Dia: 8/06/2021

Banner Programa Sidney Silva

A Secretaria de Saúde de Caicó, anunciou que nesta quarta-feira (09), vai vacinar as pessoas sem comorbidades com idade de 59 anos. O horário é das 09h 15h e local, na Prefeitura Antiga, no Centro.

Já no Centro Administrativo, na Avenida Coronel Martiniano, a vacinação também ocorre das 9h às 15h, porém para um público diferente, confira:

– Gestantes e puérperas;
– Pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades de 18 anos acima;
– Trabalhadores da saúde que não se vacinaram ainda (incluindo rede pública, privada, farmácias, estagiários de ensino superior dos serviços de saúde de Caicó e médicos veterinários).
– Pessoas que estão na data de tomar a segunda dose da Coronavac e Astrazeneca.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS

O prefeito Dr. Tadeu, esteve nesta terça-feira (08), acompanhando o trabalho de pavimentação que está em andamento na Rua Cândido Dias Gato, no Bairro Itans. A obra era uma reivindicação antiga dos moradores.

“Estamos realizando o sonho dos moradores desta Rua. Nós acreditamos que nos próximos 10 dias, vamos estar com a pavimentação toda pronta e, também, com esgoto geral. Esse é mais um serviço da nossa gestão. Estamos avançando para melhorar a vida dos nossos conterrâneos”, disse o Dr. Tadeu.

O prefeito disse ainda que outras ruas, que estavam há anos esperando que o Poder Público chegasse com o calçamento, já estão ou serão, em breve, beneficiadas. Ele ainda fez questão de parabenizar a sua equipe, que trabalhou para em tempo hábil usar os recursos de emendas destinadas à pavimentação de ruas, que estavam quase perdidas.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva

A Cubo Produtora lançou, no último dia primeiro de junho, um projeto que irá resgatar canções que retratam a região do Seridó e, em especial, a cidade de Caicó. O projeto também garante o lançamento de obras inéditas em sua coletânea musical.

O Canto do Cuó, nome dado à coletânea musical que encabeça o projeto, tem como principal objetivo o lançamento de trabalhos musicais com motivos regionais. Entretanto, a própria trajetória montada pela produção demonstra o potencial de lançamento de diversos outros subprodutos originais. Sendo, desde material audiovisual para promoção contínua do projeto, como videoclipes e gravações dos bastidores, quanto a possibilidade de uma ousada vinculação da coletânea nas principais festas regionais, a exemplos da tradicional Festa de Santana de Caicó, e a Festa de Nossa Senhora do Rosário.

A nossa expectativa é poder unir as principais referências musicais e somar com novos elementos, acompanhar tendências e, claro, abrir espaço para novas vozes poderem também cantar a nossa história“, disse Hyllka Lucena, produtora e idealizadora do projeto.

A ideia é de que o produto possa vir a integrar o repertório promovido antes e durante os próprios festejos. Uma vez que falar de Caicó, é falar também de tradição sertaneja e fé católica, e ambos os temas acabam presentes também nas músicas. A grande expectativa é de que o projeto consiga alcançar um nível de qualidade suficiente para assegurar sua longevidade, dentro dos eventos regionais na cidade e também como material de trabalho para os artistas convidados.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (08), a Operação Ebenézer e prendeu em Curitiba/PR, um homem de 43 anos, suspeito de ser o autor do homicídio que vitimou o policial penal federal, Henri Charlie Gama e Silva, morto em abril de 2017, na cidade de Mossoró/RN.

Na operação foram mobilizados policiais federais de Brasília, Mossoró e Curitiba visando dar cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela 8ª Vara Federal de Mossoró.

À época dos fatos, o policial penal Henri Charlie estava em um bar próximo a sua residência, em Mossoró (RN), quando um indivíduo desceu de um veículo e atirou em sua direção. Atingido pelas costas, ainda assim, ele conseguiu correr, mas foi alcançado pelo autor dos disparos. O crime teria sido arquitetado por uma facção criminosa paulista e contou com a infiltração de uma empregada doméstica na residência da vítima.

