A Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte) está promovendo três seleções públicas para impulsionar diversos segmentos da Economia Criativa e fortalecer a cultura local. O Edital Aldo Parisot, voltado para o incentivo à Música de Câmara, está com inscrições abertas até o dia 24 de setembro. Este edital tem como objetivo selecionar trinta projetos de Recital ou Concerto que serão realizados na Galeria Newton Navarro, sede da Funcarte. Cada projeto escolhido receberá um apoio financeiro de R$ 2.500. Serão contempladas as modalidades Individual, Duo, Trio e Quarteto, abrangendo repertórios com duração entre 40 e 60 minutos, e envolvendo instrumentos de Sopro, Cordas e Piano.
Fundo de Incentivo à Cultura
A Seleção Pública nº 020/2023, denominada Fundo de Incentivo à Cultura, tem como propósito principal apoiar financeiramente projetos artísticos e culturais de diversas linguagens que contribuam para a democratização cultural do município de Natal. Esses projetos podem abranger áreas como criação, memória, produção, fomento, formação e capacitação. Dácio Galvão, secretário de Cultura de Natal, destaca que a seleção prioriza projetos culturais de pequeno e médio porte, direcionados às comunidades e aos diversos territórios do município, abrangendo, no mínimo, uma das quatro Regiões Administrativas.
Dácio Galvão ressalta ainda que a Seleção Pública busca estimular o acesso às artes e a valorização das manifestações culturais por meio de incentivos financeiros do Fundo de Incentivo à Cultura. Ela engloba a aquisição de materiais e serviços para a manutenção, criação de trabalhos artísticos em várias linguagens, apoio a acervos, requalificação de peças e estruturas de utilidade artística por entidades, grupos e coletivos.
Outras categorias contempladas incluem a conservação e promoção do patrimônio material edificado, ações de impacto social, políticas afirmativas e ambientais. A seleção pública também abrange pesquisa, documentação e mapeamento para disponibilização pública de informações culturais. O valor total dos recursos destinados a esta seleção é de R$ 386.
Culturas Populares e Mestres
O Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) também destina apoio financeiro à valorização de Mestres e Mestras que detêm conhecimentos e expressões das Culturas Populares tradicionais. Dessa forma, reconhece suas práticas, trajetórias culturais, saberes e fazeres que enriquecem a diversidade das tradições nas manifestações artísticas e culturais das comunidades e grupos tradicionais.
Dácio Galvão enfatiza que esta iniciativa é um gesto de respeito aos grupos étnicos, contribuindo para a preservação das práticas culturais e da memória que fortalecem a identidade e o senso de pertencimento local. O incentivo financeiro é proporcionado pelo Fundo de Incentivo à Cultura.
Os editais completos estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Natal e no site da Funcarte.
Veja também: Museu do Sertão recebe certificado de Patrimônio Histórico e Cultural
AgoraRN