O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recebeu nesta quarta-feira (20), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, uma turma de estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Edgar Barbosa. A visita faz parte do projeto MPRN Perto de Você, que tem o objetivo de aproximar ainda mais a instituição da sociedade potiguar.
A exemplo da visita realizada pelos alunos da Escola Estadual Em Tempo Integral Walfredo Gurgel, no último dia 14 deste mês, os estudantes da Escola Estadual Edgar Barbosa também conheceram toda a estrutura da PGJ, em Natal, além do trabalho desempenhado pelos integrantes do MPRN. Eles ainda participaram de uma atividade interativa, quando puderam aplicar o conhecimento recebido.
“É importante a sociedade conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho. Somos pessoas que também tivemos sonhos, como vocês, e que buscamos alcançar objetivos. Tudo é possível, quando a gente se dedica”, afirmou a procuradora-geral de Justiça Elaine Cardoso, em sua conversa com os estudantes.
O promotor de Justiça Erickson Girley falou sobre a importância do projeto Visita MP e de os estudantes conhecerem melhor o MPRN. “Com muita honra, estamos recebendo alunos da rede estadual de ensino, conversando sobre a instituição e mostrando para eles quem somos, o que fazemos e nossa história. Serão eles replicadores de todo o conhecimento acerca do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, seja na escola, nas suas famílias ou no ambiente de convívio deles”.
Já a diretora da Escola Estadual Edgar Barbosa, Maria Mercês, elogiou o projeto do MPRN. “Além de aproximar o Ministério Público dos alunos e da sociedade como um todo, esse projeto também incentiva que esses estudantes sigam a carreira jurídica. Eles conseguem perceber que o futuro está próximo. Só precisam estudar e se dedicar”, afirmou.
Ainda durante a visita à sede da PGJ os estudantes receberam orientações sobre o concurso de vídeos curtos “MPRN Perto de Você: Quem Somos e o Que Fazemos”, lançado pela instituição no último dia 4 de setembro.
O concurso tem como proposta incentivar os alunos a produzirem vídeos curtos sobre a atuação do MPRN, de modo que a pesquisa que precede a produção desses vídeos amplie o conhecimento dos participantes sobre a instituição e sobre os aspectos da cidadania e da proteção de direitos.
Podem participar os alunos de ensino médio das redes públicas estadual e federal de ensino do Rio Grande do Norte, de forma individual ou em grupos de até cinco participantes da mesma escola. É necessária a orientação por parte de servidor público (professor, coordenador, diretor da unidade de ensino ou congênere) lotado na unidade escolar na qual o(s) aluno(s) inscrito(s) esteja(m) matriculado(s).
O período de inscrições e submissão dos vídeos será de 18 de setembro a 1° de novembro deste ano. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no link: https://www.mprn.mp.br/paginas/concurso-de-video-do-mprn/.
Premiação
Serão premiados os três primeiros colocados da classificação final. Para os casos de inscrições em grupo, cada integrante receberá a premiação individualmente.
Confira os prêmios:
1° Lugar: um computador pessoal do tipo notebook.
2° Lugar: um tablet.
3° Lugar: um tablet.
MPRN