Quando do prosseguimento das investigações ficou demonstrado que o acusado estaria vivendo com nome falso na capital paranaense, onde acabou sendo localizado.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS

Nesta terça-feira (08), completaram-se 20 dias do assassinato do empresário caicoense, George Basílio de Queiroz, de 30 anos. Ele foi morto no interior de sua loja no Bairro Boa Passagem pelo currais-novense, Weslley Magno Silva de Araújo que segue foragido. A Polícia Civil de Caicó, já realizou várias diligências, mas, não conseguiu capturá-lo.

Ao entrar na loja, Weslley estava armado e, inicialmente, abordou a esposa da vítima, depois seguiu para o escritório onde efetuou um tiro que atingiu George na cabeça.

Em entrevista a imprensa, o delegado Leonardo Germano, disse que “Weslley integra o crime organizado, uma facção criminosa e, especificamente, atua no Bairro Walfredo Gurgel, em Caicó, há pelo menos 4 anos. Entre os faccionados, ele conhecido como o “Negão Salvador”. O titular da DP Municipal, disse ainda que o material probatório que compõem o inquérito é contundente no sentido de apontá-lo como o responsável pela morte do empresário.

Um dia após o crime, a Polícia Civil com apoio da Polícia Militar, realizou diligências em uma residência no Bairro Walfredo Gurgel, onde supostamente Weslley estaria escondido. Ele não foi localizado, mas, apreenderam cerca de 4 quilos de maconha, além de grande quantidade de cocaína, crack, material para a produção das drogas, munições de revólver de calibre 38 e de pistola Ponto 40.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva

A baixa procura pela vacina contra a influenza tem sido motivo de preocupação para os gestores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Em sua terceira etapa de execução, apenas 20% das pessoas do público-alvo compareceram aos postos. As salas de vacinação em todo o Rio Grande do Norte estão aplicando a vacina desde o dia 12 de abril e seguirão até 09 de julho.

A Enfermeira Katiucia Roseli, que está coordenando a Campanha de Influenza, reforça que as doses continuam disponíveis para todos os que são dos grupos prioritários. “Toda a população que não se vacinou na primeira e na segunda fase pode procurar as unidades básicas de saúde para receber a dose”.

Ela explica que, assim como a vacinação contra a covid 19, a campanha para a influenza tem importante papel da saúde coletiva. “Pedimos para que a população se conscientize de que a influenza também gera internação, também causa o óbito e somente a vacina proporciona a segurança necessária”.

Leia mais

Banner B Card Seridó

No próximo dia 12 de junho as gestantes do Rio Grande do Norte poderão procurar os postos de saúde para garantir sua imunização contra a Covid-19. As unidades básicas de saúde irão funcionar das 8h às 17h e a expectativa é vacinar aproximadamente 20 mil mulheres grávidas em todo o estado.

 A ação faz parte de um esforço conjunto da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems) para tentar frear o aumento de óbitos em gestantes no estado. Desde o início da pandemia, em março de 2020, já são 40 óbitos por Covid-19 em gestantes no Rio Grande do Norte. 

O imunizante utilizado será o da Pfizer, recomendado pelo Ministério da Saúde, para uso nas gestantes com e sem comorbidades. É necessário levar o cartão de pré-natal À uma unidade de saúde mais próxima de sua casa ou aos sistemas de drive thru de vacinação, caso o município de residência ofereça essa estratégia. 

Em reunião no dia 18 de maio, a Câmara Técnica das Vacinas do estado deliberou sobre a distribuição das vacinas da Pfizer para todos os municípios de RN. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no final de maio, as novas condições de conservação e armazenamento para a vacina produzida pela Pfizer. O novo texto de bula estende de cinco para 31 dias o tempo para que a vacina seja mantida em temperatura controlada entre +2ºC a +8ºC

Leia mais

VIGGO BANNER

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) contabilizou, até essa segunda-feira (7), a vacinação de 706 policiais penais do Rio Grande do Norte — o equivalente a 52% do efetivo imunizado contra a covid-19. A imunização dos agentes segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), com a aplicação da vacina sob responsabilidade dos municípios.

