No ano em que completa 50 anos de atuação no Rio Grande do Norte, o Sebrae é o grande vencedor do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar FIA/UOL 2023, tendo arrebatado o primeiro lugar geral da Pesquisa FIA/UOL e também em outras três categorias Setor Educação, Dimensão Aprendizagem e Empresa de Pequeno Porte. Pelo segundo ano consecutivo, o Sebrae do Rio Grande do Norte se destaca entre as empresas mais incríveis para se trabalhar no Brasil.
A premiação é concedida pelo Universo Online (UOL) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada à Universidade de São Paulo (USP) e a solenidade de anúncio e entrega do prêmio aconteceu na tarde desta sexta-feira (6), em São Paulo. Desde 2017, o Sebrae-RN figura no rol dos melhores locais para se trabalhar do país, segundo a mesma avaliação, obtendo a primeira colocação no ano passado e repetindo o feito novamente agora 2023.
Participam da premiação companhias privadas, instituições públicas, organizações do terceiro setor e cooperativas com 50 ou mais funcionários de todo o Brasil. Para conquistar o pódio, as participantes passam por uma série de avaliações feita pelas equipes do concurso. A FEEx ouve funcionários com vínculos de trabalho regidos pela CLT, estagiários e associados (incluindo PJs) sobre temas como benefícios, planos de carreiras, liderança e diversidade e inclusão.
Ouve também a área de Recursos Humanos, que responde a questões sobre suas práticas de gestão. Em seguida, a equipe de especialistas da FIA realiza auditorias nas empresas que atingiram requisitos e notas mínimas, para verificar as informações. As três empresas com melhor avaliação, de acordo com seu porte (pequeno, médio e grande), são escolhidas como Lugares Incríveis Para Trabalhar.
De acordo com os resultados da avaliação, o Sebrae-RN ficou com a nota 96,5 no item Índice de Clima Organizacional. Em relação ao respeito às sugestões e opiniões dos colaboradores por parte da liderança, a percentual foi de 94%. Já no indicador carreira, a nota foi 92,5 e na de liderança, 95,7. Esse desempenho é percebido entre os estagiários. No último processo seletivo trainee do Sebrae-RN, dos 15 trainees aprovados, 11 são ex-estagiários, o que demonstra a perspectiva de crescimento dentro da instituição vista por quem está iniciando no mercado.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel Junior, destacou que a premiação em quatro categorias é um justo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Sebrae, no ano em que a instituição completa 50 anos de atuação no Rio Grande do Norte. “É o coroamento de uma gestão que trata de pessoas e as pessoas cuidam dos pequenos negócios. A instituição é muito importante pela cultura que vem evoluindo cada vez mais e melhorando o clima organizacional. Nos últimos 20 anos foi implementado um programa de Trainee e os nossos funcionários entram no Sebrae nesse processo seletivo, que é muito diferenciado. Estão todos de parabéns: o Sebrae, os pequenos negócios e o Rio Grande do Norte”, elogia Itamar Manso.
“Esse título é um reconhecimento que se faz à instituição e é o seu corpo técnico que é o responsável pelo sucesso da empresa. Uma empresa de prestação de serviço como o Sebrae, que apoia a pequena empresa, fica lisonjeadíssima em poder compartilhar com o seu corpo técnico, com seus clientes, com seus credenciados, com todo o sistema que participa do serviço de apoio às micro e pequenas empresas no Rio Grande do Norte e do país, uma honraria desse tamanho. É reflexo de um trabalho que vem sendo desenvolvido há muitos anos”, comemora o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.
O diretor superintendente destaca que a premiação, não apenas concede o título, mas também aponta indicadores relevantes para a política de desenvolvimento e valorização de pessoas da instituição. “Levamos muito a sério os relatórios dessa premiação. Esse tipo de resultado nos serve de base e avaliação de melhoria contínua. Profissionalizando, trabalhando com a meritocracia, respeitando os critérios profissionais e blindando contra a ingerência partidária, a gente pode fazer mais sucesso”, ressalta Zeca Melo, como é conhecido o superintendente.
Zeca complementa: “A gente vive dizendo que o Rio Grande do Norte é um estado com muito potencial. Está aí uma prova. Uma pequena empresa do Rio Grande do Norte, daqui, gerenciada por gente daqui, com um corpo técnico daqui, formado pelas universidades locais, tem um desempenho notável, referência para o Brasil inteiro, que mostra que, quando a gente trabalha, as coisas acontecem. A gente trabalha aqui com muita alegria e entusiasmo”.
Indicadores como bússola
Para chegar aos indicadores a que o diretor se refere, a comissão do prêmio avaliou as empresas com as melhores práticas de RH e clima organizacional do país a partir de entrevistas com os funcionários. A premiação é dividida pelo porte das empresas participantes: grande, médio e pequeno, das quais são eleitas as campeãs em cada faixa. As vencedoras são organizações que compreendem que, para atingir os níveis máximos de qualidade, produtividade e satisfação do público alvo, o potencial humano precisa ser preservado, estimulado e recompensado.
