A violência das polícias militares no Brasil contra negros e pobres poderia ser profundamente alterada com uma mudança na política de segurança pública. A opinião é da cientista social Sílvia Ramos, coordenadora da rede de Observatórios de Segurança, em entrevista ao programa Viva Maria, da Rádio Nacional.
Durante a semana, a entidade divulgou levantamento que mostra que – a cada 100 mortos pela polícia em 2022 – 65 eram negros. O levantamento foi batizado de Pele Alvo: a Bala não Erra o Negro. Leia mais sobre o estudo.
A pesquisadora enfatiza que há exemplos de polícias em diferentes partes do mundo que mudaram o caminho do combate à criminalidade. “É perfeitamente possível utilizar inteligência, investigação, planejamento e operações de longo prazo. E não operações espetaculares, onde a polícia vai a uma região, mata duas ou três pessoas, recolhe três ou quatro fuzis, e, dali a um tempo, a situação está até pior do que antes”, exemplifica.
Ela contextualiza que existe a possibilidade de impedir o fluxo dessas armas e drogas, e dessas munições nesses territórios. Para isso, é preciso identificar onde está o abastecimento de equipamentos ilegais. A seguir, defende que o caminho seria buscar as fontes do abastecimento e não “na ponta final, onde tanta gente morre e onde tanta gente fica em risco”.
A operadora de caixa da Riachuelo, acusada por uma cliente mãe de autista de ter o filho discriminado em uma loja do Boulevard Shopping, em Feira de Santana, Bahia, compartilhou um vídeo nas redes sociais, apresentando sua versão dos acontecimentos nesta sexta-feira 17.
O incidente ganhou destaque nas redes sociais por meio de um vídeo, onde a mãe da criança alega que a funcionária teria chamado o menino de “bomba”. Jairta Lima, que trabalhava há mais de um ano como operadora de caixa na Riachuelo, foi desligada após a repercussão.
Jairta relatou que sua colega de trabalho, Tatiana, encaminhou a cliente preferencial para seu caixa, e ela seguiu com o atendimento.
“Eu atendi a mãe e a criança super bem. Em nenhum momento eu destratei ela. Quando ela saiu do meu caixa, eu virei pra Tati e falei: ‘Tati, não traga mais essas bombas’”, relata.
Um jovem de 16 anos foi apreendido pela Polícia Militar após ter cometido um ato infracional análogo ao crime de roubo, nesta sexta-feira 17, em Extremoz, Região Metropolitana de Natal. De acordo com o 16º Batalhão, o adolescente foi denunciado após uma tentativa de assalto a uma conveniência no bairro Sport Club.
Logo após serem acionados, policiais da 2ª Companhia que dirigiam a viatura B-1620 foram até o local e encontraram o jovem portando uma arma de fogo de fabricação caseira, mais precisamente um revólver calibre .38, contendo duas munições intactas.
Após encontrarem o suspeito, os policiais levaram o adolescente até a Delegacia Municipal de Extremoz para que se tomasse as providências cabíveis.
AgoraRN
O Departamento de Estado do governo dos Estados Unidos aprovou uma possível venda de mísseis de cruzeiro Tomahawk para o Japão, notificando o Congresso sobre sua decisão. O departamento deu luz verde nessa sexta-feira (17) para a venda de até 400 mísseis de cruzeiro Tomahawk para o Japão. O custo total estimado, incluindo o equipamento relacionado ao sistema, é de 2,35 bilhões de dólares.
A aprovação ocorre após um acordo no mês passado entre o ministro da Defesa do Japão, Kihara Minoru, e o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin. Eles concordaram com o plano do Japão de adquirir os mísseis a partir do ano fiscal que começa em abril de 2025. Atualmente, tais armamentos são utilizados principalmente pelas forças americanas.
O Tomahawk é um míssil de cruzeiro teleguiado desenvolvido pelos Estados Unidos e capaz de atingir alvos com grande precisão. O governo japonês planeja usar o míssil para ajudar a ampliar suas capacidades de contra-ataque, como para atingir locais inimigos de lançamento de mísseis.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
A família do produtor rural Dionízio Pereira Fonseca Junior, da comunidade quilombola Candeal II, em Feira de Santana, na Bahia, só começou a receber energia elétrica em 2004, quando o Programa Luz para Todos chegou na localidade. “Sem luz elétrica, a gente tinha dificuldade de estudar, de acesso aos meios de comunicação como rádio e TV. Com a energia elétrica isso mudou, facilitou muito o nosso dia a dia”.
