A Prefeitura de Natal deu início aos trabalhos de reconstrução do muro de contenção que desabou nas proximidades da lagoa de captação Ouro Preto, localizada em Neópolis, no dia 21 de agosto. A ordem para o início da obra foi emitida em 17 de outubro pelo secretário de Infraestrutura da cidade, Carlson Gomes.
O desabamento do muro resultou no deslocamento de 10 famílias de suas residências. A reconstrução do muro representa a primeira fase da recuperação da área. Somente após a conclusão dessa etapa é que as casas afetadas serão restauradas.
Com um investimento superior a R$ 2 milhões, a intervenção na lagoa visa garantir maior segurança ao local, possibilitando futuros investimentos, como a modernização da rede de drenagem.
Os trabalhos estão sendo executados pela empresa TCPAV e são supervisionados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. De acordo com o secretário adjunto de Conservação da Seinfra, Lucas Pinheiro, a técnica utilizada na obra é o “solo grampeado.”
“Uma técnica que tem se mostrado uma solução eficiente para estabilização de taludes e escavações de pequeno e médio portes. A grande vantagem do método em relação aos muros de gravidade é que a execução é realizada de cima para baixo, o que garante maior segurança durante a execução da obra, uma vez que o talude não fica exposto às intempéries até o término da construção do muro de arrimo”, explicou,” explicou Pinheiro.
Enquanto aguardam a reconstrução do muro e de suas casas, nove famílias estão alojadas em imóveis alugados, e uma décima família está morando com parentes. A prefeitura está subsidiando as despesas de locação dessas famílias com um auxílio de R$ 600 mensais por família.
AgoraRN