A Festa de Sant’Ana de Caicó será encerrada no próximo domingo (31), com uma carreata. O anúncio foi feito pelo bispo diocesano Dom Antônio Carlos Cruz, ao final da novena desta quarta-feira (28).
O bispo recomendou que as pessoas que vierem assistir presencialmente alguma das celebrações religiosas do domingo que assistam às demais em casa, através dos canais digitais da paróquia, emissoras de rádio ou da TV Kurtição. A medida oportunizará outras pessoas de irem à igreja, que por medidas de segurança, só pode receber 230 fiéis por cada celebração.
A missa de encerramento será antecipada para as 16h, sendo celebrada na Catedral, e em seguida sairá a carreata.
O percurso da carreata passará pelo território das sete paróquias de Caicó: Sant’Ana, Nossa Senhora de Fátima, Santa Cruz, São Francisco, São José, Santo Estevão Diácono e Santa Marta de Betânia.
Após uma ação civil pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o juízo da 3ª vara da Fazenda Pública de Mossoró condenou o ex-prefeito de serra do Mel Fábio Bezerra de Oliveira ao pagamento de multa civil correspondente a uma remuneração do ex-prefeito.
No processo, restou demonstrado que o ex-prefeito não enviou ao TCE o Relatório Técnico de Transição Administrativa, o que deveria ter ocorrido até o final do mês de janeiro de 2013.
Por assim agir, a conduta omissiva implicou na ausência de prestação de contas, ferindo, dolosamente, o princípio da legalidade. A investigação tramitou junto à 7ª Promotoria de Justiça de Mossoró.
Foi preso na Paraíba, nesta quarta-feira (28), um homem suspeito de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A prisão foi realizada pela Polícia Civil da Paraíba, que apontou Almir Rogério Gomes da Silva como sendo pertencente a uma milícia do Rio de Janeiro. Segundo a polícia paraibana, o grupo foi citado pela viúva do capitão Adriano Magalhães da Nóbrega, morto na Bahia e suspeito de envolvimento no assassinato da vereadora, ao falar sobre quem teria matado Marielle.
“A prisão foi realizada por policiais da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), no município de Queimadas/PB. O alvo estava na companhia de outro homem, que também foi preso. O nome do alvo principal está no site www.disquedenuncia.org.br, do Rio de Janeiro. Ele já foi denunciado pelo Ministério Público do RJ, que pediu a condenação do investigado com base no assassinato de Eliezio Victor do Santos Lima, em outubro de 2018”, detalhou, em nota, a Policia Civil da Paraíba.
De acordo com o delegado Diego Beltrão, da Draco, as investigações descobriram que Almir cometeu outro assassinado no Rio de Janeiro, no dia 3 de junho, o que pode ter sido o motivo para ele fugir para a Paraíba.
“Parte dos milicianos ligados ao homem capturado em Queimadas hoje foi presa em operações policiais naquele estado. Mas ele, que é um dos chefes desse grupo, conseguiu escapar dessas investidas. Trata-se de um criminoso muito perigoso, com indícios fortes de que estava traficando drogas e planejando ataques a instituições financeiras no nosso estado”, disse o delegado.
A 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal acolheu, em parte, pedido formulado pela Associação Brasileira de Criminalística em Ação Civil Pública, e suspendeu o Concurso Público do Instituto Técnico-científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN) apenas em relação ao provimento de vagas para o cargo de Perito Criminal – Área Geral, permitindo na decisão a continuidade do certame quanto ao restante dos cargos.
A decisão liminar destaca que há indícios de ilegalidade no Edital ao prever o provimento do cargo de Perito Criminal em dissonância com a Lei Complementar Estadual nº 571/2016 e com a Lei nº 12.030/2009.
No pronunciamento do juiz Francisco Seráphico da Nóbrega, constou que tanto as legislações nacional e estadual exigem formação superior específica para o exercício do cargo de Perito Criminal. O Edital, no entanto, quanto ao cargo de Perito Criminal – Área Geral, não inseriu qualquer exigência no que se refere à especialidade dos candidatos, o que seria contrário a própria natureza do cargo que possui atribuições que exigem conhecimento especializado.
