O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pediu hoje (20) a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o pedido da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) para suspender as redes sociais do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
A parlamentar pediu a suspensão de acesso após discurso do deputado no Dia Internacional da Mulher, quando Nikolas vestiu uma peruca amarela e disse que “se sentia uma mulher” e afirmou ainda que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”. Para a comunidade LGBTQIA+, o parlamentar cometeu crime de transfobia no discurso.
“Abra-se vista dos autos à Procuradoria-Geral da República, para manifestação quanto ao requerimento apresentado pela deputada federal Érika Hilton, para imposição de medidas cautelares em desfavor do deputado federal Nikolas Ferreira no prazo de 5 cinco dias”, despachou Moraes.
Após o episódio, pelas redes sociais, Nikolas Ferreira negou qualquer ofensa. “Defendi o direito das mulheres de não perderem seu espaço nos esportes para trans – visto a diferença biológica – e de não ter um homem no banheiro feminino. Não há transfobia em minha fala. Elucidei o exemplo com uma peruca. O que passar disso é histeria e narrativa”, afirmou.
Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos – DEFUR, em ação conjunta com equipe da Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente Infrator – DEA, ambas de Caicó (RN), apreenderam, nesta segunda-feira (20), um adolescente de 17 anos, envolvido em ato infracional análogo a roubo majorado, mediante emprego de arma de fogo. O adolescente foi encaminhado para o sistema socioeducativo, onde permanecerá à disposição da Justiça.
O ato infracional foi praticado no dia 14 de janeiro deste ano, no Centro do município. A polícia investiga se o adolescente tem relação com uma organização criminosa.
As ações da Polícia Civil fazem parte da força-tarefa do Sistema de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de conter os ataques provenientes das organizações criminosas que atuam no estado.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte (PCRN), através da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC), prendeu nesta segunda-feira (20), um homem, de 25 anos, pela prática de tráfico de drogas, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal. De acordo com informações colhidas pela Polícia Civil, a residência do suspeito também era usada como ponto de encontro de integrantes da facção criminosa que vem provocando ataques ao estado do RN.
Já no início da manhã, foram empregadas diligências na localidade citada, sendo possível confirmar atividade ilícita. O ingresso no imóvel foi autorizado por um dos moradores, sendo possível encontrar o material apreendido, que consistiu em maconha, cocaína, um revólver, munições de calibre.38 e calibre .12.
Também foi encontrado um vasto material que seria utilizado para prática de futuros atentados, como garrafas de vidro e um galão contendo líquido inflamável e materiais para fabricação de explosivos, os quais seriam destinados à fabricação de coquetéis molotov. Um homem foi preso em flagrante e conduzido à DENARC para lavratura de APFD.
Equipes da Polícia Civil da 2ª Delegacia de Polícia, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar e da Polícia Penal, prenderam, na tarde desta segunda-feira (20), em um apartamento na Praia do Meio, Zona Leste de Natal, Alex Ribeiro da Silva, conhecido como “Clone” ou “Professor Xavier”, de 36 anos. Ele tinha dois mandados de prisão em aberto por roubo e organização criminosa.
De acordo com as investigações das equipes da Segurança Pública, o homem é uma das lideranças de uma facção criminosa que atua no bairro das Rocas, sendo responsável por coordenar os ataques na Zona Leste de Natal. Alex Ribeiro da Silva foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para os devidos encaminhamentos legais. Aproximadamente 20 agentes agiram na captura do suspeito.
A prisão do suspeito ocorreu em ação conjunta do Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB), vinculado à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência, estrutura pertencente à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e da Força-tarefa SUSP (Mossoró) de Combate ao Crime Organizado, composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Militar do RN (PMRN), Polícia Civil do Estado do RN (PC-RN), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do RN (SEAP), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do RN (SESED) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
Policiais civis da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) cumpriram, nesta segunda-feira (20), um mandado de prisão em desfavor de Kevillyn Tavares dos Santos. Ele é investigado pela prática do crime de roubo de veículo, quando subtraiu, com emprego de arma de fogo, um veículo tipo GM/Celta, no bairro de Ponta Negra, Zona Sul de Natal.
O crime aconteceu no dia 21/02/2023, por volta das 09h30, em via pública, próximo ao Cemitério de Ponta Negra. Segundo as investigações, dois homens participaram do roubo do automóvel, de cor branca. A investigação inicial conseguiu coletar provas que resultaram no deferimento do mandado de prisão do suspeito e diligências estão sendo realizadas no sentido de identificar e prender o segundo envolvido.
Equipes da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e da Delegacia de Polícia Civil de Apodi, cumpriram, na tarde desta segunda-feira (20), um mandado de prisão temporária contra Joicy Carneiro de Sales, na cidade de Felipe Guerra.
Ela, investigada por homicídio qualificado contra um Policial Militar no dia 05/11/22, no bairro de Igapó, Natal/RN, estava foragida desde a data do crime. Joyce e o seu primo Fábio Epifanio de Lima, são investigados como mandantes do crime ocorrido em frente à casa dos pais da vitima, tendo por motivação o desentendimento por questões familiares.
Um dos executores, José Patrick Pires de Oliveira, já se encontra preso provisoriamente.
A Polícia Rodoviária Federal realizou 19 prisões desde início da onda de violência deflagrada no RN na terça-feira (14).
As prisões ocorreram em todo o estado, quatro delas por mandado de prisão em aberto e as demais pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, alcoolemia e porte de droga para consumo.