Ele conta que, mesmo dentro do território, alguns locais tinham energia elétrica e outros não. “Em uma rua tinha energia, na rua próxima, a um quilômetro, já não tinha. Quando o Luz Para Todos veio, corrigiu essa distorção e preencheu todo o território”.
A luz elétrica também mudou a produção da comunidade, que tem sua principal fonte de renda baseada no plantio e no processamento de farinha de mandioca. Com a energia, foi possível mecanizar parte do processamento da raiz para a fabricação de farinha beiju e tapioca, facilitando e aumentando a produção.
Dionízio está entre as 18 milhões de pessoas beneficiadas pelo Luz para Todos, que completou 20 anos neste mês. No período, foram investidos R$ 24,3 bilhões nas extensões de rede elétrica, que chegaram a 3,6 milhões de lares em 5.437 municípios de 26 estados.
O alerta de baixa umidade, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), abrange 68 cidades do Rio Grande do Norte e está em vigor desde as 9h27 deste sábado 18, com término às 22h. O aviso, classificado como faixa amarela, indica perigo potencial.
Segundo o comunicado, a umidade relativa do ar está prevista para variar entre 20% e 30%. O alerta eleva o risco de incêndios florestais e impacta na saúde, contribuindo para o ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
AgoraRN
Fumaça intensa, céu amarelo, animais mortos e outros em fuga. O cenário de incêndio no Pantanal é agravado pela forte ventania na região, o que torna desafiador o combate dos focos por parte dos brigadistas.
Segundo o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, com o vento há um fenômeno em que a brasa é carregada e o fogo pula para áreas que não estavam destruídas.
“Vimos como os brigadistas estão trabalhando intensamente para combater os incêndios”, disse Pires. Ele entende que a situação ficou menos grave do que durante a semana, mas ainda requer intensificação dos trabalhos das equipes de profissionais.
“(A dinâmica do incêndio) é algo que nos preocupa”, afirmou Pires. Equipes do ICMBio, do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente reforçam o trabalho.
O Projeto de Lei nº 73/2023, referente a isenções de taxa de pagamento em concursos públicos municipais, foi encaminhado à Câmara Municipal de Mossoró pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) nesta sexta-feira, 17.
De acordo com o PL, a isenção será garantida para candidatos que façam parte de famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, desde que a renda familiar per capita seja igual ou inferior a meio salário-mínimo nacional.
Além disso, segundo a proposta do Executivo, terão direito à isenção de taxas em concursos os candidatos que sejam doadores de sangue, órgãos ou medula óssea, bem como aqueles que tenham exercido a função de mesário nas últimas três eleições.
A Prefeitura de Mossoró encaminhou à Câmara Municipal diversos projetos de lei, incluindo este, que visam viabilizar a realização de concursos públicos. O prefeito anunciou a oferta de mais de 500 vagas no total, e os editais estão previstos para serem publicados ainda neste ano. As vagas contemplarão as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Procuradoria e Auditores Fiscais.
A prefeitura de São Paulo informou neste sábado (18) que vai cancelar todos os eventos ao ar livre promovidos pela gestão municipal a partir das 16h de hoje, incluindo aqueles programados para a comemoração do Dia da Consciência Negra.
Em nota, o poder municipal destacou que acatou alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo, sobre possibilidade de tempestades e rajadas de vento intensas na capital paulista, que podem chegar a 100 quilômetros por hora (km/h). Os eventos previstos para o domingo (19) e segunda-feira (20) estão mantidos, mas dependem de novas informações da Defesa Civil estadual ainda neste sábado.
Os parques municipais ficam abertos, mas o horário de fechamento pode ser antecipado diante de avisos de alertas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil. Em caso de chuva intensa no período em que estiverem fechados, há a possibilidade de o horário de abertura ser alterado no domingo.
“A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente vai manter todas as equipes de plantão e vai publicar posts nas redes sociais deles alertando sobre uma possível alteração no horário de funcionamento e solicitando que a população atenda aos pedidos dos funcionários dos parques caso o fechamento seja necessário”, divulgou a prefeitura.