Bacharelado
Tribuna do Norte – O decreto estadual que trata sobre a pandemia da covid-19 liberou, desde a sexta-feira (23), os eventos de massa para até 150 pessoas, respeitado limite de 20% da capacidade do local. Porém, somente as cidades com indicadores da pandemia entre 1 e 2 podem fazer a liberação. No atual momento, 49 cidades potiguares não podem retomar esse tipo de atividade.
De acordo com o mais recente boletim da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, não há nenhuma cidade com o indicador vermelho 5, na cor vermelha. Há oito cidades com índice 4 (laranja): Vila Flor, Viçosa, São Paulo do Potengi, Santana do Seridó, Pilões, Francisco Dantas, Major Sales e Ouro Branco, que também impede retomadas de outros tipos de atividades, incluindo cinemas e teatros.
Veja cidades que estão com indicadores entre 3 e 4:
Acari
Água Nova
Alexandria
Antônio Martins
Apodi
Baía Formosa
Baraúna
Bom Jesus
Caiçara do Rio do Vento
Caicó
Campo Redondo
Caraúbas
Encanto
Extremoz
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Governador Dix-Sept Rosado
Jandaíra
José da Penha
Jucurutu
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes Pintadas
Luís Gomes
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Nísia Floresta
Nova Cruz
Olho D’Água do Norges
Patu
Pau dos Ferros
Pilões
Porto do Mangue
Riacho de Santana
Santa Cruz
Santana do Seridó
São Bento do Norte
São Paulo do Potengi
São Rafael
Senador Elói de Souza
Severiano Melo
Upanema
Vera Cruz
Viçosa
Vila Flor
Nesta quinta-feira, dia 29 de julho, em Caicó (RN), é feriado municipal de acordo com a Lei 3.148 de 19 de julho de 1988. Em sua redação, consta que é feriado em virtude de ser a 2ª Quinta-feira da Festa de Sant’Ana.
A data é marcada por ser o dia em que acontece a Feirinha de Sant’Ana, onde desde cedo, às pessoas se “ajuntam” no largo da Catedral para celebrar, se reencontrar, comemorar. Mas, pelo segundo ano consecutivo, por causa da pandemia do novo coronavírus, o evento não acontece.
Nada funcionada na cidade, a não ser, os serviços essenciais.
O Ministério da Saúde anunciou hoje (28) que iniciará estudo para avaliar a eficácia da aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, vinculado ao governo de São Paulo.
A pesquisa será realizada em parceria com a Universidade de Oxford, do Reino Unido. Nela, será analisada a possibilidade de aplicação de outras vacinas como 3ª dose para quem tomou as duas primeiras da CoronaVac.
A principal pesquisadora, Sue Anne Clemens, da instituição britânica, afirma que serão analisados casos de uso da terceira dose com diferentes imunizantes, de outras farmacêuticas.
“Vamos vacinar pessoas que já tenham tomado duas doses da CoronaVac, seis meses depois da segunda dose. Temos quatro grupos [de estudo]: um com reforço da CoronaVac, outros com Janssen, Pfizer e AstraZeneca”, diz.
Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) apresentam tendência de queda em 12 unidades federativas, enquanto apenas o Acre tem probabilidade de alta nas projeções divulgadas hoje (28) pelo Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Os quadros graves de síndrome respiratória têm sido acompanhados por pesquisadores como um parâmetro para indicar a evolução da pandemia de covid-19, já que 96% dos casos positivos para vírus respiratórios foram causados pelo SARS-CoV-2.
Alagoas, Roraima, Piauí, Tocantins e Sergipe são os estados com a mais forte probabilidade de queda nos casos. Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul também tendem a apresentar queda, porém com menor probabilidade.
O Senador Jean viaja à região do Seridó nesta quarta-feira (28), onde cumpre agenda até o sábado (31). Jean vai passar por onze cidades, conferindo a aplicação dos recursos, fruto de emendas destinadas por ele a esses municípios.
