O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado preliminar da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1. A consulta pode ser feita por meio do Sistema Revalida.
Em nota, o instituto informou que a segunda etapa do exame é estruturada em um conjunto de dez estações, percorridas ao longo dos dois dias de aplicação. “Os participantes realizam tarefas específicas, que podem incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares.”
As provas foram aplicadas nos dias 24 e 25 de junho, em dez cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Salvador, São Luís e Uberlândia (MG).
Revalida
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve, em uma audiência judicial realizada nesta sexta-feira (25), o anúncio pela Caern do cronograma para implantação e funcionamento do sistema de esgotamento sanitário do San Vale/Parque das Colinas, na zona Sul de Natal.
Na audiência, a Caern anunciou que o sistema de esgotamento sanitário da subzona 2 da ZPA -1, que abrange as duas localidades, começará a operar no dia 4 de setembro de 2025. A retomada das obras ocorrerá em 4 de setembro próximo.
A Justiça potiguar, por meio de audiências judiciais com o MPRN, vai realizar o acompanhamento das etapas do cronograma apresentado pela Caern. A primeira audiência de acompanhamento ficou designada para ser realizada no dia 29 de novembro de 2023 na 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal.
A implantação do sistema de esgotamento sanitário da área é um pedido do MPRN em ação civil pública desde o ano de 2006. Uma rede pública de esgoto no local é essencial porque o aquífero da ZPA-1 serve de abastecimento de água para 8 bairros da cidade. Existem na ZPA-1 sete poços de abastecimento público de água e o resíduo das fossas das edificações do entorno movimenta-se no aquífero em direção aos poços que não eram contaminados por nitrato.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recebeu a visita de uma equipe de gestores da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) em Natal, nesta quinta-feira (25). O objetivo, além da troca experiências, foi apresentar aos gestores estaduais as boas práticas na área administrativa, gestão estratégica, orçamentária e alguns projetos do MPRN.
A ideia da visita técnica de gestão surgiu durante as audiências extrajudiciais e reuniões sobre os procedimentos administrativos que tramitam nas Promotorias de Justiça de Educação que atuam com a rede estadual, quando foram percebidos que alguns problemas que ocorrem na SEEC já foram resolvidos no âmbito do Ministério Público.
“Então, pensei na importância da ida do Subsecretário e de gestores das principais unidades administrativas da SEEC para conhecer como é realizado o trabalho no MPRN na parte da gestão e entrei em contato com a Procuradora-Geral de Justiça, com o Diretor-Geral e com outros diretores sobre a possibilidade de ocorrer uma visita para troca de experiências e, ainda, com a Secretária Estadual da Educação e a sua chefia de gabinete para viabilizar essa reunião, tendo obtido a concordância de todos”, revelou.
Estiveram presentes pela SEEC o subsecretário, Flaubert Torquato, a coordenadora da COMPS, Kamilla Karoline e a servidora da ATP, Candice.
A Corregedoria-Geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) vai realizar uma audiência pública, em parceria com a Ouvidoria do Ministério Público, na região que abrange as Promotorias de Justiça de Apodi, Caraúbas e Campo Grande, que inclui os Municípios de Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Paraú e Triunfo.
O evento será realizado na próxima quarta-feira (30), das 9h às 11h, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, localizado na rua Nonato Mota, 106, em Apodi.
O objetivo é ouvir elogios, sugestões ou reclamações acerca do funcionamento das unidades do Ministério Público, visando ao aperfeiçoamento dos serviços prestados pelas Promotorias de Justiça que integram a localidade. Estão convidados a comparecerem os membros do Ministério Público em exercício nas referidas Promotorias de Justiça, as autoridades locais e regionais, os representantes de instituições, os líderes comunitários e demais cidadãos.
A Corregedoria-Geral estará à disposição de quaisquer interessados para cumprir a sua finalidade de interlocução comunitária e social.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) promove entre os dias 28 e 30 de agosto um curso de capacitação em investigação cibernética para policiais civis da região do Seridó. O curso será realizado na sede das Promotorias de Justiça de Caicó.
Esta é a quinta turma do projeto e está contando com a adesão de 50 policiais civis, além de 15 integrantes do próprio MPRN, entre policiais e servidores. O curso é ministrado por integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRN. Já houve outros módulos também em Natal e em Mossoró.
Durante as aulas, são abordados conceitos básicos sobre ciberespaço, provas digitais, ferramentas de apoio, estudo de casos e aspectos práticos da investigação cibernética. A capacitação também disponibiliza atividades práticas.
A iniciativa visa capacitar os policiais para coletar provas de crimes cometidos no ciberespaço, principalmente nas redes sociais. O trabalho é resultado de uma parceria entre o MPRN e a Polícia Civil do RN para compartilhar conhecimentos e técnicas de investigações cibernéticas.