Com o tema Festa da Paz e Alegria, o prefeito Álvaro Dias dará início nesta segunda-feira 20, à edição de 2023 do Natal em Natal. A tradicional festa da cidade começará com o acendimento da Árvore de Ponta Negra – que acontece às 18h, na Avenida Praia de Ponta Negra.
Ponta Negra é um dos locais que mais tem se destacado nos últimos anos devido ao grande fluxo de turistas e moradores da capital. Neste ano, a Árvore de Ponta Negra terá um projeto novo. Ao contrário dos anos anteriores, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), irá utilizar equipamentos em RGB. Uma tecnologia mais eficaz e econômica. Aproximadamente três mil pixels serão distribuídos na estrutura de 30 metros de altura. Com isso, as cores da árvore terão maior possibilidade de acendimentos e movimentos.
Além da árvore de Natal, Ponta Negra irá contar com um túnel de 60 metros de extensão, um presépio e adereços alusivos ao período natalino. Por meio de um trabalho integrado entre as secretarias de Assistência Social, Turismo e Cultura, uma feira de artesanato também será instalada no local.
Segundo o prefeito Álvaro Dias, o acendimento da Árvore de Ponta Negra mostra o comprometimento da gestão com os potiguares e turistas que visitam a cidade entre o final de novembro e início de janeiro. “O Natal em Natal é a maior celebração que a nossa cidade poderia ter. Estamos comemorando o período natalino, mas, acima de tudo, os 424 anos de fundação de Natal, que foi fundada numa data tão especial, 25 de dezembro”, frisou.
A partir do dia 20 deste mês, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) – por meio do Instituto Bem Cultural – levará 12 programadores de festivais de dança ou multiartísticos de diferentes regiões do Brasil para participar da Bienal de Dança na África, durante a 10ª edição do Kinani – Plataforma Internacional de Dança Contemporânea, na cidade de Maputo, capital de Moçambique, até o próximo dia 26.
A iniciativa é uma das ações inaugurais do Programa de Internacionalização das Artes, que está sendo construído pela Funarte, junto ao Ministério da Cultura, no âmbito da Política Nacional das Artes.
A presidente da Funarte, Maria Marighella, fará duas apresentações no encontro. A primeira será no dia 23, às 10h, no Painel Sul Sul, na Galeria do Porto de Maputo; e, a segunda, na mesa Funarte Brasil-Conexões Internacionais, no Centro Cultural Franco – Moçambicano, no dia 25, às 10h.
Maria Marighella e o diretor de Artes Cênicas da fundação, Rui Moreira, vão acompanhar o grupo de programadores brasileiros na apresentação dos seus respectivos festivais de dança ou trabalhos independentes, além dos espetáculos de 20 artistas e coletivos indicados, que serão representados pelos gestores no evento.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que, a partir deste sábado 18, será permitida a entrada com garrafas de água em shows e a disponibilização gratuita da bebida em casos de alta exposição ao calor.
“A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos”, escreveu em suas redes sociais.
“E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em ‘ilhas de hidratação’ de fácil acesso”, acrescentou.
Segundo o ministro, a medida vale imediatamente.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) terá um canal público de TV. A reitora Cicília Maia recebeu a confirmação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na tarde desta sexta-feira 17. Também está garantido o canal de FM Educativa.
A Uern vai operar um canal de TV educativo, em Mossoró, em parceria com a empresa pública federal. A informação foi repassada à reitora pelo diretor-presidente da EBC, Jean Lima, pelo gerente executivo de planejamento da EBC, Vancarlos Alves, e pela secretária executiva da EBC, Janete Coelho.
O acordo de cooperação será assinado na próxima semana, quando a reitora cumprirá agenda em Brasília.
“Essa é uma pauta que nunca desistimos e que vem de muito tempo. Feliz demais com a confirmação da parceria com a EBC para que Mossoró e região possam contar com dois canais públicos de comunicação, gerenciados pela Uern. É muito bom saber que há esse interesse em levar comunicação pública ao interior do país”, comentou a reitora Cicília Maia.
O Tribunal do Júri de Samambaia (DF) inocentou o sargento da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Edimilson Dias Ferreira Júnior da acusação de matado a tiros o adolescente Gustavo Henrique Soares Gomes, 17 anos, em 2022. Nesta sexta-feira (17), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) confirmou à Agência Brasil que pretende recorrer da decisão de primeira instância.
