O Ministério da Saúde (MS) realizará a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 10 de abril a 31 de maio de 2023. Dessa forma, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) convoca a população que faz parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério a comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua residência, para garantir sua proteção contra a Influenza.
A campanha é uma das medidas de prevenção mais importantes contra a Influenza, uma infecção respiratória aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus na população-alvo para a vacinação, além de contribuir para a redução da circulação viral, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.
“A Influenza já matou mais de 1.700 pessoas no Brasil apenas em 2022 e 70% dos óbitos por influenza no país são de pessoas que estão dentro dos grupos prioritários da campanha. É importante que essas pessoas se vacinem, para que não tenhamos um novo surto da doença, devido às baixas coberturas vacinais”, ressaltou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Laiane Graziela.
Os grupos prioritários definidos para a campanha de vacinação são:
Nesta terça-feira (04), o Ministério do Desenvolvimento Regional confirmou a liberação dos recursos para a execução de importantes obras para o Rio Grande do Norte: o Complexo Oiticica e o Ramal Apodi. O investimento, no total de R$ 62 milhões, foi anunciado durante ligação telefônica entre a governadora Fátima Bezerra e o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
A conclusão das obras de segurança hídrica no RN faz parte do pacote de obras prioritárias apresentado pela governadora Fátima Bezerra ao Governo Federal em janeiro deste ano. Na ocasião, o presidente da república reuniu os governadores de todos os estados para que apresentassem um plano de ações e obras prioritárias.
O Complexo Oiticica inclui a Barragem Oiticica e as obras sociais, como as agrovilas. O Governo do RN recebeu a garantia de liberação de recursos no valor de R$ 19 milhões para a conclusão da obra. Atualmente a Barragem Oiticica encontra-se com 93,27% de obra executada, com previsão de conclusão para dezembro deste ano.
“É motivo de grande alegria a liberação desses recursos, tão necessários para executar nossas obras prioritárias em infraestrutura hídrica, e assim podermos avançar no desenvolvimento econômico e social para a população do nosso estado”, destacou a governadora.
Uma noite de muita alegria para os psicólogos e outros profissionais que prestigiaram uma sessão solene realizada na Câmara de Vereadores, em homenagem a regulamentação aos 60 anos da psicologia no Brasil e 16 anos do Cobselhi Regional de Psicologia.
Na solenidade foram entregues homenagens do proponente da sessão solene – o vereador Veranilson Pereira, além de outras aos profissionais selecionados pelo Conselho Estadual e Federal de Psicologia.
Representando os homenageados da noite, a professora e coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Católica Santa Teresinha destacou a importância do momento que homenageou 27 pessoas e a Sandra Fernandes ( em saudosa memória).
“Celebramos um momento de grande relevância a quem está fortalecendo a psicologia de forma direta ou indireta. Portanto homenagear pessoas e instituições reputamos como muito importante porque os desafios são enormes, temos demandas em saúde mental na região que precisa de compromissos de diferentes da sociedade, cada um possa fazer a diferença no seu fazer profissional”, disse.
O advogado Ariolan Fernandes, que sofreu infarto na semana passada em Caicó (RN), fez nesta terça-feira (04), em Natal, exame de cateterismo e uma angioplastia (tratamento não cirúrgico de desobstrução de artérias coronárias por meio de cateter balão, com o objetivo de aumentar o fluxo de sangue para o coração).
Em contato com a esposa de Ariolan, Luíza Eanes, o Blog Sidney Silva, foi informado que o procedimento foi realizado sem nenhuma intercorrência. Nos próximos dias, ele deve ter alta e retornar à Caicó.
O Prefeito, Dr Tadeu, se reuniu na tarda desta terça-feira (04), em Natal, com o presidente da Caern, Roberto Sérgio Linhares e com o deputado estadual, Francisco do PT. Junto com Tadeu, estava o secretário municipal de infraestrutura e serviços urbanos, Pedro Pereira. O objetivo do encontro foi tratar sobre as obras de saneamento de Caicó.
