Diante do racha vivenciado pela esquerda natalense, que tem duas pré-candidatas a prefeita de Natal dentro da mesma federação para o pleito do ano que vem, a deputada estadual Eudiane Macedo (PV) mandou um recado ao Partido dos Trabalhadores e criticou a postura da sigla em relação à disputa de espaço na corrida pelo Palácio Felipe Camarão.
A parlamentar não pensa em desistir da disputa e promete ‘ir para a briga’ interna, mesmo sabendo que o PT é o maior partido da federação – composta também pelo PV e PCdoB – além do fato da legenda petista contar com a liderança da governadora Fátima Bezerra a nível estadual e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nível federal.
“Vou para a briga, vou para a disputa. A minha [pré-] candidatura é legítima, não é imoral, não estou fazendo nada de errado, então a gente vai para uma disputa. A minha vida toda não foi disputando?”, frisou Eudiane em entrevista ao Falei Podcast, da jornalista Thaisa Galvão, na última segunda-feira 18.
Eudiane afirma que conta com o apoio do Diretório Nacional do PV à sua pré-candidatura, além dos apoios dos presidentes estadual e municipal da legenda, vereador Milklei Leite e o ex-vereador Maurício Gurgel, respectivamente.
“Não é o PT sozinho decidir quem vai ser a candidata da federação, a gente tem que respeitar também o PCdoB e o PV. Tudo bem que o PT tem o presidente Lula, tem a nossa governadora Fátima Bezerra, da qual eu faço parte da base, tem a minha amiga Natália Bonavides, que a eleição dela também é legítima, mas nós também temos que ser respeitados, o PCdoB e o PV”, declarou Macedo.
Como fazem parte de uma federação partidária, até 2024, quando haverá a disputa pelo Executivo natalense, as siglas terão de chegar a um denominador comum sobre quem será a candidata que representará o grupo.
Eudiane afirma que, caso não seja escolhida, irá acompanhar a federação, mas não ficará “feliz”. Ela também rechaça a ideia de ser candidata a vice-prefeita ao lado de Natália Bonavides ou de qualquer outro candidato a prefeito.
“Não tem como você acompanhar dizendo que está feliz, você perdendo algo que você quer, que é disputar uma eleição”, comenta.
“Quero distanciamento dele”, afirma deputada Eudiane sobre prefeito
Questionada sobre sua relação com o prefeito da capital, Álvaro Dias (Republicanos), Eudiane não hesitou e respondeu: “Não quero nem conversa”.
A parlamentar lembra que apoiou Álvaro em 2020 a pedido do então vereador Paulinho Freire, hoje deputado federal pelo União Brasil. Mesmo contra a vontade, ela ajudou o prefeito por ter sido essa a escolha do grupo político do qual ela fazia parte.
Antes de decidir apoiá-lo, Eudiane lembra que Álvaro chegou a frequentar a casa dela em busca de convencê-la a se juntar ao seu grupo político. Já com o apoio ao prefeito definido por Eudiane, Álvaro participou de eventos políticos e reuniões no reduto eleitoral da deputada. A relação entre os dois, porém, mudou após a reeleição do prefeito.
“[Álvaro] Não tem compromisso. Não adianta você ter diálogo com uma pessoa, a pessoa assumir um compromisso e não se comprometer com os compromissos assumidos”, disse Eudiane.
A deputada afirmou, inclusive, que se sua eleição depender de uma coalizão com Álvaro Dias, ela não será prefeita de Natal. “[Não quero o apoio de Álvaro] de jeito nenhum, eu não quero contato nenhum com Álvaro Dias, eu não falo com ele, quero distanciamento dele, ele não foi correto”, acrescentou a deputada, sem entrar em detalhes sobre o que teria acontecido entre eles dois.
AgoraRN