A decisão do júri foi anunciada na noite da última terça-feira (14), após cerca de 15 horas de julgamento. Formado por um juiz, que o preside, e por sete pessoas escolhidas para compor o júri, o conselho de sentença do tribunal reconheceu, por maioria, a materialidade e autoria do crime, mas absolveu Edimilson.
Para a irmã de Gustavo, Yandra Rafaela Marques, o recurso é uma chance de dar ao adolescente um julgamento justo, o que a família entende que não ocorreu. “O normal é as pessoas poderem acompanhar qualquer julgamento do início ao fim. No [caso ] do Gustavo foi totalmente diferente. Havia amigos e parentes do meu irmão, gente que chegou cedo ao fórum e que não pôde entrar para acompanhar a audiência. A família só pôde entrar praticamente no final, quando a sentença estava para ser anunciada e o policial, absolvido”, disse Yandra, acrescentando que nem mesmo sua mãe conseguiu assistir ao julgamento.
“Além disso, o policial simplesmente não precisou permanecer sentado na cadeira dos réus [durante a oitiva das testemunhas], como qualquer outra pessoa que esteja sendo julgada. Ele só retornou quando a juíza ia dar a sentença”, acrescentou Yandra. “Para nós, foi tudo muito dolorido. Quando a juíza anunciou a absolvição, tivemos uma sensação parecida com a que sentimos no dia do velório do meu irmão. Uma sensação de impunidade.”
A Persona Marketing Político foi a agência responsável pelo gerenciamento da campanha vitoriosa dos candidatos ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN) e a MÚTUA, que é a Caixa de Assistência do Conselho. Essa foi a 31ª campanha vitoriosa da empresa.
À frente da coordenação do marketing eleitoral da campanha, o jornalista Alan Oliveira. A assessoria de imprensa esteve com o jornalista David Freire. O comunicador Bruno Giovanni também esteve na estratégia do planejamento das ações do marketing e comunicação.
Prova disso que os quatro candidatos eleitos tiveram acima de 50% dos votos válidos na eleição realizada 100% online na sexta-feira.
O engenheiro eletricista Roberto Wagner foi eleito o novo presidente do (CREA-RN) com 1.799 votos o que representa 57,09% dos votos válidos.
“Nada a temer, senão o correr da luta”. A frase, da música Caçador de Mim, de Milton Nascimento, foi escolhida como inspiração para a abertura da exposição Amor e Luta, neste sábado (17) na estação do metrô Carioca, na região central do Rio de Janeiro. Painéis ilustrativos, fotografias e peças de vestuário apresentam a história do movimento LGBTI+ e do Grupo Arco-Íris, que em maio completou 30 anos de existência em defesa da diversidade e dos direitos humanos.
O espaço expositivo foi divido em diferentes setores. Uma primeira parte apresenta a linha do tempo com os principais fatos relacionados ao movimento LGBTI+ e ao Grupo Arco-Íris. Depois, há um memorial voltado especialmente para a arte e cultura transformista. A ideia é homenagear atores e atrizes que contribuíram para divulgar as bandeiras de luta política por meio da cultura e da arte. Outros memoriais lembram cantoras lésbicas e bissexuais emblemáticas da militância, e ativistas que já faleceram e se destacaram na luta pelos direitos da comunidade no país.
A inauguração da mostra foi pensada estrategicamente para acontecer dois dias antes da 28ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, que ocorre no próximo domingo (19), às 11h, no Posto 5 da Praia de Copacabana, na zona sul da cidade. O evento também é organizado pelo Grupo Arco-Íris.
“É um momento importante de olhar para o passado e valorizar toda essa história. Também deixar uma mensagem para as futuras gerações que precisamos incluir na perspectiva humana a questão da diversidade e da pluralidade. A base da sociedade democrática tem que ser o afeto e a liberdade para que as pessoas expressem sem culpa e sem medo a própria existência. Esse legado projeta uma inspiração para os próximos anos”, afirma Cláudio Nascimento, presidente do Grupo Arco-Íris e curador da exposição.
O jornalista e apresentador de TV, Marcos Martins, de 53 anos, faleceu devido a complicações causadas por um câncer de pulmão, nesta sexta-feira 17, no Hospital Luis Antônio – LIGA – situado em Natal. A esposa dele, Fernanda Pimenta, compartilhou a notícia nas redes sociais, expressando profundo pesar e informando que ele partiu às 23:45h.
