Dia: 1/05/2022

Banner GOV Dezembro

Fortaleza registrou a maior chuva de 2022, entre as 7h desta sexta-feira (29) e 7h deste sábado (30), com 136,9 milímetros contabilizados no posto pluviométrico Pici. Os dados foram apresentados no Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Anteriormente, a maior precipitação na capital ocorreu entre os dias 28 e 29 de março, quando o posto pluviométrico do bairro Caça e Pesca, registrou 135,8 milímetros. Neste sábado, outro ponto da capital — no Bairro Castelão — também apareceu entre os maiores acumulados, com 80,8 mm.

g1/CE

Leia mais

Banner Arleide Ótica

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou um plano de ação para ampliar a transparência do processo eleitoral. Após reunião realizada na segunda-feira (25) com os membros da comissão de transparência das eleições, foram definidas dez medidas que serão aplicadas nas eleições de outubro.

Foram aprovados mecanismos como a ampliação do acesso ao código-fonte dos programas usados nas urnas eletrônicas, aumento do número de entidades fiscalizadoras que participam da cerimônia de preparação das urnas para votação, aperfeiçoamento e ampliação dos testes de auditoria dos equipamentos, além do incentivo à conferência adicional do boletim de urna, modalidade que permite imprimir o somatório de votos da urna eletrônica em cada seção eleitoral.

Sugestões das Forças Armadas e PF

O plano foi realizado a partir de 44 sugestões feitas pelos integrantes da comissão, entre as quais, seis foram feitas pelas Forças Armadas, 11 da Polícia Federal e dez da Universidade de São Paulo (USP).

Leia mais

VIGGO BANNER

O que muitos caicoenses pensaram ser um disco voador, na verdade é a chamada Conjunção (aproximação) entre os planetas Júpiter e Venus, que está podendo ser observadas desde a madrugada de sábado (30). São os dois planetas mais brilhantes do nosso céu. Apesar de estarem separados por 692 milhões de quilômetros – algo em torno de cinco vezes a distância entre a Terra e o Sol –, Júpiter e Vênus serão vistos em conjunção, ou seja, os veremos muito próximos um do outro, como se estivessem colidindo. Além disso, eles também estarão alinhados com Marte e Saturno.

Essa aproximação planetária teve seu início em 24 de abril. O pico da conjunção entre os dois astros será às 16h do sábado, quando todos estarão alinhados e o brilho emanado pelos planetas será mais intenso, dando a ilusão que são um só. Essa conjunção terá seu término no domingo (1º), quando os corpos celestes começarão a fazer o trajeto contrário, distanciando-se.

A união quase perfeita desses dois astros no nosso céu não é novidade. No fim de 2020 Júpiter e Vênus foram observados em uma situação parecida, quando estrelaram a “Grande Conjunção”. A conjunção deste fim de semana também tem um grande valor, já que seu alinhamento com Marte e Saturno é um evento raro.

“A última manhã do mês começa com uma conjunção incrível dos dois planetas mais brilhantes. Vênus e Júpiter ficam lado a lado, tendo as estrelas da constelação de Peixes como pano de fundo. Olhe para o Leste a partir das 3h30”, indica o astrofísico Gustavo Rojas em sua coluna Céu do Mês, na GALILEU.

Leia mais

Banner GOV Dezembro

Diário do Nordeste – O meio-campista Jean Carlos, do Náutico, protagonizou uma cena deplorável na final do Campeonato Pernambucano. O atleta recebeu cartão vermelho após atingir o adversário com o braço e partiu para cima da árbitra Deborah Cecília, da FIFA.

Reagindo à ofensiva do jogador, a juíza deu passos para trás precisou empurrar o atleta para contê-lo. Jogadores do Náutico e do Retrô, além da equipe de arbitragem, interceptaram o avanço, seguraram o atleta e o conduziram para o vestiário da Arena Pernambuco.

O camisa 10 do Náutico ainda acertou um soco no rosto do meio-campista Gelson, do Retrô.

Leia mais

Banner GOV Dezembro

Nesta sexta-feira (29), o novo Secretário Adjunto de Agricultura, Sargento Wilton Costa Diniz, comandou o trabalho de apreensão de animais soltos nas ruas do município de Caicó.

O trabalho teve como foco a apreensão de animais de grande porte, como equinos e bovinos, que podem ocasionar riscos de acidentes de trânsito.

Dezenas de animais foram levados para o curral da Prefeitura.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

O secretário de Agricultura de Água Nova, Francisco Pereira da Silva, de 43 anos, foi assassinado a tiros, no início da manhã desta sexta-feira (29) no município da região Oeste potiguar. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu na frente da casa da mãe da vítima.

De acordo com as informações preliminares levantadas pela Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 6h20 no bairro Alto da Cachoeira.

O sub-tenente Jota Oliveira, que comanda o policiamento no município, disse que pelo menos oito tiros atingiram o secretário. Desses disparos, três atingiram a cabeça e outros cinco nas costas. Após os disparos, os criminosos fugiram.

A Polícia Militar acionou reforço de cidades vizinhas para fazer buscas pelos suspeitos, mas ninguém foi preso até a última atualização desta matéria.