O senador vai passar por Caicó, Campo Redondo, Acari, Cruzeta, Jucurutu, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, São Fernando e São João do Sabugi. “Vamos dialogar com as prefeitas e prefeitos, com os companheiros do Partido dos Trabalhadores e, claro, com a população de cada cidade. Afinal é assim que construímos o nosso mandato, em permanente diálogo para atender às necessidades do povo do Rio Grande do Norte”, declarou o Senador Jean.
Na cidade de Caicó, especificamente, Jean visitará na quinta (29) a sede da Universidade Estadual do RN (UERN) e o Hospital Regional do Seridó. As duas instituições receberam recursos do orçamento federal direcionados pelo senador.
Ainda no município caicoense, Jean irá à Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim. A instituição foi uma das 13 selecionadas pelo mandato do senador para receber o programa Escolas Solares. O projeto consiste na instalação de pequenas usinas solares em escolas públicas de diferentes cidades potiguares. Essas usinas vão abastecer as escolas e ajudar os gestores a reduzirem a conta com energia no fim do mês.
Com assessoria de genealogistas especializados, descendentes de judeus sefarditas vêm solicitando e alcançando a condição de cidadãos europeus.
Já pensou em viver em Portugal, um dos países com a melhor qualidade de vida do mundo e um dos menores custos de vida da Europa? E ainda por cima como cidadão naturalizado, podendo ter os mesmos direitos que os nascidos em Portugal?
Esse sonho de muitos vem se tornando realidade para vários potiguares, pelo fato de o Rio Grande do Norte ser um dos estados brasileiros que possui um grande número de descendentes de judeus sefarditas, população que tem direito à cidadania portuguesa, amparada pela Lei de Nacionalidade atualmente vigente no país.
Tal dispositivo legal privilegia os descendentes de judeus expulsos de Portugal, sob a Inquisição, ou por ela perseguidos e executados, promovendo seu direito de retorno ao país de seus ancestrais. Aprovada em 2015, já beneficiou mais de 30 mil requerentes que conseguiram provar sua ascendência sefardita.
O Banco do Brasil prorrogou as inscrições do concurso público para o total de 4.480 vagas até o dia 7 de agosto. São 2.240 imediatas e 2.240 para formação de cadastro de reserva, para todos os estados e o Distrito Federal. A seleção é para o cargo de escriturário, com os nomes de relacionamento de agente comercial e agente de tecnologia.
As inscrições, previstas para encerrar nesta quarta, agora podem ser feitas pelo site da Cesgranrio até as 23h59 de 7 de agosto, e têm valor de R$ 38,00.
A divisão das vagas é a seguinte:
2 mil vagas para Escriturário – Agente Comercial, mais 2 mil de cadastro reserva, para atuação nas unidades de negócios em todos os estados e no Distrito Federal;
O comerciante caicoense, Lailson Lopes, conhecido como o “Gordo da Rodoviária”, condenado como um dos mandantes da morte do jornalista Francisco Gomes de Medeiros, “F. Gomes”, teve o mandado de prisão expedido depois de recurso negado no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Seu advogado tentou na corte superior, reformar a sentença que o condenou no júri popular no dia 16 de abril de 2019 a cumprir pena de 14 anos de reclusão. O Blog Sidney Silva confirmou com fontes, que o mandado de prisão foi expedido pela Vara Criminal da Comarca de de Caicó.
“Considerando que o acusado se encontra em liberdade e fora condenado a uma pena de 14 anos, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, cuja condenação foi mantida integralmente em segundo grau de jurisdição, por se tratar de consectário lógico da condenação, expeça-se mandado de prisão com a respectiva inclusão no sistema BNMP. Por consequência, determino a suspensão do referido feito, a fim de que se aguarde o trânsito em julgado do título condenatório, expeça-se guia de execução penal definitiva”, diz a decisão.
Agora, ele é considerado foragido da Justiça, haja vista o mandado ainda não ter sido cumprido.
