A Serasa informou nesta segunda-feira (9) que 10 milhões de consumidores poderão quitar dívidas por apenas R$ 50. A ação faz parte do 26º Feirão Limpa Nome, que permite renegociar dívidas atrasadas com até 99% de desconto. O feirão começou na semana passada
Participam da iniciativa mais de 50 empresas de diversos segmentos, como lojas de departamento, companhias telefônicas, bancos e faculdades. A estimativa é que as ações podem dar a possibilidade para 64 milhões de consumidores regularizarem sua situação. O feirão vai até o dia 30 deste mês.
Marcos Dantas noticia em seu Blog que pelo menos 18 pesquisas foram registradas antes do encerramento do prazo na Justiça Eleitoral e serão divulgadas durante esta semana em vários municípios do Seridó.
São José do Seridó é o município com maior número de pesquisas registradas. Serão 3, sendo uma na quinta e duas no sábado. Outras duas pesquisas serão divulgadas em Caicó, duas em Cruzeta, duas em Parelhas, duas em Florânia, e uma em Currais Novos, Cruzeta, Lagoa Nova, Jucurutu, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, São João do Sabugi e São Fernando.
O advogado caicoense, Marx Hélder Fernandes, disse nesta segunda-feira (09), em entrevista no programa Cidade Alerta, da Rural FM 102,7, que sua irmã, a oftalmologista, Débora Fernandes, não estava praticando atos irregulares vedados pela legislação eleitoral, neste domingo (09), nas dependências do Centro Especializado em Reabilitação – CER.
Técnicos da Justiça Eleitoral de Caicó, estiveram no local para averiguar denúncia de que pessoas estariam fazendo exames de vista em troca de votos.
O advogado Helder Fernandes, disse que sua irmã, estava trabalhando como prestadora de serviço da Prefeitura de Caicó, como faz desde 2017 e criticou a forma como foi feita a disseminação da informação no momento do fato.
“Ela atende nesse mesmo local de trabalho, através de demanda do SUS, desde 2017. Os prontuários e as marcações dos exames, não são feitos por ela. É importante lembrar que não apenas pessoas de Caicó, são atendidas por ela. O que não é normal, é você na ânsia de promover determinados grupos, ao qual determinados jornalistas e blogueiros são ligados, tentar usar um fato como esses para passar uma imagem destorcida da realidade dos fatos colocando em questão a moral, a reputação, a conduta de uma profissional, como é a médica Débora Fernandes, uma pessoa que é alheia a qualquer discussão política, não só em Caicó, mas, como no estado. Que vive para o seu trabalho, pra sua família“.
Em reunião realizada nesta segunda-feira (09), coordenada pelo Juiz da 25 ZE em Caicó, José Vieira, e que teve participação de representantes dos candidatos a prefeitura, ficou decidido que nesta reta final de campanha eleitoral, não será mais permitido o uso de paredões.
O comandante da Cipam, Tenente PM Rafael Vitor, que também participou da reunião, em contato com o Blog Sidney Silva, a quantidade de eventos que aconteceram nos últimos dias com som alto preocuparam e motivaram a reunião.
“Nós temos que manter a ordem. Existe uma lei que regula o som desses equipamentos e ela estava sendo desrespeitada”, disse.
Caicó vive um momento histórico em relação ao abastecimento. Após quase três décadas recebendo água em sistema de rodízio, nos últimos dois meses, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está realizando o fornecimento de água de forma continuada para todas as áreas da cidade.
Luiza Costa, Dona Bela, 85 anos, moradora da Praça Dr. José Augusto, conhecida como Praça da Alimentação, no Centro de Caicó, já estava acostumada com o rodízio de água. As dificuldades com água fizeram parte da rotina de Dona Bela e sua família nos últimos 30 anos. “Sabemos que viver em uma região seca é se acostumar com as dificuldades. Eu não consigo olhar para o Itans e ver ele com pouca água. Infelizmente, a falta de chuvas nos trouxe essa tristeza”, relata. A nova realidade com as chuvas deste ano, os investimentos no sistema via adutora Manoel Torres e o envio de água do sistema Coremas mudaram a realidade em Caicó. O Centro da cidade, aonde dona Bela vive, chega água todo dia. “Ter água todo dia é uma riqueza. Para nós caicoenses, é a maior riqueza que existe”, explica.
A gerente da Regional Seridó da Caern, Rosy Gurgel, explica que o fim do rodízio de abastecimento é uma vitória para toda Caicó. “Estamos muito satisfeitos em poder contribuir com a população e dar essa boa notícia para a cidade. Depois de anos de muita dificuldade”, ressalta. Mesmo com a melhoria hídrica a população deve se manter alerta para o uso racional da água.
Foi para alcançar o sonho de cursar enfermagem que Kananda Oliveira, 19, se mudou de Severiano Melo para Mossoró, ambas no Rio Grande do Norte, em 2017. Duas horas de viagem separam o campus da universidade da cidade onde ela nasceu e se criou. Com a pandemia e as aulas presenciais suspensas, Kananda preferiu voltar para sua casa. Sem trabalho fixo, viu no auxílio emergencial a primeira oportunidade de ganhar uma renda “fruto do seu suor e trabalho”. Começou um pequeno negócio virtual, vendendo camisetas femininas. No seu primeiro investimento, conseguiu vender sessenta blusas em menos de um mês e, desde então, tem aumentado os pedidos, e as vendas continuam crescendo.
Machucado pela seca, o município de Severiano Melo tem fontes de renda incertas. A atividade econômica mais importante é a cajucultura – e, quando há chuva, a terra do caju, como é conhecida na região, registra fartura na colheita e aquece sua economia. Os agricultores esperam com ansiedade o período chuvoso dos meses do início do ano e, mais ainda, as chuvas de agosto a outubro, a chamada chuva do caju. Em outubro, a cidade comemora com a tradicional festa do caju, agradecendo pela colheita. Neste ano, apesar da boa época chuvosa, a pandemia não permitiu que a comemoração acontecesse.
Severiano Melo é uma cidade marcada pelo êxodo populacional. No último censo do IBGE, em 2010, a cidade de Kananda tinha 5.752 habitantes; hoje a estimativa é de 2.088. A explicação para essa redução é a saída da população em busca de estudo, emprego e renda. Mas muita gente mantém o título de eleitor na cidade mesmo depois de se mudar e, com isso, Severiano Melo tem mais eleitores registrados – 6.482 – que habitantes. Pelo mesmo motivo, o número de beneficiários do Programa de Auxílio Emergencial – 2.910 – também supera a população. Há beneficiários que já não vivem na cidade, mas, no programa assistencial, deram como endereço oficial a cidade de Severiano Melo.
Desde abril, o auxílio é como uma redenção em cidades mais pobres, principalmente no Norte e Nordeste, suprindo a queda na renda causada pela paralisação do comércio com a pandemia do novo coronavírus. Um estudo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) notou que o programa teve impacto maior nas localidades que registram um número mais alto de cadastrados através de programas sociais que, normalmente, são cidades mais pobres do Norte e Nordeste. Os estados com maior percentual de adesão ao auxílio em relação ao número de habitantes são Sergipe (66%), Piauí (40%), Bahia (39%), Pará (38%) e Maranhão (38%), segundo dados do Ministério da Cidadania. Todos os estados do Nordeste estão, pelo menos, nas quinze primeiras colocações. Em cinco unidades federativas – São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul -, foi notado que o valor destinado pelo auxílio não cobriu a perda de renda.