A Seap tem 1.358 servidores ativos e 19 deles se recusaram a receber o imunizante. Nesta terça-feira (8), a Secretaria registra quatro casos positivos entre os servidores e dois entre os internos. No País, apenas 10% da população foi vacinada com as duas doses e 23% com a primeira aplicação do imunizante.

A vacinação das forças de segurança pública teve início no dia 7 de abril. A vacina é distribuída de forma proporcional e escalonada para os servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Técnico-científico de Perícia (ITEP), Polícia Penal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal, Defesa Civil, Forças Armadas, agentes públicos das guardas municipais e de trânsito.

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva

A China se encaminha para a aplicação de uma nova vacina contra o SARS-CoV-2 por meio de inalação. A epidemiologista e virologista Chen Wei e a empresa de biotecnologia CanSino Biologics Inc. desenvolveram o imunizante e destacam várias vantagens em relação à injetável.

Eles informam que, nesta nova vacina, é necessário apenas um quinto da quantidade da vacina injetável do vetor do adenovírus da covid-19. Por outro lado, o produto não requer armazenamento e transporte em caixas frigoríficas.

“Se a vacina for inalada por aerossol, pode formar uma imunidade da mucosa, além da imunidade humoral e celular, normalmente formada pela vacina injetável”, disse Chen Wei, citada pela Euronews. Os investigadores apostam na inalação por aerossol para reforçar a imunidade da mucosa.

O imunizante inalado combina a mesma tecnologia já aplicada pela empresa durante a investigação de uma vacina inalada contra tuberculose e a vacina injetável contra a covid-19, também produzida em seus laboratórios.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

Na noite desta terça-feira (8), a partir das 21h30, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, a seleção brasileira enfrenta o Paraguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 no Catar. Com cinco jogos realizados até o momento, a equipe nacional lidera o torneio com 15 pontos.

Mas nem mesmo a boa fase vivida dentro de campo traz tranquilidade para o técnico Tite e os jogadores. Na verdade, o ambiente é bastante turbulento. Antes da viagem para a capital paraguaia, ainda em Porto Alegre, na segunda-feira (7), o comandante verde e amarelo teve que responder diversas perguntas sobre a queda do presidente da CBF, Rogério Caboclo, ocorrida no domingo (6), envolvido em denúncias de abuso à uma funcionária da Confederação, e sobre a Copa do América, prevista para começar no próximo final de semana no Brasil.

Agência Brasil

Leia mais

Banner Arleide Ótica

Militares da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) deverão ser deslocados para o Amazonas, em apoio ao governo do estado, nas ações de combate ao crime organizado em Manaus e municípios do interior. A portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, autorizando o emprego da FNSP, está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (8).

De acordo com a portaria, os militares atuarão em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por 30 dias, a contar de hoje, data de publicação do documento. As ações serão em caráter episódico e planejado.

O documento diz ainda que a operação terá o apoio logístico do governo amazonense, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. “O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional”.

Agência Brasil

Leia mais

Banner Arleide Ótica

O Rio Grande do Norte — mais os estados do Ceará, Pernambuco e Maranhão — foram selecionados para o repasse de recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ao todo, foram desbloqueados R$ 103.027.454,00 para aplicação imediata em políticas públicas na área de segurança nos quatro estados.

Ao RN estão destinados R$ 26.360,953,00. O Ceará deve receber R$ 24.601,542,00; Pernambuco, R$ 32.854,915,00; e Maranhão, R$ 29.210,044,00.

Os valores são oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), e são referentes aos eixos de Enfrentamento à Criminalidade Violenta e Valorização dos Profissionais de Segurança Pública. “Esses recursos são de fundamental importância para modernizar as corporações e capacitar os agentes”, destaca o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

O repasse do recurso é efetivado a partir de critérios que deverão ser cumpridos pelos estados e pelo Distrito Federal, como por exemplo, ter dados integrados ao Sinesp, plano de carreira de servidores, possuir Fundo e Conselho estaduais instituídos e em funcionamento, além de garantir que somente até 3% do efetivo atue fora de suas respectivas corporações.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS

A vacinação contra a Covid-19 em Caicó baixou a faixa etária para pessoas com comorbidades. Os que tem idade a partir dos 18 anos, podem procurar as salas de vacinação nesta terça-feira (08).