A mensagem de Fernanda destaca a passagem serena de Marcos e sua jornada como um verdadeiro guerreiro, cercado de amor, carinho e cuidados desde o diagnóstico. Ela enfatiza que, apesar da dor, há conforto em saber que tudo foi feito para apoiá-lo durante a batalha contra a doença.
A empresa de foguetes SpaceX deve lançar, nesta manhã (às 10h) de sábado (18),o foguete Starship (apontada como a mais poderosa do mundo). Não há tripulação embarcada.
A empresa disponibilizou no microblog X (antigo Twitter) o link para acompanhamento ao vivo.
Trata-se da segunda tentativa de realizar um voo bem-sucedido com a nave. A primeira foi em abril. O equipamento explodiu antes de atingir a órbita terrestre. Não havia tripulação.
A Ocupação Machado de Assis, aberta à visitação neste sábado (18), não tem uma ordem cronológica ou caminho prévio a ser percorrido. A ideia de que cada pessoa navegue livremente pelos manuscritos originais, primeiras edições, fotos e vídeos foi pensada a partir dos próprios livros do escritor.
“A gente quis resgatar o espírito do Machado, daquele sentimento que ele provoca nos leitores, que as pessoas, dentro da sua obra acabam fazendo as escolhas também, as compreensões que elas mesmas têm da narrativa”, explica a coordenadora de Curadorias e Programação Artística do Itau Cultural, Andreia Schinasi. O espaço, localizado na Avenida Paulista, região central da capital, recebe a mostra em homenagem ao escritor.
Nas vitrines, muitas das primeiras edições de vários livros de um dos mais importantes escritores brasileiros e de língua portuguesa, como Quincas Borba, de 1891 e Desencantos: fantasia dramática, de 1861. Ao lado, em muitos casos, os contratos com os editores em que vendia os direitos sobre sua obra. Nesses originais é possível descobrir, entre outros detalhes, que o romance Esaú e Jacó se chamaria, inicialmente, Último, entre outras rasuras que nunca foram publicadas.
Há ainda documentos menos esperados, como um parecer de 1862, a respeito da tradução da comédia Os Nossos Íntimos, do francês Victorien Sardou, do período em que trabalhou como censor teatral.
As seis dezenas do concurso 2.657 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.
Caso apenas um ganhador ganhe o prêmio da faixa principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 261 mil de rendimento no primeiro mês. O prêmio está acumulado em R$ 43 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
As apostas para a Mega da Virada já podem ser feitas com o volante específico em qualquer lotérica do país ou nos canais digitais das Loterias Caixa. O prêmio estimado nesta edição é de R$ 550 milhões, o maior da história das loterias da caixa. O sorteio será realizado no dia 31 de dezembro.
A Companhia Ensaio Aberto realiza até o dia 27 deste mês a exposição História da Classe Trabalhadora Brasileira, com entrada gratuita. A mostra retrata o processo de formação do proletariado brasileiro através da análise dos principais ciclos industriais do século XX e das greves históricas brasileiras.
Com direção de Luiz Fernando Lobo, História da Classe Trabalhadora Brasileira acontece no Armazém da Utopia, no Armazém 6, na Praça Mauá, na região central do Rio de Janeiro.
Na exposição, 15 atores retratam a história do ponto de vista do trabalhador, por meio de intervenções teatrais, mesclando artes visuais, artes cênicas, música, literatura, instalações multimídia e cinema. Também são representados os momentos históricos que criaram o cenário para as greves do ABC no final dos anos 1970 e o nascimento do novo sindicalismo.
“É muito simbólico realizar essa exposição no momento em que esse grande armazém centenário está em obras, com 40 operários trabalhando no restauro, reforma e construção do novo Armazém da Utopia. Arte e realidade em diálogo”, avalia, em nota, a produtora Tuca Moraes.
O Prefeito Dr. Tadeu, participou na quinta-feira (16), no auditório do Centro Administrativo, do anúncio dos dados da pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), por meio do Instituto Fecomércio (IFC). A coleta de dados serviu para compreender as peculiaridades e características da Festa de Sant’Ana de Caicó (RN) neste ano de 2023. Foram pesquisados, os empreendedores locais e os visitantes/turistas, além dos moradores da cidade.
O gestor destacou a importância da realização da Parceria Público-Privada – PPP, que foi como viabilizou as festas no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, durante 4 dias no mês de julho.