Entenda:
A Câmara Técnica de Vacinação do Rio Grande do Norte decidiu pela diminuição no intervalo entre as aplicações da primeira e segunda doses da vacina da Pfizer de 3 meses para 21 dias. Na decisão, foi considerada a proteção da vacina para as novas variantes da covid-19. A aplicação no intervalo menor será possível desde que o Ministério da Saúde envie as doses antecipadamente.
A discussão prevê a redução de três meses para 21 dias na aplicação da vacina. O tempo é previsto na bula da farmacêutica Pfizer, mas o Ministério da Saúde decidiu, ainda no início do ano, ampliar o prazo com o objetivo de conseguir acelerar a aplicação da primeira dose em todo o país.
A redução no intervalo também será tomada para reforçar o combate da variante Delta do coronavírus. Identificada originalmente na Índia, a nova cepa é a mais transmissível que as demais variantes. Em todo o Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 122 contágios desta cepa foram registrados até a última sexta-feira (23).
O número de mortes por covid-19 está caindo no país, mas os índices de novos casos continuam em ascensão. Os dados fazem parte do Boletim Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O levantamento mostra ainda que foi registrada redução na ocupação de leitos de UTI covid-19 no SUS. Os índices são referentes à última semana epidemiológica, de 18 a 24 de julho.
A taxa de mortalidade diminuiu 0,3% em relação à semana anterior. No entanto, houve um aumento da taxa de incidência de casos de covid-19 em 2,9%. A diferença entre a curva de novos casos e a curva de óbitos é mais um indício, segundo os cientistas da Fiocruz, da nova fase da pandemia no Brasil, em que há intensa circulação do vírus, mas com menor impacto sobre as demandas de internação e sobre o número de mortes. “É importante salientar que os números de casos (média de 46,8 mil casos novos por dia) e de óbitos (1.160 óbitos por dia) estão ainda em patamar muito elevado”, afirmaram os pesquisadores do Observatório Covid-19.
De acordo com o boletim da Fiocruz, a análise da disponibilidade de leitos sustenta que apenas Goiás e Distrito Federal permanecem na zona de alerta. Porém, no segundo caso, os dados refletem a recente retirada de leitos para os casos de covid-19 frente à redução da demanda. Dezesseis estados estão fora da zona de alerta e nove se encontram na zona de alerta intermediária, com a maioria das taxas entre 60% e 65%. Foi registrada ainda uma pequena redução da taxa de letalidade — ou seja, a proporção dos casos que resultaram em óbitos. Agora, o indicador está em torno de 2,5%.
Trabalhadores informais nascidos em outubro recebem hoje (28) a quarta parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.
O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.
Também hoje, beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 8 poderão sacar o benefício.
A solenidade de abertura contou com a presença das seguintes autoridades, com a presença do bispo de Caicó, dom Antônio Carlos, da governadora Fátima Bezerra, do deputado estadual Kelps Lima, do presidente da AMSO, prefeito Fernandinho e do professor Alexandro Gomes, diretor da Faculdade de Engenharia Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS/UFRN), Leandro Prudêncio, secretário adjunto de Turismo do RN, e Molga Freire, da EMPROTUR.
A palestra de abertura foi proferida por Diego Vale, representante da Diocese de Caicó no Conselho de Turismo do Polo Seridó, que apresentou o projeto “Seridó, Fé e Tradições”. ADESE, Diocese de Caicó e curso de Turismo de Currais Novos desenvolverão ações estruturantes para o turismo religioso no Seridó, incluindo inventários cultural e turístico, roteirização e elaboração de calendário de eventos, promoção de capacitações com as comunidades e lançamento de campanha publicitária.
O Fórum marca o início do plano de trabalho. As ações serão viabilizadas com emenda de R$ 100 mil, destinada a ADESE pelo deputado Kelps Lima, que destacou a importância do planejamento e inteligência de mercado para viabilizar a interiorização do Turismo.
A governadora Fátima Bezerra ressaltou o turismo como uma das atividades econômicas mais promissoras do RN, e destacou o investimento do Estado em ações de divulgação e promoção dos destinos e melhoria das estradas que é fundamental para os acessos dos destinos.