O furto de um transformador da estação de bombeamento de Cerro Corá provocou uma parada no bombeamento de água para o município nesta sexta-feira (3). Enquanto o sistema não é religado, a população de Cerro Corá está sendo abastecida pela adutora Serra de Santana.
A Caern está trabalhando no conserto dos equipamentos que foram danificados e na substituição do transformador que foi furtado, com previsão de religação do sistema de abastecimento do município, que capta água do Açude Pinga, para às 18h da próxima segunda-feira (6).
A Polícia Federal encontrou diversas digitais na minuta do golpe apreendida na residência do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. A equipe da PF está agora usando um sistema de identificação de digitais para checar a quem elas pertencem e, com isso, avançar nas investigações.
Segundo um investigador, a perícia da PF detectou “fragmentos de digitais de diversas pessoas” que manusearam o documento, batizado de minuta do golpe por propor a intervenção do governo federal no Tribunal Superior Eleitoral por uma comissão composta por onze pessoas, sendo oito militares.
Se a PF encontrar, no cruzamento com o banco de dados, digitais de outras autoridades além das de Anderson Torres, o depoimento do ex-ministro da Justiça seria desmentido. Na sua fala à PF, ele insistiu na versão de que a minuta lhe foi entregue por uma pessoa que não conhece e não teria nenhuma importância. Tanto que iria triturá-la.
Na avaliação de investigadores, a minuta do golpe ganhou maior importância depois das revelações feitas pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES), porque os dois casos estariam conectados.
A prévia de Carnaval em Timbaúba dos Batistas será a maior de todos os tempos. O evento que promete receber foliões de diversos municípios do Seridó, inicia no dia 10 de fevereiro com um ensaio geral onde o pranchão saíra pelas ruas com a Orquestra Arupemba, Solange Silva e Léo Mix.
No sábado (11) a grande atração será a Banda Grafith que é aguardada por um grande público que é fã desta banda que é conhecida por arrastar multidões. Ainda na sexta, haverá orquestra Flor de Mandacarú, Manú e Arrocharme.
A animação do domingo iniciará ao meio dia no pórtico da cidade onde a orquestra Arupemba fará um grande encontro de Blocos Carnavalescos. Às 19h o Bloco Cangurú irá trazer para cumprir o percurso Fofo Chicleteiro, Tetê Pessoa com o Circuito Musical e Heitor.
Uma mega estrutura de Saúde e Segurança estão sendo montadas para receber os foliões que estão ansiosos para festejar essa festa que também ficará marcada no calendário de eventos da cidade.
A Polícia Ambiental da Paraíba desarticulou nesta quinta-feira (2) uma mina com atividades irregulares de extração de minério , na zona rural de Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa.
De acordo com a polícia, a atividade funcionava sem licenciamento ambiental e foi embargada devido à falta de autorização.
A operação resultou na apreensão de três caminhões-caçamba e duas escavadeiras que estava no canteiro das escavações.
Os cinco responsáveis pela extração do minério foram multados em R$ 100 mil e levados para a Polícia Federal para prestarem esclarecimentos.
O diretor do ITEP (Instituto Técnico e Científico de Perícia), informou na manhã desta sexta-feira (03), que o trabalho do setor de perícia do órgão já iniciou os procedimentos para identificar as ossadas encontradas em uma mata há seis quilômetros do centro de Lagoa Salgada, na tarde desta quarta-feira.
Marcos Brandão disse em em entrevista ao PortalBO que em 60 dias o instituto deverá entregar o relatório constando a identificação desses indivíduos após exames de DNA. “É um procedimento que requer muito critério e contra provas, para que o laudo apresente um resultado irrefutável“, disse.
Brandão ainda relatou que quanto a causa da morte dessas pessoas um trabalho paralelo será realizado com os profissionais da Antropologia Forense, uma vez que existe um fator dificultoso que é a questão das vítimas estarem em estado esquelético, no entanto, em 30 dias esses outros resultados também deverão ficar a disposição da investigação. Um blusão encontrado no mesmo local onde estava as ossadas pode ser de uma das crianças desaparecidas em 29 de julho de 2022, com outros dois irmãos e a mãe. Essa afirmação foi feita por um familiar dessas vítimas que ainda são consideradas desaparecidas.
Portal BO
Outra jovem caicoense foi a primeira colocada para fazer residência no Hospital Ana Bezerra (HUAB) da UFRN, em Santa Cruz (RN). O nome dela é Ana Beatriz de Oliveira Reis, de 24 anos, egressa da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cuité (PB).
Em contato com o Blog Sidney Silva, Ana Beatriz, disse que vai fazer residência multiprofissional em Farmácia na área materno infantil. Sua formatura aconteceu em dezembro de 2022.
Ela é filha da empregada doméstica, Damiana Justino de Oliveira, que aponta como sendo uma fortaleza. “Todas estas conquistas alcançadas são para ela, pois sem ela não teria chegado até aqui. Minha mãe é uma fortaleza. Sozinha, deu conta de todas as minhas despesas em Cuité, nunca deixando me faltar algo”, comentou.
Sobre as metas a serem alcançadas como profissional da área de saúde, Ana Beatriz disse que está ansiosa por atender bem as pessoas. “Sonho em ser uma profissional reconhecida na minha área e ajudar os meus pacientes a ter uma perspectiva de vida melhor. Desde o início do curso me apaixonei pela área clínica hospitalar, e se Deus quiser, irei me especializar e me realizar profissionalmente”, disse.