Leia mais

Banner GOV Dezembro

Após aprovação da medida provisória (MP) que cria o Programa Internet Brasil, os ministérios das Comunicações e da Educação publicaram portaria conjunta, nesta sexta-feira (29), para definir as regras de implementação da iniciativa, que prevê o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos estudantes da educação básica da rede pública de ensino oriundos de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O texto final da MP passou pelo Congresso Nacional, mas ainda depende da sanção do presidente da República para virar lei. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com a portaria do governo federal, publicada no Diário Oficial da União, a promoção do acesso à internet para alunos de baixa renda será realizada por meio da distribuição de chip e de pacote de dados. Nessa primeira fase, no entanto, só poderão receber os chips aqueles estudantes que dispuserem de algum aparelho eletrônico. Quem não possuir o dispositivo não será contemplado.

O governo federal implantará o programa de forma gradual, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira, de requisitos técnicos para a prestação do serviço e dos critérios de priorização. Na primeira fase, a portaria estabelece que o benefício poderá ser concedido a alunos integrantes de famílias inscritas no CadÚnico que cursem o Ensino Fundamental (a partir do 3º ano) ou Médio em escolas públicas, municipais ou estaduais, já atendidas pelo projeto Nordeste Conectado.

As escolas atendidas pelo Nordeste Conectado estão localizadas em Caicó (RN), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Juazeiro (BA), Mossoró (RN) e Petrolina (PE). O projeto-piloto prevê a distribuição e manutenção de cerca de 700 mil chips.

Leia mais

VIGGO BANNER

Pela primeira vez, uma tropa brasileira recebeu a certificação nível 3 da Organização das Nações Unidas (ONU) para atuação no Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz, que organiza as chamadas missões de paz. Essa é a certificação máxima da ONU e, no momento, o grupamento brasileiro é o único disponível no mundo com esse nível para acionamento em caso de necessidade.

O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Emprego Rápido em Força de Paz foi notificado da certificação no dia 18 e, nesta semana, fez exercícios de treinamento, com demonstrações na quinta-feira (28) para autoridades militares, estudantes de relações internacionais, aspirantes da Escola Naval e a imprensa, no Complexo Naval da Ilha do Governador, zona norte no Rio de Janeiro.

A tropa da Divisão Anfíbia é formada por 220 militares, sendo 10% de mulheres, organizada em três componentes: comando, combate terrestre e apoio de serviços ao combate. O comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, vice-almirante Carlos Chagas Vianna Braga, destacou que a atuação ocorre também em emergências no Brasil, como a de Petrópolis, em fevereiro, e a Operação Acolhida, de atendimento humanitário aos refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima.

Agência Brasil

Leia mais

Banner GOV Dezembro

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) inicia neste domingo (1º), a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte. A expectativa é imunizar 96% do rebanho que totaliza mais de 1 milhão de animais, entre bovinos e bubalinos.

Segundo o Idiarn, o Rio Grande do Norte obteve a cobertura vacinal de mais de 93% do rebanho potiguar na segunda etapa de 2021. O instituto reforça que a vacinação é obrigatória para os animais de todas as idades e informa que o produtor cadastrado junto ao órgão deve adquirir sua vacina em uma das revendas autorizadas à comercialização. O objetivo é atingir a marca máxima de animais imunizados para que o Estado continue tendo uma das maiores coberturas vacinais de toda a região Nordeste. 

O Rio Grande do Norte é reconhecidamente área livre da febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), desde maio de 2014, e não apresenta casos da doença há mais de 20 anos.

Após imunizarem os animais, os produtores têm até 15 de junho para comprovar o ato. A declaração da vacina poderá ser feita nos escritórios do Idiarn, Emater ou Secretarias Municipais de Agricultura. Na ocasião, devem ser informados os dados do rebanho e da nota fiscal de aquisição da vacina. De acordo com o Instituto, todos os técnicos, fiscais e profissionais do órgão estarão em ação intensificando a campanha em todos os municípios, com ações explicativas e tirando as dúvidas do produtor.

Leia mais

VIGGO BANNER

A Polícia Militar anulou a punição ao sargento Breno César Rodrigues Souza. O policial havia sido punido com três dias de prisão por suposta agressão a um ladrão, que foi preso em flagrante no momento em que roubava fios de telefonia, em Nova Parnamirim, em meados de outubro. O policial, que estava em momento de folga, negou a agressão. A anulação da sanção foi publicada na quinta-feira (28).

O caso ganhou repercursão no fim do ano passado, quando veio à tona a punição ao sargento da Polícia Militar, que prendeu em flagrante um homem que roubava fios na avenida Abel Cabral, em Nova Parnamirim, durante a madrugada. Ele estava de folga e, ao flagrar a ação, deu voz de prisão e rendeu o criminoso, chamando o reforço policial em seguida. O policial acompanhou a guarnição até a delegacia e, dias depois, foi surpreendido com a afirmação de que o bandido alegou ter sido agredido por ele.

De acordo com a corregedoria, no processo sobre a conduta do policial, o bandido teria sido agredido no momento da prisão e um exame de corpo de delito teria confirmado a lesão leve. O sargento da Polícia Militar, contudo, disse que não agrediu o bandido, que sequer chegou a relatar a agressão quando chegou à delegacia de Polícia para que o flagrante fosse lavrado. Somente na audiência de custódia, em que o bandido teve a prisão mantida, ele relatou a suposta agressão, atribuindo ao policial que estava de folga.

O sargento Breno César chegou a responder a um inquérito policial militar pelo caso, mas foi absolvido. Porém, a corregedoria determinou a punição administrativa. A defesa do policial alegou que ele não foi ouvido e, por isso, recorreu da decisão, sendo acatada pela corregedoria auxiliar da Sesed.

Leia mais

Pesquisar