A pesquisa considerou temas relevantes ao clima organizacional, como a satisfação com as lideranças, educação corporativa, qualidade de vida no trabalho, relações interpessoais, inovação e autonomia, reconhecimento e recompensa, carreira, ESG e a experiência dos colaboradores.
“O prêmio serve como um atestado e reconhecimento dos ambientes de trabalho mais incríveis em todos os estados brasileiros. Para o Sebrae, é um orgulho conquistar o título novamente nesse ano, já que os pesquisadores verificaram o ambiente corporativo da instituição, gestão de Recursos Humanos e, principalmente, ouvindo os funcionários para sentir a percepção desses trabalhadores sobre a compatibilidade do local onde eles exercem as atividades diárias com anseios pessoais e o grau de satisfação em relação a salários, qualidade de vida, relacionamentos interpessoais, excelente condições de trabalho, oportunidade de novos conhecimentos, reconhecimento, carreira, recompensa e liderança”, avalia Melo.
O Sebrae-RN já vem colecionando títulos. Em 2021, a instituição foi eleita a terceira melhor desse ranking entre as empresas de pequeno porte. Em 2020, ficou em quarto lugar nesse mesmo ranking e detém o título de ‘Melhor Empresa para se trabalhar’, conferidos pela Revista Você S/A, da Editora Abril, pelo menos, desde 2017.
Foco em pessoas com pilar estratégico
Para a gerente da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae-RN, Simone Galvão Chaves, a maior importância do prêmio está relacionada à consolidação da marca como uma boa empresa para trabalhar no Rio Grande do Norte. “A gente tem percebido nos processos seletivos o volume de pessoas que procuram o Sebrae para fazer parte da instituição. Basicamente é a consolidação da marca como uma empresa de referência em todos os aspectos de gestão de uma empresa, porque essas pesquisas avaliam várias dimensões. Uma delas é a dimensão aprendizagem, que a gente ficou em primeiro lugar. Então, é uma resposta muito positiva que a turma dá, que a equipe dá, com relação a todas as ações que são feitas, principalmente as ações de gestão de pessoas”, avalia Simone.
Sobre a primeira colocação na área de aprendizagem, Simone Chaves diz que é um reflexo de todo o investimento que é feito no quadro de colaboradores. “A resposta que as pessoas dão é de que o investimento tem sido muito positivo, em termos de capacitação e desenvolvimento. Esse primeiro lugar geral na pesquisa na dimensão de aprendizado é inédito em todo o Sistema Sebrae”, atesta Simone.
Outro fator bem importante que a gerente de Gestão de Pessoas do Sebrae-RN considera positivo é que na instituição há uma equipe técnica muito enxuta. Mais de 90 % da equipe tem especialização. “Então o investimento é bem elevado. Temos um quadro de 22 gerentes e assessores e todos são do quadro efetivo do Sebrae”, atesta.
Nos últimos 20 anos foram renovados 60% do quadro do Sebrae só com trainee. Atualmente o quadro de gerentes é composto por 70 % é oriundo do programa trainee. “Esse é um dado bem relevante. A gente tem um programa de carreira implantado e bem estruturado. Hoje, claramente, no nosso BI de pessoas, a gente consegue perceber a evolução do quadro. A gente tem um número muito pequeno de analistas técnicos I, um número concentrado de analistas II e um número considerável de analistas III.
“É perceptível a evolução das pessoas na carreira do Sebrae. Outro fator bem importante é a participação dos colaboradores na definição das estratégias e dos indicadores da instituição. Então, o resultado das pesquisas a gente leva muito a sério. E várias oportunidades de melhoria apontadas na pesquisa são transformadas em OKRs individuais ou metas de equipe. E com isso a gente vem avançando. O exemplo é a questão da comunicação interna”, ressalta a gerente.
Simone Chaves reitera que as oportunidades são dadas para todos os colaboradores e que a instituição tem uma infraestrutura bastante adequada e investimento em equipamentos tecnológicos. Sustentabilidade foi um dos indicadores mais elevados que a gente teve. A pesquisa pergunta para os colaboradores do Sebrae: Os produtos e serviços da sua empresa são muito importantes para a nossa sociedade? 100 % dos colaboradores responderam que sim.
“Eu tenho 100 % dos colaboradores, funcionários e estagiários, acreditando que trabalham em uma empresa onde eles reconhecem que os produtos e serviços são importantes para a sociedade. Isso é resultado de uma seleção que a gente vem fazendo desde 2002, através do programa Trainee. Os candidatos passam conosco por até dois anos e a gente não só avalia se eles têm as competências que a gente quer, mas eles também avaliam se essa empresa é a empresa que eles querem trabalhar”, diz Simone, lembrando que o Sebrae tem um NPS interno de 93%, que é o índice maior de satisfação que se mede anualmente. “Esses indicadores são muito bons. Tudo isso reflete nessas premiações”, conclui a gerente de Gestão de Pessoas do Sebrae-RN.
AgoraRN