Seis armas de fogo e 201 munições foram apreendidas: um revólver Taurus calibre .38, com 5 munições no município de Santa Cruz/RN; um revólver Taurus calibre .38, com 14 munições, em Natal/RN; uma pistola Forjas Taurus, dois carregadores e 25 munições calibre 9mm, em Campo Grande/RN; duas pistolas em Natal/RN, sendo uma pistola Taurus 9mm, e outra pistola .40, com 2 carregadores e 154 munições, uma em Parnamirim/RN, uma pistola de fabricação caseira, calibre .38, com 03 munições.
Desde o início dos ataques, a PRF/RN fiscalizou 2.291 veículos e 2.750 pessoas.
Um carro ficou destruído depois de colidir no início da manhã desta segunda-feira (20) com uma vaca na BR-101, na altura do município de Rio do Fogo, no litoral Norte do Rio Grande do Norte.
Os ocupantes do carro ficaram feridos e foram socorridos, sendo levados para a Unidade Mista de Saúde de Rio do Fogo. O acidente ocorreu por volta das 4h.
De acordo com a Polícia Militar (PM) da região, uma mulher chegou a ser avaliada por uma possível fratura, e os demais tiveram escoriações. Todos foram encaminhados para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, para novos exames.
A PM não informou quantas pessoas estavam no carro. Após a colisão, o motorista perdeu o controle e o carro saiu da pista, parando em um lago.
A Polícia Civil da Paraíba tirou de circulação mais um chefe do crime organizado no estado. Desta vez, o alvo foi responsável por vários assassinatos ocorridos em janeiro deste ano em João Pessoa, durante guerras entre facções. O criminoso entrou em confronto com policiais da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) na manhã desta segunda-feira, 20 de março, no município de Alcantil, foi atingido e não resistiu aos ferimentos.
Denominada Operação Hades, a investigação contou com a participação da Delegacia de Roubos e Furto de Veículos e Cargas da capital (DRFVC) e a Polícia Civil de Pernambuco. Eduardo Ferreira dos Santos, conhecido como “Dudu da Morte”, costumava viajar para o Rio de Janeiro, onde participava de uma espécie de “treinamento do crime organizado”. No seu último retorno à Paraíba, ele assumiu o posto de representante – em território paraibano – da facção criminosa que predomina no RJ.
“A partir daí, ele passou a ser ‘linha de frente’ na guerra entre facções em João Pessoa, no início deste ano, cometendo vários homicídios na capital do estado. A logística dele era cometer os crimes em João Pessoa e se refugiar em uma propriedade na zona rural de Alcantil. Podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que até o momento esta é a desarticulação mais importante do ano para a Paraíba, no contexto de segurança pública”, disse o delegado Diego Beltrão.
Presídios federais
Policiais civis prenderam na manhã desta segunda-feira (20), um homem suspeito de envolvimento na morte do policial penal Carlos Eduardo Nazário, baleado e morto na calçada de sua casa no Bairro Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante (RN), na noite de sexta-feira (17).
Com o homem, identificado como WEDSON BRUNO COSTA, conhecido como “REDBULL”, de 30 anos. Os policiais apreenderam uma pistola de calibre 9mm, munições, luvas e uma balança de precisão. Ele foi preso na Rua Nossa Senhora da Guia, Barreiros em São Gonçalo do Amarante (RN).
As viaturas conduziram, inicialmente, o suspeito para a DHPP e depois para a Central de Flagrantes.
Aguardem novas informações…
O corpo de um jovem de 24 anos foi encontrado neste domingo (19), por volta das 9h, no Açude Encampinado, em Timbaúba dos Batistas, município distante cerca de 24 km de Caicó e 300 km de Natal.
A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Caicó foi acionada no sábado (18), logo após o desaparecimento de Everton Patrício Dantas, mas, devido à escuridão na área, a busca foi retomada neste domingo pela manhã.
De acordo com informações do condutor da ambulância do município, Pedro Guilherme dos Santos, o jovem estava acompanhado de dois primos tomando banho na sangria do reservatório. “Os três pularam da parede do açude, dois voltaram, mas ele não conseguiu, infelizmente”, contou.
No momento do incidente, além dos três jovens, mais moradores da cidade aproveitavam a sangria do reservatório que fica a aproximadamente 5 km do Centro.
O governo federal começa nesta segunda-feira (20) os pagamentos do novo Bolsa Família com valor médio de R$ 670.
O programa foi reformulado após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante a gestão de Jair Bolsonaro, o programa havia sido rebatizado de Auxílio Brasil.
O governo estima que 694.245 mil famílias que preenchiam os requisitos , mas estavam fora da lista de beneficiários, passem a receber os valores. Outras 1,5 milhão de famílias serão excluídas por não se enquadrarem no critério de renda.
O programa prevê ainda o pagamento de um adicional de R$ 150 por criança de 0 a 6 anos. Segundo o governo, 8,9 milhões de crianças nessa faixa etária receberão o dinheiro já neste mês, o que representa um investimento de R$ 1,33 bilhão para o grupo.
A Secretaria Municipal de Educação de Caicó, anunciou neste final de semana que as aulas nas escolas serão retomadas no período diurno a partir desta segunda-feira (20) até às 16h15min e a reabertura das bibliotecas e ginásios de esportes.
As instituições que funcionam à noite, permanecerão fechadas até que o cenário de ataques à instituições públicas acabe. Será feito um acompanhamento dos acontecimentos das próximas horas e avaliação.
Confira a nota divulgação pela Secretaria de Educação:
NOTA