Vacina contra a covid-19 totalmente nacional, a Versamune é o imunizante em fase mais avançada de desenvolvimento aqui no Brasil e pode ser incluída no Plano Nacional de Imunizações (PNI) no final deste ano em critério emergencial. A informação é do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.
O imunizante já está, inclusive, com a fase de testes autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o ministro, a expectativa é que a Versamune inicie a fase 3 de testes no segundo semestre. A ideia é contar com a vacina disponível para a população no ano que vem. “A minha visão é principalmente para o ano que vem, para que a gente não precise mais importar vacinas, todo esse problema de custo, de logística. Tudo vai ser nacional e fabricado em empresa brasileira”.
De acordo com Pontes, o Brasil conta hoje com 15 estratégias de vacinas nacionais contra a covid-19. Segundo ele, toda a pesquisa, desenvolvimento e criação de infraestrutura para a produção dessas vacinas servirá não só para que o país possa contar com uma estrutura perene para o desenvolvimento de imunizantes contra o novo coronavírus como também para desenvolver estudos em relação a outras doenças como dengue e chikungunya.
“A gente vai poder produzir outras vacinas, ficar muito mais preparados para outras pandemias que virão. Foi todo um trabalho estratégico feito pelo ministério que vai dar um legado muito bom para o país”.
Depois de 36 anos do desaparecimento do escoteiro Marco Aurélio Simon no Pico dos Marins, em Piquete (SP), a investigação do caso foi reaberta pela Polícia Civil, que vai apurar o que aconteceu com o adolescente.
Encerrado em 1990 sem conclusão, o inquérito foi retomado após autorização da Justiça, com novos indícios sobre o que pode ter acontecido – inclusive a possibilidade de que Marco Aurélio esteja vivo.
O delegado responsável pelo caso, Fábio Cabett, solicitou à Justiça o desarquivamento do inquérito no mês passado, após o pai do escoteiro, o jornalista Ivo Simon, de 82 anos, ter procurado a polícia com informações. Segundo os novos indícios, o filho dele teria sido morto e enterrado em um local onde hoje fica uma pequena casa, na área em que os escoteiros haviam acampado à época, na zona rural da cidade.
“Temos duas vertentes a serem trabalhadas: de que o Marco Aurélio estaria enterrado nessa área e a outra de que teriam visto um morador de rua em Taubaté, com os mesmos traços dele. Já oficializei as penitenciárias, fiz contato com a polícia da cidade e a técnica que projetou um cronograma de ações em três etapas, com reconhecimento de área, equipamentos e a escavação de fato”, disse o delegado.
O final de semana em Caicó, foi marcado por aglomerações em bares. Vídeos das festas estavam nas redes sociais de diversas pessoas estado à fora. Muitos reclamaram e muitos se omitiram como por exemplo, os donos dos estabelecimentos comerciais.
Para tentar que o problema não volte a acontecer, a coordenação da Vigilância Sanitária e Procuradoria Jurídica do Município terão reunião nesta segunda-feira (19). A informação foi divulgada neste domingo (18), pelo coordenador Jackson Santos.
O que aconteceu bem recentemente foi que um decreto flexibilizou o funcionamento dos bares, restaurantes e afins, mas, com limites. O documento não permite aglomeração. E isso foi feito porque houve uma reclamação muito forte por parte dos empresários, agora, não estão controlando a quantidade de pessoas que os procuram.
Quem ainda não viu, veja aí uma das aglomerações:
O papa Francisco fez um apelo por paz e diálogo em Cuba neste domingo, após enormes protestos terem abalado o país governado pelo Partido Comunista em escala nunca antes vista.
“Estou ao lado do querido povo de Cuba nestes tempos difíceis”, disse Francisco em seu pronunciamento semanal aos fieis na Praça São Pedro, a primeira aparição pública desde que retornou ao Vaticano após ficar 11 dias internado num hospital.
O papa também pediu o fim da violência na África do Sul e classificou como uma “catástrofe” as enchentes mortais na Alemanha, Bélgica e Holanda.
A Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES) informou neste sábado (17) o registro de mais 63 casos da variante Delta do coronavírus, do total de 380 amostras processadas. São 74 casos em 12 municípios do estado.
Os novos municípios com identificação de casos da variante Delta são Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Maricá, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados. Em Seropédica, São João de Meriti e Rio de Janeiro, já foram identificados casos anteriormente.
As secretarias municipais já foram notificadas e farão a investigação epidemiológica, com apoio da Secretaria de Saúde. “A confirmação foi possível graças aos últimos resultados do projeto Corona-Ômica-RJ, um dos maiores do país, que realiza a análise mensal de cerca de 800 amostras de todo o estado”, disse a pasta.
Nessa última rodada de exames, a variante Delta representou 16,57% do total de 380 amostras processadas. O relatório final do último levantamento está em finalização e, em breve, ficará disponível no link de publicação de rotina.
A paróquia de Sant’Ana realiza neste domingo (18), a partir das 10h, o 10º Leilão da Festa de Sant’Ana de Caicó. Em formato virtual, o leilão acontecerá através ao vivo através do canal do YouTube – Paróquia de Santana de Caicó (http://youtube.com/paroquiadesantanadecaico) onde as pessoas poderão conferir todas as prendas que estarão disponíveis.
O leilão será conduzido pelo diácono Tadeu e as pessoas que participarem do evento poderão oferecer seus lances através do número com whtasApp (84) 9 9401-2474. A entrega das prendas será feita pela paróquia na residências dos contemplados.
Os internautas também poderão fazer doações para a paróquia através de pix ou transferências bancárias com dados que estarão disponibilizados durante a realização da live do leilão.