Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva

Um estudo em oito países feito pelo Instituto Reuters para Estudos de Jornalismo da Universidade de Oxford, revelou que os brasileiros confiam mais na imprensa (52%) do que no governo (46%) como fonte de informação sobre a Covid. Os políticos vieram em último lugar em credibilidade, com 20%, perdendo até para pessoas desconhecidas (com 21%). O único lugar onde isso ocorreu além do Brasil foi na Argentina.

O problema é global: 35% dos entrevistados disseram ter visto desinformação propagada por políticos. A confiança na imprensa brasileira para informações sobre a pandemia foi apontada como a segunda mais alta do mundo, empatada com a da Alemanha e só superada pela imprensa da Coreia do Sul.

As entrevistas foram realizadas em abril pela empresa de pesquisas YouGov com 11 mil pessoas no Brasil, Alemanha, Argentina, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Japão e Reino Unido. O objetivo foi examinar o comportamento do público em relação às notícias sobre a doença e os níveis de confiança nas diferentes fontes de informação – imprensa, redes sociais, governos, instituições de saúde, políticos, conhecidos e desconhecidos -, bem como a exposição à desinformação e a confiança nas vacinas.

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube