Marcos Dantas noticia em seu Blog que a decisão da Secretaria de Saúde do RN em, a partir desta quarta-feira, dia 01 de setembro, transformar a UTI Geral do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes em UTI exclusiva para Covid-19, vem deixando profissionais de saúde preocupados.
De acordo com informações colhidas pelo Blog do Marcos Dantas com a decisão da Sesap a UTI do Hospital Regional de Caicó, que hoje oferta 10 leitos deixará de ser UTI geral, a maior cidade do Seridó ficará dependente de 10 leitos que já atende a demanda de Currais Novos e municípios vizinhos, no Hospital Regional Mariano Coelho.
“Hoje os 20 leitos do Seridó já não dão conta, quanto mais só 10 em Currais Novos. Aí o Regional de Caicó ficará com apenas aqueles 3 leitos vermelhos do PS para casos graves (que geralmente deveriam ser apenas uma transição até entrar na UTI)”, destacou um profissional ouvido pelo Blog.
Outra oferta que deve ser atingida com as mudanças feitas pela SESAP é a hemodiálise de urgência do Hospital, que atualmente é feita na UTI do Regional de Caicó.
“Deixará de ser feita também. Casos de UTI com necessidade de diálise (que não são poucos) terão que ser transferidos para a Capital até porque em Currais Novos não faz”, reforçou a fonte.
Caso a decisão da Sesap seja mantida até a enfermaria do Hospital do Seridó deverá ser atingida, voltando para dentro do Regional.
“Ficará dividida por uma parede que fizeram lá entre leitos clínicos gerais e leitos clínicos de COVID com perigo de contaminação cruzada num momento ainda incerto da pandemia. Mas o mais grave é a UTI. Perdemos esses 10 leitos gerais acarretará muitas mortes por falta de vagas. Os médicos estão revoltados com isso, porque sabemos das dificuldades de conseguir UTI geral pra infarto, AVC e centenas de outras doenças graves”, finalizou.