Conforme publicação no Diário Oficial do Estado, edição de hoje (12), o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER/RN), em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (FUNCITERN) e a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), realizará processo seletivo simplificado destinado à seleção de participantes para o Programa Estadual de Formação e Qualificação Profissional para a Vida no Campo – Programa GENTE DO CAMPO.
Serão selecionados como educandos-bolsistas profissionais de nível médio ou superior para cursarem pela UERN graduação ou especialização, respectivamente, e desenvolverem projetos de pesquisa e extensão universitárias no âmbito das atividades-fim e atividades-meio da EMATER-RN, conforme as categorias profissionais. As quantidades de vagas e as localidades estão descritas edital (CLIQUE AQUI para acessar).
Os proprietários de veículos com o final de placas 0 e 9 têm até a próxima terça-feira (15) para aproveitar o desconto de 5% ao quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em uma única parcela. Este prazo também vale para todos os demais veículos que optaram pelo pagamento em cotas.
O calendário de pagamentos de IPVA no Rio Grande do Norte continua seguindo normalmente, e caso o contribuinte não pague nas datas certas, virá a pagar o tributo com multa e juros. As datas de pagamento são organizadas de acordo com o número final da placa dos veículos. O calendário completo está disponível no site da Secretaria de Tributação (SET-RN), inserido no menu superior do portal (CLIQUE AQUI para acessar).
Como o envio do carnê aos donos não ocorre mais, a guia pode ser gerada a qualquer momento pela internet e, mesmo após o vencimento, o documento é atualizado automaticamente, com os acréscimos somados ao valor. Os boletos para pagamento do imposto estão disponíveis na internet, no site do Departamento Estadual de Trânsito (CLIQUE AQUI para acessar).
O volume de serviços do Rio Grande do Norte cresceu 1,8% em abril na comparação com março. No Nordeste, apenas o estado potiguar e o Piauí (1%) conseguiram resultados positivos no mês. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e foram divulgados pelo IBGE.
Com o crescimento de 1,8%, o volume de serviços norte-rio-grandense também superou a média nacional (0,7%). No total, 13 unidades da federação cresceram em abril frente a março.
Apesar do desempenho na variação mensal, os serviços do Rio Grande do Norte acumulam perdas de 14,3% nos últimos 12 meses, uma das mais acentuadas entre as unidades da federação ao lado de Sergipe (- 14%) e Alagoas (- 13,3%).