Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado – DEICOR, deflagraram na madrugada desta quarta-feira (14), operação com o objetivo de prender em flagrante delito integrantes de uma organização criminosa especializada em furtos a cofres particulares de empresas.
Foram presos: PEDRO RAMOS DE CARCALHO NETO, vulgo “Índio”, de 36 anos, natural de Manaus (AM), com 04 mandados de prisão em aberto; CRISTIAN CAMARGO ARRUDA, vulgo “Kiki”, de 32 anos, natural de Cuiabá (MT), com 01 mandado de prisão em aberto e GENIVALDO DE ARBUEZ, vulgo “Branquinho”, de 37 anos, natural de Cuiabá (MT).
De acordo com a Deicor, os criminosos estava furtando o cofre de uma empresa, em Parnamirim, quando as esquipes chegaram ao local, momento em que o “Kiki” e o “Branquinho”, foram presos com ferramentas de cortes. Já, o “Pedro Índio”, estava na vigilância durante a ação. Ao perceber as equipes se aproximando, ele empreendeu fuga em um veículo HB20, momento em que foi feito um acompanhamento tático. Em dado momento, “Índio” efetuou disparos de arma de fogo contra a viatura policial, sendo necessário o uso progressivo da força. Ele foi ferido e socorrido para o hospital Walfredo Gurgel.
As investigações tiveram início há cerca de 5 meses em um trabalho integrado entre as polícias civis de Pernambuco, Mato Grosso e a DEICOR.
Policiais civis da 80ª Delegacia de Polícia em Santa Cruz, com apoio da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, apreenderam em flagrante, nesta terça-feira (13), um adolescente de 15 anos. Ele foi detido pela suspeita da prática de tráfico de drogas, no Bairro Maracujá. As diligências foram realizadas após o recebimento de denúncias anônimas.
Na ocasião, foram apreendidos: o valor aproximado de R$ 200,00 (duzentos reais) fracionado em espécie, porções de cocaína e maconha, balança de precisão, substâncias conhecidas por “loló” e “cola”, álcool, embalagens plásticas e quatro munições calibre .40. Em desfavor do adolescente foi lavrado um Boletim de Ocorrência Circunstanciado.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 81ª Delegacia de Polícia (DP de Tangará) deflagrou, nesta segunda-feira (12), a Operação “Famiglia”, visando ao combate do tráfico de drogas naquele município.
Durante as diligências, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, resultado de investigações que duraram três meses, ocasionando a prisão em flagrante de José Maciel da Silva, conhecido como Tibiel, 44 anos, e Jordany Moizéis Azevêdo da Silva, 20 anos, respectivamente pai e filho, suspeitos da prática do crime de tráfico de drogas. Foram, ainda, apreendidos, nos alvos da operação, porções de maconha e cocaína, caderno com anotações de contabilidade do tráfico, petrechos para o comércio de entorpecentes, um revólver calibre .38 municiado e diversos aparelhos celulares.
A operação contou, ainda, com o apoio de policiais civis da 80ª Delegacia de Polícia (DP de Santa Cruz), da 9ª Delegacia Regional de Santa Cruz, da 6ª Delegacia Regional de Nova Cruz e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Nova Cruz (DEAM/Nova Cruz).
Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) elucidaram, nesta terça-feira (13), um furto de animais em uma fazenda, no município de Taipu, no qual foram subtraídos vacas e touros de raça, com um prejuízo de aproximadamente R$72.000,00 (setenta e dois mil reais) para a vítima. De acordo com a investigação, não existiam testemunhas ou câmeras de segurança no local, onde os agentes encontraram somente um pedaço de madeira, que se concluiu ser de um caminhão utilizado para subtração dos animais, além dos rastros deixados pelo pneu do veículo.
Após inúmeras diligências, os investigadores localizaram o veículo utilizado no furto, em uma oficina na zona norte de Natal, faltando o mesmo pedaço de madeira que a DEFUR possuía. Foi constatado que o caminhão era de propriedade de Djanilson de Souza Rodrigues, 27 anos, mas teria sido deixado na oficina por Elielson da Rocha Oliveira, 32 anos. Investigações revelaram, por meio de provas técnicas e periciais, além de relatos de testemunhas, que os dois suspeitos estavam na região da fazenda na época do fato.
No decorrer das investigações, foi constatado, através da análise de mensagens, que os dois investigados também negociavam armas de fogo, além de terem sido coletadas provas de que Djnailson de Souza praticava o crime de tráfico de drogas. Djnailson de Souza, que já responde por homicídio, será investigado também por tráfico de drogas. As investigações do furto foram concluídas e o Inquérito Policial remetido à Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (14) a operação Bayerische, com objetivo de desarticular organização criminosa destinada ao tráfico interestadual de drogas e lavagem de capitais.
Foram cumpridos 57 mandados, sendo 27 de busca e apreensão e 30 de prisão, além da medida de sequestro e indisponibilidade de bens obtidos a partir de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
Cerca de 110 policiais federais cumpriram os mandados nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rondônia e Acre, além do apoio da Força Tarefa de Segurança Pública da Paraíba.
