Em nota divulgada no final de manhã deste sábado (17), a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap) confirmou a fuga de 12 presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta (RN).
Os presos fugiram pelo sistema de ventilação da cela, que fica no banheiro. Eles alargaram o duto com um vergalhão de uma das camas, depois tiveram acesso a parte externa do pavilhão e com uma teresa (espécie de corda feita com lençóis), escalara, a muralha e empreenderam fuga.
Os presos que escaparam foram:
Alziro Tony da Silva, Antônio Marcos Sena da Silva, Cleyton Marques de Mendonça, Francisco Alef Guedes de Lima, Francisco Damião Virgínio de Oliveira, Francisco Eliomar Faustino Junior, Francisco Ray Pereira da Costa, Genilson Silva de Andrade, Henrique de Oliveira Souza, Ivanaldo Sales da Silva, Max Soares da Silva e Osvanildo Maria da Silva.
As polícias Militar e Penal foram acionadas e fazem buscas na região na tentativa de prender os fugitivos.
O último episódio de fuga em massa no Presídio de Alcaçuz, foi em 2017, durante a rebelião que culminou com a morte de 26 detentos. Pelo menos 57 presos fugiram.