixo de 70% dos leitos de UTI dedicados ao tratamento da covid e taxa de transmissibilidade (média de pessoas infectadas por quem possui o vírus) inferior a 1 e se mantendo em queda sustentada. Essa redução deve ser atestada pelos comitês da Fiocruz, Consórcio Nordeste e Mosaic UFRN.
A liminar requer a apresentação, no prazo de 24 horas, da justificativa técnica – “embasada em evidências científicas e análises sobre as informações estratégicas em saúde” – que subsidiou a decisão de retomada das atividades econômicas no último dia 30 e sua ampliação no dia 7. A cobrança, destaca o Ministério Público, leva em conta o direito da população à informação.
A Confederação Brasileira de Futebol publica nesta quinta-feira (9) o calendário revisado de competições profissionais masculinas para o ano de 2020. O ajuste se deve à paralisação dos jogos por conta da pandemia de Covid-19 e a temporada tem o encerramento previsto para o dia 24 de fevereiro de 2021. O documento em anexo contempla também as datas-base das Eliminatórias para Copa do Mundo FIFA 2022.
As tabelas das Séries A, B e C serão mantidas conforme originalmente anunciadas. O detalhamento das primeiras rodadas será disponibilizado pela Diretoria de Competições no início da próxima semana, juntamente com as Diretrizes Operacionais para realização das partidas.
Campeonato Brasileiro
– A Série A do Brasileirão será disputada entre os dias 9 de agosto e 24 de fevereiro de 2021. O formato da competição segue mantido, em pontos corridos ao longo de 38 rodadas.
Foi publicada na edição do Diário Oficial do Município de Natal, desta quarta-feira (08), a abertura do Processo Simplificado de Seleção para Contratação Temporária, a fim de integrar cadastro de reserva para Educador Infantil, Professor de Artes Dança, Artes Música, Artes Teatro, Artes Visuais, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Inglês, Libras, Língua Portuguesa e Matemática.
O Edital da Comissão Permanente de Concurso Público (Compec) da Secretaria Municipal de Educação, foi autorizado pelo prefeito do Natal, Álvaro Dias. Por se tratar de seleção para cadastro de reserva, não há número de vagas pré-determinado, sendo preenchido à medida que forem surgindo as demandas. Vale lembrar, também, que ficam reservadas vagas para pessoas com deficiência e candidatos negros.
Policiais civis da 9ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Santa Cruz e da Delegacia Municipal de Jardim do Seridó deram cumprimento, na manhã desta quarta-feira (08), a um mandado de prisão em desfavor de Edna Maria Fonseca, 41 anos.
Edna Maria foi presa no município de Jardim do Seridó em decorrência de seu livramento condicional ter sido revogado pela 2ª Vara da Comarca de Santa Cruz, onde responde processo pela prática do crime de roubo.
Ela foi conduzida até a delegacia e encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.
A Secretaria de Saúde de Caicó, informou no Boletim Epidemiológico de Covid-19, na noite desta quarta-feira (08), que foram confirmados 47 novos casos da doença sendo 16 comunitários e 32 institucionais, ou seja, de presos da Penitenciária Estadual do Seridó. Outras 17 pessoas estão recuperadas.
Homem de 76 anos, Barra Nova, TR, em isolamento domiciliar
Mulher de 61 anos, Barra Nova, TR, em isolamento domiciliar
Homem de 43 anos, Paraíba, PCR, em isolamento domiciliar
Mulher de 77 anos, Barra Nova, PCR, em isolamento domiciliar
Mulher de 40 anos, João Paulo II, PCR, em isolamento domiciliar
Homem de idade não informada Walfredo Gurgel, PCR, em isolamento domiciliar
Mulher de 55 anos, Paraíba, PCR, em isolamento domiciliar
Homem de 57 anos, Adjunto Dias, PCR, em isolamento domiciliar
Mulher de 73 anos, João XXIII, PCR, em isolamento domiciliar
Mulher de 43 anos, Nova Descoberta, TR particular, recuperada
Homem de 54 anos, Barra Nova, TR particular, em isolamento domiciliar
Mulher de 55 anos, Centro, TR particular, em isolamento domiciliar
Mulher de 39 anos, Nova Descoberta, TR particular, em isolamento domiciliar
Homem de 27 anos, Samanau, TR, em isolamento domiciliar
Mulher de 26 anos, Barra Nova, TR, em isolamento domiciliar
Mulher de 58 anos, Barra Nova, TR, em isolamento domiciliar
Os casos confirmados na Penitenciária Estadual do Seridó, nesta quarta-feira, foram 33:
Homem de 28 anos, apenado PES. TR, em isolamento
Homem de 55 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 52 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 23 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 33 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 23 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 21 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 23 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 45 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 20 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 32 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 47 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 31 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 47 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 32 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 20 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 23 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 34 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 24 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 21 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 22 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 27 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 23 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 30 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 25 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 30 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 47 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 27 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 33 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 23 anos, apenado PES, TR, em isolamento
Homem de 25 anos, apenado PES, TR, em isolamento
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, realizou, na manhã de hoje (08), mais uma visita a Nova Barra de Santana para verificar andamento das obras e apresentar as cinco tipologias das casas que vão realocar os moradores atingidos pela área alagada da Barragem de Oiticica, em Jucurutu. Uma comissão do movimento dos atingidos também participou da vistoria e aprovou o trabalho realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.