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (3), a 4ª fase da operação Lesa Pátria contra atos golpistas praticados em 8 de janeiro. Na ocasião, terroristas bolsonaristas invadiram as sedes dos três Poderes, em Brasília.
São cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão em cinco estados (Rondônia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo” e no Distrito Federal.
A operação Lesa Pátria é tratada pela PF como permanente. Na última sexta, mandados foram cumpridos em cinco estados e no DF.
Desde os ataques de 8 de janeiro, terroristas foram presos, foi decretada intervenção federal no Distrito Federal, afastamento do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), a identificação de militares envolvidos nos atos e a prisão do ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, que foi ministro da Justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O Ministério Público Federal na Paraíba entrou com uma ação penal contra o apresentador Sikêra Jr. A denúncia ocorre por conta de falas do apresentador em 2018, quando estava na TV Arapuan, afiliada da Rede TV na Paraíba.
A ação está baseada, segundo o MPF, em palavras racistas e misóginas proferidas contra uma jovem negra, que estava em custódia do Estado, durante a transmissão do programa “Cidade em Ação” no dia 5 junho de 2018. Durante o programa, Sikêra disse, enquanto falava sobre a jovem, que “mulher que não pinta a unha do pé é sebosa” e “mulher que não passa lâmina (que realiza depilação) no corpo é sebosa”. Em outro momento, o apresentador diz que a jovem possui “ventas de jumenta”.
A entidade pediu a prisão de Sikêra e pagamento de multa por crime de racismo e cita que o apresentador passou dos limites ao incitar o discurso de ódio e discriminar a jovem por gênero, preconceito, exclusão e estigmatização, como prevê a Constituição Federal.
A 16ª Vara Federal na Paraíba será responsável por julgar a ação. Não estão previstos acordos com o apresentador.
O homem que ateou fogo ao próprio corpo, em protesto contra o Supremo Tribunal Federal (STF), morreu na madrugada desta quinta-feira (2/2). Ele estava internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) havia dois dias, quando se queimou no canteiro central da Esplanada dos Ministérios.
Natural de Botucatu (SP), segundo testemunhas, ele tinha 58 anos e chegou a gritar “Morte ao Xandão”, em referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Equipes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) acionadas para atender a ocorrência e conseguiram apagar o fogo e chamaram o Corpo de Bombeiros (CBMDF).
Com o homem, havia diversos papéis com fotos de pessoas como Johann Georg Elser, conhecido por ter tentado matar o ditador nazista Adolf Hitler; o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela; e Claus von Stauffenberg, conhecido por comandar a Operação Valquíria, cujo objetivo era assassinar Hitler.
Após dez horas de depoimento, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, afirmou que desconhece a pessoa que elaborou a chamada “minuta do golpe”, e que nunca teria levado o documento ao conhecimento do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
O depoimento aconteceu no 4° batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), nesta quinta-feira (02). A polícia federal e integrantes da PGR chegaram ao local do depoimento pouco antes das 10h30, horário marcado para o início depoimento.
Ainda sobre a minuta, o ex-ministro disse que era um documento “sem viabilidade jurídica” e ressaltou que tecnicamente era um documento “muito ruim, com erros de português, sem fundamento legal.
“[Torres disse] QUE esses documentos vinham de diversas fontes para que fossem submetidas ao Ministro; QUE em razão da sobrecarga de trabalho levava todos os documentos da pasta para casa; QUE os documentos importantes eram despachados e retornavam ao Ministério e os demais eram descartados; QUE considera a minuta do decreto totalmente descartável: QUE se tratava de um documento sem viabilidade jurídica”, afirma o documento.
O edital de relicitação do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (ASGA), na Grande Natal, será apreciado na Reunião Deliberativa da Diretoria Colegiada (REDIR) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na próxima terça-feira, 7 de fevereiro.
Na ocasião, também é esperada a definição da data do leilão. A previsão é de que o edital, com as correções feitas por recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), seja lançado nas próximas semanas após a reunião da Anac.
Esses são os passos seguintes no processo de transferência da concessão do terminal para outra operadora, visto que a Inframérica, mesma concessionária que administra atualmente o Aeroporto de Brasília, anunciou a devolução. A extinção do contrato atual foi solicitada pela empresa e acatada pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 10.472, de 24 de agosto de 2020.
Pela lei, a empresa só pode deixar a operação após o governo realizar a seleção de um novo administrador, mas a nova licitação só foi aprovada no mês passado pelo TCU.
A caicoense, Shaidllen Makenny Soares da Silva, de 23 anos, filha do Subtenente Da Silva e da radialista, Daguia Soares, passou em 1⁰ lugar para a Residência Multiprofissional 2023, no Programa de Atenção Materno-Infatil do Hospital Universitário Ana Bezerra – HUAB em Santa Cruz (RN).
Egressa da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, Campus de Caicó, ela concluiu o curso de enfermagem (Licenciatura e Bacharelado) em outubro de 2022.
Os pais estão orgulhosos da filha que escolheu a área da saúde para se profissionalizar.
“Nós sempre passamos para os nossos filhos que a educação abre portas na vida de qualquer pessoa. Sempre passamos pra ela e pra o irmão, que o futuro de cada um passava pelos estudos. Estamos muito orgulhosos de vê-los trilhar seus caminhos com êxito. Outra coisa, nossa filha é egressa de uma universidade pública e em nossa cidade. Temos que valorizar isso e muito“, disse Da Silva.