Em relação ao tráfico de drogas, foi possível identificar um extenso grupo criminoso que atuava no fornecimento de grandes quantidades de maconha (skunk) e cocaína para outros traficantes de drogas, principalmente na distribuição de drogas na grande João Pessoa/PB, Guarabira, Natal e outros municípios.
Nesta terça-feira (13), o Instagram anunciou o lançamento de um novo recurso no Brasil: notas nas DMs. As mensagens curtas, com até 60 caracteres, aparecem fixas na parte superior da caixa de entrada da rede social.
Com um layout parecido com os stories, que ficam na horizontal, as notas aparecem por cima das fotos de perfil dos usuários. É possível deixar uma nota para pessoas que te seguem e você segue de volta ou para sua lista de Melhores Amigos. As notas ficam disponíveis por 24 horas.
As respostas dadas às notas enviadas aparecem como mensagens diretas na caixa de entrada do usuário. De acordo com o Instagram, “as notas são uma nova maneira de compartilhar seus pensamentos e ver o que seus amigos estão fazendo usando mensagens curtas de texto”.
Mais novidades
Criminosos realizaram um furto qualificado em uma residência no bairro Anchieta, em Belo Horizonte, no último sábado (10), e levaram cinco relógios e 25 munições de calibre .380.
Ao se retirarem do local, os ladrões deixaram um pé de cabra em cima da cama de um dos moradores, que acionou a Polícia Militar.
Após isso, a Polícia Civil fez buscas na região, mas não conseguiu achar os envolvidos no caso.
Entretanto, após descobrir que a casa era de um delegado, os ladrões devolveram os pertences e deixaram um bilhete, como uma mensagem.
Com uma média de 90 mil doses aplicadas em novembro, a procura por imunização contra a covid-19 disparou no Rio Grande do Norte no mês passado e cresceu cerca de 369% em relação a outubro, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da pasta atribui o crescimento, dentre outros fatores, à elevação de casos de doenças respiratórias registradas do mês passado para cá. Segundo ela, a perspectiva é de que a alta procura se mantenha também em dezembro, uma vez que os casos confirmados de covid-19 têm crescido nos últimos dias.
Na última terça-feira (6), conforme divulgado pela Sesap, foi registrado um aumento de 46,33% para as confirmações de covid-19 no RN em relação ao mesmo período imediatamente anterior à data da divulgação. Em números reais, foram 5.224 casos, segundo os dados do período divulgado pela Secretaria na semana passada.
De quarta-feira (7) até esta terça-feira (13), de acordo com um levantamento feito a partir dos boletins epidemiológicos emitidos diariamente pela pasta, foram 4.077 confirmações.
Nos próximos dias, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve anunciar 2 nomes do MDB para comandar ministérios em seu governo. O partido, no entanto, anseia por 3 cadeiras na Esplanada.
O MDB vê com bons olhos a senadora Simone Tebet (MS) assumindo a vaga em Cidades, Integração Nacional ou Cidadania. A congressista em fim de mandato desempenhou um papel importante na campanha e eleição do petista no 2º turno.
Atualmente, Tebet é coordenadora de desenvolvimento social da equipe de transição, área que herdará as atribuições do atual Ministério da Cidadania e será responsável pelo Auxílio Brasil.
O partido também almeja a pasta de Minas e Energia para o senador eleito Renan Filho (AL) e a 3ª cadeira para algum emedebista da Câmara.
Um impasse na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) pode travar a tramitação do projeto de lei encaminhado pela governadora Fátima Bezerra (PT), na última segunda-feira (12), para aumentar a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS). Ontem (13), o colégio de líderes da Casa rejeitou a tramitação simplificada, que facilitaria a votação ainda neste ano, como o Governo espera que aconteça. Com isso, o projeto deve seguir o trâmite normal, aumentando as chances de ser apreciado somente em 2023 e passar a vigorar, caso aprovado, em 2024. A possibilidade foi confirmada por parlamentares de oposição.
Hoje (14), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) vai se reunir em caráter extraordinário para debater a proposta. Os trabalhos da CCJ deveriam ter sido concluídos ontem, mas os deputados da base aliada devem tentar estender os trabalhos para que a proposta possa tramitar de forma mais célere. “Hoje foi a ultima reunião da CCJ, a primeira comissão por onde o projeto passa. Mas como o período legislativo ainda não acabou, nada impede que haja uma reunião extraordinária. Os lideres rejeitaram a dispensa da tramitação. Se tivessem aprovado, iria a plenário sem a tramitação regimental”, explicou o líder do Governo na Casa, deputado Francisco do PT.
Segundo ele, existe a possibilidade da proposta passar pelo plenário ainda neste ano. “Não posso garantir porque depende de um entendimento da Casa, de um diálogo mais profundo para se chegar a um consenso. Mas, se houver disposição da Casa, pode ser votado ainda neste ano. Inclusive, o Governo pode utilizar a convocação extraordinária da Assembleia mesmo durante o recesso”, disse.