Na presença de cinco futuros proprietários, o secretário mostrou as residências explicando todos os detalhes de engenharia envolvidos nos diferentes modelos de moradia. “Conseguimos reverter o serviço mal feito, já executado, e imprimir, além de ritmo, qualidade na construção dos imóveis” explica João Maria destacando também um avanço significativo na parte de planejamento urbano.
“Estamos muito satisfeitos em ver como coisas estão avançando de forma organizada. O negócio agora está bonito de se ver! Gostaria de agradecer o empenho pessoal do secretário João Maria, que inclusive é engenheiro, e vem orientando muito bem os representantes da construtora” disse Euzimar Araújo morador de Barra de Santana.
A comitiva, que também contou com representantes do consórcio construtor, EIT/ENCALSO, visitou os terrenos onde serão construídas os comércios, indústrias e serviços.
G1 – A Caixa Econômica Federal libera a partir desta quinta-feira (9) os saques e transferências da primeira parcela do Auxílio Emergencial para os aprovados inscritos no aplicativo e site dentro do terceiro lote, e que aniversariam em abril – um total de 400 mil trabalhadores. Ao todo, o lote inclui 5,9 milhões de beneficiários.
Os saques e transferências serão realizados conforme o mês de nascimento do trabalhador e vão até o dia 18 de julho. Esses trabalhadores já tiveram o dinheiro liberado na poupança social digital entre os dias 16 e 17 de junho.
Nenhum apostador acertou os seis números da Mega-Sena sorteados nesta quarta-feira (8) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo.
Os números sorteados no concurso 2.277 foram: 10 – 22 – 23 – 37 – 53 – 60.
Na quina, 89 apostadores ganharam R$ 31.990,12. Os 5.597 ganhadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 726,69.
A estimativa de prêmio do próximo concurso é de R$ 40 milhões para quem acertar as seis dezenas da Mega-Sena. O concurso 2.277 será no sábado (11).
No Maracanã de portões fechados e milhões de internautas na torcida, o Fluminense venceu o Flamengo na disputa de pênaltis por 3 a 2, após um empate em 1 a 1 nos 90 minutos, e levantou a Taça Rio nesta quarta (8).
Este resultado força a realização de mais dois jogos para decidir quem ficará com o título de Campeão Estadual. Como já havia conquistado a Taça Guanabara e também somou o maior número de pontos na fase de grupos, a equipe de Jorge Jesus poderia se sagrar bicampeã carioca e levar o 36º título carioca para a Gávea. Entretanto, o futebol resolveu prorrogar esse torneio, que foi marcado pela pandemia, pelo retorno ou não da competição e pelas disputas sobre os direitos de transmissão dos jogos, alterados a partir da Medida Provisória 984.
Dentro do campo, durante os 90 minutos, as equipes empataram em 1 a 1. Com mais marcação, o Fluminense começou melhor e saiu na frente com gol de cabeça do lateral Gilberto aos 37 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, aos 32, Pedro, também de cabeça, escorou cruzamento da esquerda e empatou o placar.
Com a igualdade no marcador ao final dos 90 minutos, a disputa foi direto para as penalidades. Nas cobranças, melhor para a pontaria e para o goleiro do tricolor. O zagueiro Léo Pereira chutou para fora e Muriel defendeu os chutes de Willian Arão e Rafinha. Já Hudson e o uruguaio Michel desperdiçaram para o Flu.