“Além da importância da festa de Sant’Ana para o Estado, essa pesquisa demonstra que há necessidade imperiosa de investimentos para que ela seja do tamanho que ela merece. A pesquisa ainda demonstra que a Prefeitura pode se organizar melhor através de suas secretarias e, sobretudo, que a gente pode fazer a concessão privada da Ilha de Sant’Ana no sentido de permitir que o público, ele vá de graça, mas, também, tenha a parte privada para conseguir atrair atrações nacionais. Isso é muito importante para ser um motor do desenvolvimento”.
Outro dado importante da pesquisa foi sobre as pessoas que vieram pela primeira vez à Caicó, por causa da festa e chama atenção, a quantidade em porcentagem dos que pretendem voltar no próximo ano.
O comércio brasileiro está otimista em relação às vendas da Black Friday, na próxima sexta-feira (24). A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de um faturamento de R$ 4,64 bilhões, o que significa 4,3% a mais que em 2022. Se a previsão de concretizar, será o maior volume de vendas para a data, trazida para o Brasil em 2010.
Um levantamento da CNC mostra que os segmentos de eletroeletrônicos e utilidades domésticas (R$ 1,28 bilhão) e de móveis e eletrodomésticos (R$ 1,05 bilhão) deverão responder por quase metade (48%) da movimentação financeira prevista. Na sequência, se destacam os ramos de hiper e supermercados (R$ 1,02 bilhão) e de vestuário, calçados e acessórios (R$ 0,73 bilhão).
A desaceleração da inflação é um dos fatores que devem impulsionar as vendas, segundo a CNC. No ano passado, de acordo com a pesquisa, os preços livres da economia acumulavam alta de 9,7%. Este ano, a variação é de 3%.
A valorização de 7,5% do real ante o dólar é outro fator positivo, pois contribuiu para estratégias mais agressivas de preços por parte dos varejistas.
A Justiça da Paraíba emitiu três mandados de prisão contra ex-dirigentes do Hospital Padre Zé, em João Pessoa, incluindo o padre Egídio de Carvalho Neto, ex-diretor, suspeito de desvio de verbas de até R$ 140 milhões. O padre Egídio foi detido nesta sexta-feira 17 após se apresentar às autoridades, passando por audiência de custódia e sendo encaminhado para o Presídio Especial do Valentina.
Outras duas pessoas alvo dos mandados são a ex-tesoureira da instituição, Amanda Duarte, e a ex-diretora administrativa, Jannyne Dantas. Os mandados foram cumpridos, e Amanda ficará em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, devido a um filho de 4 meses em amamentação exclusiva. Jannyne permanecerá no Presídio Júlia Maranhão.
De acordo com informações do G1 PB, o portal tentou contato com a defesa do padre, sem sucesso, e a defesa das duas mulheres não foi localizada.
AgoraRN
O Papa Francisco aceitou neste sábado 18 o pedido de renúncia apresentado por Dom Mariano Manzana, bispo da Diocese de Mossoró, devido à idade. No mesmo ato, o Papa nomeou Dom Francisco de Sales Alencar, atual bispo de Cajazeiras, como sucessor na Diocese de Santa Luzia.
Dom Mariano anunciou a nomeação durante a Assembleia Diocesana Pastoral na manhã de hoje para os fiéis mossoroenses. A posse do novo bispo está programada para o dia 17 de fevereiro de 2024. Até a ordenação, Mariano Manzana atuará como Administrador Apostólico.
Dom Francisco de Sales, natural de Araripina, Pernambuco, tem 55 anos. Ele fez profissão religiosa na Ordem dos Freis Carmelitas em 24 de janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995.
Nomeado bispo de Cajazeiras pelo Papa Francisco em junho de 2016, Dom Francisco de Sales foi eleito do regional Nordeste 2 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em abril de 2023, para o quadriênio de 2023 a 2027. A CNBB invejosa saudações ao novo bispo e agradecimentos ao bispo emérito, Dom Mariano Manzana.
A festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade do Natal entra na reta final. Para este fim de semana a programação conta com um passeio de barco pelas águas do Rio Potengi, revivendo o itinerário do encontro da imagem de Nossa Senhora da Apresentação.
