A Secretária de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grane do Norte (SEEC/RN), Socorro Batista, admitiu que as obras do Instituto Educacional do Rio Grande do Norte (IERN) em Mossoró e São José de Mipibu ainda não foram iniciadas. Dos 12 IERNs definidos para o Estado, dez estão tendo suas obras tocadas e com previsão de entrega em março de 2024.
A secretária declarou que o impasse para iniciar as obras nos municípios de Mossoró e São José de Mipibu foi devido à falta de terreno nos locais, mas que o início das obras está previsto para o início de 2024. Ela afirma que em Mossoró a compra do terreno já foi realizada, no valor de R$ 2 milhões. Em São José de Mipibu, no entanto, ainda não foi confirmada a aquisição do espaço para construção.
“Nós definimos que a obra de Mossoró seria feita no bairro de Santo Antônio e nós não tínhamos terreno próprio lá, não conseguimos uma doação da prefeitura, que também não tinha um terreno. Então nós fomos obrigados a buscar um terreno e comprar”, explicou Socorro. “E em São José de Mipibu o problema também foi terreno. Há um compromisso da prefeitura para a aquisição desse terreno, ele já foi identificado e é um bom terreno”, complementou.
IERNs entregues em março de 2024
Em julho de 2021, houve o anúncio para a criação dos IERNs no Estado. Já em maio de 2022 foi anunciada a ordem de serviço e, em setembro deste ano, aconteceu a escolha dos cursos. Com exceção de Natal, que está com 70% dos serviços concluídos, os demais municípios estão com 60% das obras efetuadas.
A secretária garante que as dez obras que estão em andamento serão entregues daqui a cinco meses, em março de 2024. “A proposta arquitetônica e de engenharia são propostas muito práticas e enxutas no sentido da estrutura, o que nos garante que até março nós vamos iniciar os 10 institutos“, declarou.
Apesar de imprevistos mencionados por Socorro como prazos de licitações e dificuldades em adquirir determinados materiais para as obras, ela esclarece que os cursos e projetos pedagógicos para os institutos já foram definidos, reiterando que a previsão para início do ano letivo será em março do próximo ano.
AgoraRN