A Secretaria de Saúde informou através de sua coordenadora, Jardência Noronha, que a previsão é que com a mudança, a imunização das pessoas com comorbidades entre na reta final.

O próximo passo é começar a vacinar o público em geral, quando houver disponibilidade de vacinas e sob a orientação da Secretaria Estadual de Saúde.

As pessoas com comorbidades, vacinadas nas últimas semanas, devem aguardar o prazo estipulado pelo Ministério da Saúde para receber a 2 dose do imunizante.

Leia mais

VIGGO BANNER

As comissões de Desenvolvimento Urbano; e de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados ouvem, nesta terça-feira (8), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Ele deve explicar os critérios usados para concessão de benefícios fiscais e as denúncias sobre uso de emendas parlamentares para garantir apoio ao governo.

O deputado Rogério Correia (PT-MG), que pediu a vinda do ministro, afirma que a política de isenções fiscais é um instrumento importante para estimular o desenvolvimento regional e a criação de emprego, mas deve ser transparente e consistente com os objetivos a serem alcançados.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu 35.642 multas de trânsito aos motoristas que trafegaram nas rodovias federais durante o feriado prolongado. O balanço da Operação Corpus Christi foi apresentado nesta segunda-feira (7). A força-tarefa envolveu cerca de 10 mil agentes e resultou na fiscalização de 81 mil veículos.

Entre as infrações mais cometidas destacam-se o não uso do cinto de segurança (3.588), o não uso do capacete (1.001), e a ausência do dispositivo de cadeirinha para crianças (461). Além disso, ultrapassagens indevidas (5.082) e o uso do celular ao volante (350) continuam sendo violações com alto número de incidência, de acordo com a PRF. Também foram realizados três mil testes de alcoolemia, identificando 18,26% de motoristas que consumiram álcool antes de dirigir.

Em relação ao número de acidentes apontados pela PRF nas rodovias do Brasil durante o feriado, houve o registro de 894 sinistros, sendo 259 graves, o que resultou em 944 pessoas feridas e 95 vítimas fatais. O estado de Minas Gerais, maior malha rodoviária do país, encabeçou a lista dos que vieram a óbito, com o registro de 14 pessoas. Atrás dele estão o estado da Bahia, com 13, e de Santa Catarina, com 11.

Leia mais

Banner FCST

A China se encaminha para a aplicação de uma nova vacina contra o SARS-CoV-2 por meio de inalação. A epidemiologista e virologista Chen Wei e a empresa de biotecnologia CanSino Biologics Inc. desenvolveram o medicamento e destacam várias vantagens em relação à injetável.

Eles informam que, nesta nova vacina, é necessário apenas um quinto da quantidade da vacina injetável do vetor do adenovírus da covid-19. Por outro lado, o produto não requer armazenamento e transporte em caixas frigoríficas.

“Se a vacina for inalada por aerossol, pode formar uma imunidade da mucosa, além da imunidade humoral e celular, normalmente formada pela vacina injetável”, disse Chen Wei, citada pela Euronews. Os investigadores apostam na inalação por aerossol para reforçar a imunidade da mucosa.

Leia mais

VIGGO BANNER

O vereador Lobão Filho solicitou na sessão desta segunda-feira (07), que a secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos realize a reforma do calçadão, nas proximidades da ponte sobre o rio Seridó, localizado no bairro Boa Passagem.

Segundo Lobão, ele foi procurado pela população que reclamou de inúmeros buracos na via. Tal situação impossibilita uma boa trafegabilidade no setor, podendo provocar acidentes aos pedestres que circulam pelo setor diariamente.

Leia mais

Pesquisar