Confira a programação completa:
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO (ANTIGA CATEDRAL)
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO
Neste sábado 18, a Prefeitura de Mossoró promoverá um “Dia D” de vacinação contra a raiva. No município, serão 17 pontos em funcionamento para imunização de cães e gatos. Os tutores poderão levar seus animais para se vacinar das 7h às 17h.
É importante que a população se mobilize para garantir a saúde e bem-estar de todos. “Estou aqui para informar a todos que nesse dia 18 de novembro, nós teremos o ‘Dia D’ da vacinação contra a raiva. Então estaremos distribuídos em 17 pontos espalhados em nossa cidade para fazer essa campanha tão importante para a proteção e bem-estar dos nossos animais.
A partir das 7 horas da manhã até as 18 horas estaremos com esses pontos espalhados na cidade. É mais uma oportunidade daquelas pessoas que não conseguiram por algum motivo vacinar os seus animais. É importante que todos participem protegendo seus pets”, explicou Mota Neto, veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
UBS Sinharia Borges – Barrocas
A cantora Taylor Swift estreou a turnê “The Eras Tour” no Brasil, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira 17, enquanto uma tragédia ocorreu envolvendo um de seus fãs. A estudante de psicologia, Ana Clara Benevides, 23 anos, desmaiou e morreu devido a onda de calor extremo no Estádio Nilton Santos, onde ocorreu o show, com sensação térmica de 60 graus.
Ana Clara teve duas paradas cardiorrespiratórias e foi levada ao Hospital Municipal Salgado Filho, próximo ao estádio, mas não pôde ser reanimada pelos médicos. O enfermeiro Thiago Fernandes, amigo da vítima, lamentou a morte nas redes sociais, mencionando a longa amizade e a tristeza pela perda.
Durante o evento, os bombeiros registraram aproximadamente mil desmaios devido à sensação térmica extrema. A autorização da entrada de garrafas de água no estádio gerou revolta entre os internautas, que criticaram a falta de hidratação diante das condições climáticas adversas.
Taylor Swift expressou pesar pela morte do fã e publicou um comunicado nas redes sociais, por volta das 3h da madrugada de sábado 18, expressando sua tristeza e oferecendo condolências à família e amigos de Ana Clara. A cantora destacou que essa perda não estava em seus planos de trazer uma turnê para o Brasil.
Uma mulher, identificada como Simone Fernandes de Assis, foi assassinada na noite de sexta-feira 17 na rua Flor do Paraíso, bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal, RN. Simone, que trabalhava com reciclagem, caminhava pela rua quando dois criminosos, a bordo de uma motocicleta, a surpreenderam, efetuando vários disparos de arma de fogo. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Os suspeitos fugiram, e apesar das buscas realizadas pela Polícia do 4º BPM, nenhum foi encontrado. Peritos do Instituto de Criminalística estão no local para os primeiros levantamentos no corpo. Após a perícia, o cadáver foi encaminhado pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) para uma sede no bairro da Ribeira em Natal, onde será encaminhado à necropsia antes da liberação para sepultamento.
O caso será investigado pela Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
AgoraRN
Um brasileiro de 23 anos, natural de Rondônia, morreu na Ucrânia após ser atingido por um míssil. Ele atuava como voluntário na guerra há mais de um ano. A morte foi confirmada pela irmã da vítima, Juliana Sales, ao UOL. Júlio César Sales Soeiro teria sido atingido junto a um grupo de militares na região de Avdiivka na última terça-feira 14.
A situação nos arredores da cidade foi descrita como “muito tensa” pela televisão estatal ucraniana na quinta-feira 16. Os familiares foram informados da morte por um amigo de Júlio, que comunicou que não sobrou nenhuma parte do corpo dele. Um canadense e um norte-americano também morreram, sendo que os outros dois corpos foram recuperados, mas o de Júlio não.
A família, até o momento, não recebeu assistência do governo brasileiro, conforme afirmou Juliana. O Itamaraty, procurado pelo UOL, não informou se está prestando assistência consular. Juliana lamentou a perda do irmão e o descreveu como um herói que morreu para salvar um amigo ferido em combate. A cidade industrial de Avdiivka, cenário do incidente, foi temporariamente controlada por Moscou em julho de 2014 antes de retornar ao controle ucraniano.
É um dos pontos mais disputados no atual conflito. Em outubro, a Rússia lançou uma nova ofensiva na região para cercar e reconquistar a cidade, intensificando os ataques.