A sessão solene em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, na Câmara Municipal, nesta semana, marcou o início das festividades em torno do 20º aniversário do Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes, pioneiro na na luta feminista e antirracista em Natal.
O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é celebrado anualmente em 29 de agosto. A data tem como principal objetivo o foco no combate à lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. “Visibilidade lésbica é para a gente reafirmar nossa existência enquanto mulheres lésbicas dentro do movimento lgbtqiapn+. Estamos aqui homenageando mulheres lésbicas importantes nessa trajetória e parceiras no poder público, que foram fundamentais para a própria existência do GAMI por essas duas décadas”, justificou a propositora da solenidade, vereadora Brisa Bracchi (PT).
“A importância de uma solene como essa em alusão à visibilidade lésbica numa casa legislativa é de muita importância, porque nós mulheres temos sido vítima de muitas violências. Então, uma sessão solene assim fortalece e legitima essa pauta, que seguiremos defendendo em todos os lugares: nas ruas, nos roçados e no parlamento”, comentou a deputada estadual Isolda Dantas, que representou a Assembleia Legislativa na solenidade.
Entre as homenageadas na sessão solene estava a coordenadora geral e uma das fundadoras do GAMI, Goretti Gomes. Ela ressaltou que o Grupo foi criado e como continua com o objetivo de oferecer às mulheres lésbicas, e ampliou para as trans, formação política, em esporte e música, além de acolhimento, para ajudar essa mulheres a serem o que elas desejarem ser em qualquer área de conhecimento e mercado de trabalho.
A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria José de Medeiros, representou a Prefeitura de Natal na mesa dos trabalhos da sessão solene.
AgoraRN