“Importante destacar que durante a nossa gestão, com o apoio do Governo do Estado, nossa cidade passará de aproximadamente 20% para 50% de áreas saneadas. Medidas assim, garantem mais dignidade para nossa população, além de ser, também, uma ação que impacta diretamente na saúde pública. Quero agradecer o apoio da governadora, professora Fátima Bezerra e do Deputado Francisco por nos auxiliar nesse pleito“, disse o Dr. Tadeu.
Uma resposta dada pelo ex-deputado Vivaldo Costa gerou especulação sobre a próxima eleição municipal em Caicó, Rio Grande do Norte. O ex-deputado foi questionado se poderia ser o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo atual Prefeito, Dr. Tadeu, nas eleições de 2024.
Ao ser perguntado sobre o assunto, Vivaldo respondeu que sim. Mas, nos bastidores, a informação é que o posicionamento do deputado foi mais no sentido de não rejeitar uma possibilidade, como é comum no mundo político.
No entanto, a informação repassada por fontes do Seridó é que a chapa Dr Tadeu e Toinho Santiago, atual vice, só não se repetirá se Toinho não quiser. A gestão da dupla tem aprovação superior a 70% dos caicoenses.
Até o momento esta chapa está mantida para a reeleição. As demais notícias são tratadas pelos aliados como especulação.
g1/RN – Os professores da rede pública do Rio Grande do Norte decidiram, após nova assembleia nesta terça-feira (4), manter a greve da categoria, que começou no dia 7 de março.
A última proposta apresentada pelo governo do Estado foi no dia 28 de março. Um dia depois, os professores recusaram a proposta e mantiveram a greve, que cobra a implementação de um reajuste salarial de 15%.
O governo do RN informou que aguarda uma contraproposta para negociar com os professores. O Sinte informou que foi definida uma contraproposta a ser apresentada ao governo, que consiste nos seguintes reajustes:
O governo federal oficializou a suspensão do cronograma de implementação do Novo Ensino Médio. A decisão, que vinha sendo aguardada nos últimos dias, será publicada em portaria do Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União (DOU), mas já foi antecipada pelo titular da pasta, Camilo Santana, em entrevista a jornalistas, na tarde desta terça-feira (4), em Brasília.
“Nós reconhecemos que não houve um diálogo mais aprofundado da sua implementação, não houve uma coordenação por parte do Ministério da Educação. O ministério foi omisso, principalmente no período difícil que foi a pandemia nesse país, e há a necessidade de a gente poder rever toda essa discussão“, afirmou Santana.
Mais cedo, ele se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, onde discutiu o assunto. Esta nova portaria suspenderá por 60 dias todos os prazos de uma outra portaria editada em 2021, também pelo MEC, incluindo o prazo para que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atualizasse as mudanças de avaliação com base no Novo Ensino Médio.
A revogação do Novo Ensino Médio tem sido uma reivindicação de entidades estudantis e de muitos especialistas. No início do mês passado, o MEC abriu consulta pública para avaliação e reestruturação da política nacional de ensino médio, que ainda deve durar cerca de dois meses, com possibilidade de prorrogação.
Agência Brasil – Um homem foi preso por policiais militares do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), na Rodovia BR-070, em Cáceres (MT), por transportar de maneira irregular quatro cães de raça comumente usados por caçadores. A detenção, realizada na sexta-feira (31), ocorreu pelas más condições em que os cães se encontravam, mas a suspeita é de que ele seja responsável por um vídeo de 11 segundos em que aparecem um filhote de onça-pintada amarrado e duas cabeças de onças recém-abatidas.
O vídeo, que tem circulado nas redes sociais desde o dia 27 de março, gerou indignação entre ambientalistas. Três dias depois, um pedido de apuração criminal do caso foi encaminhado ao Ministério da Justiça pela ministra do Meio Ambiente Marina Silva.
Os cães apresentavam sinais de maus-tratos no momento da detenção e eram semelhantes aos que aparecem no vídeo das onças decapitadas. Segundo a assessoria da Polícia Judiciária Civil do estado de Mato Grosso, o preso nega o envolvimento no caso.
Nas redes sociais, organizações ambientalistas como a Ampara Silvestre e o Projeto Onças do Iguaçu afirmam que o suspeito foi solto após audiência de custódia realizada neste domingo (2). De acordo com o Poder Judiciário de Mato Grosso, o processo corre em segredo de Justiça.