Sendo o estado com a maior potência em operação de produção de energia eólica no cenário nacional, o Rio Grande do Norte representa 28,9% de toda a geração de energia eólica do Brasil. Ou seja, o estado possui 6,86 gigawatts (gW) de potência em energia eólica fiscalizada.
A Governadora do RN, Fátima Bezerra, que está cumprindo agenda de trabalho na Espanha, assinou nesta quarta-feira 4 o memorando de entendimento com a Acciona Nordex Green. A assinatura deste acordo é essencial para o desenvolvimento de empreendimentos na área de energia eólica, hidrogênio verde e solar no RN.
“Estamos dando mais um passo importante para alavancar o nosso estado nas energias renováveis. Assinamos o memorando com a Nordex, que vai possibilitar toda a cadeia de produção de hidrogênio verde, contemplando a estrutura do nosso porto indústria”, declarou a governadora.
De acordo com o Coordenador de Desenvolvimento Energético da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hugo Fonseca, a Nordex possui tecnologia própria para produção de hidrogênio verde, o que pode reduzir custos na instalação da cadeia de produção e na cadeia industrial.
“É o primeiro memorando que a empresa assina com um governo brasileiro. Para o RN isso é muito importante e vai impactar em todo o país”, disse Hugo Fonseca.
Hidrogênio verde
O hidrogênio verde é obtido utilizando energia limpa e renovável, como a energia eólica ou solar, por exemplo, sem a emissão de carbono no processo.
AgoraRN